Quarta feira de caos na cidade inteira, BH parou e o prefeito cruzou os braços

Belo Horizonte viveu nesta última quarta feira (14), mais um dia de caos.  Os engarrafamentos se multiplicaram praticamente o dia todo, as retenções pereciam não ter fim. Para a turma do deixa disso e para os jornalistas que retratam a cidade de dentro de estúdios com ar condicionado, acreditando em imagens do COP (Centro de Operações da Prefeitura) e no discurso oficial, a justificativa para tamanha desordem, foi o feriado e o “excesso” de veículos. Carros não são conduzidos por ETs, devo lembrar.

Declarar que o problema é do “excesso” de veículos é um equívoco que serve tão somente para deixar os incompetentes que nos governam com a sensação do dever cumprido, como se a culpa da perda de tempo, da poluição provocada pelo trânsito que não anda e pelo estresse que aumenta a cada dia fosse da população que usa o transporte individual, e não da ausência total de planos para enfrentar o problema que se agrava a passos largos.

A cidade está travada, o número de veículos aumenta, mas ao invés de desobstruir vias, o gestor do trânsito afunila cruzamentos, retém o tráfego por meio de sinais em onda vermelha acreditando que medidas como essas, e outras que beiram a insanidade, como Zona 30 e MOBI Centro, serão estímulo para que as pessoas mudem hábitos  e passem a andar a pé, de bicicleta ou de BRT. É inacreditável que uma cidade com quase 2,2 milhões de veículos circulando tenha que se contentar com tamanha mediocridade.

Não existem planos de emergência com intervenção humana

Não existem planos de emergência e nem planejamento, os gargalos se multiplicam. Medidas como sinais em onda verde nos grandes corredores foram substituídas por armadilhas em cada esquina. Os famigerados detectores de avanço, verdadeiras maquininhas “caça níqueis”, cumprem o papel de arrecadadores eletrônicos, sem nenhuma função pedagógica. O desespero da BHTrans para não deixar o trânsito fluir é algo patológico que precisa ser estudado por especialistas da psiquiatria. A desculpa é sempre a mesma, esfarrapada, mentirosa e politicamente correta: para proteger o pedestre.

Ao circular pela cidade fica fácil constatar que em centenas de cruzamentos os puxadinhos já não suportam mais o volume de tráfego e que as intervenções de engenharia são inevitáveis, terão que ser feitas urgente. A cidade precisa de corredores sem interrupção de trânsito, vias expressas capazes de permitir fluidez, ligando Zona Norte a Zona Sul e Zona Leste a Zona Oeste, usando o complexo da lagoinha como centro de distribuição, permitindo que as grandes avenidas possam ser artérias livres e conectadas. É assim que funciona em qualquer cidade bem administrado do mundo.

Rotas Alternativas existem, mas não são conhecidas e sinalizadas.

Belo Horizonte têm centenas de rotas alternativas que se bem asfaltadas, com sinais sincronizados e bem sinalizadas, conhecidas pela população, podem distribuir melhor o tráfego dentro dos bairros, aliviando os grandes corredores. São mais de 200 gargalos que precisam de intervenções de engenharia para permitir fluidez, porém, até que o time que cuida do assunto seja substituído por profissionais menos acomodados e mais comprometidos, a cidade precisa de um plano de emergência, pelo menos nos horários de pico, com intervenção humana no trânsito. Sinais e vias saturadas viram problema quando o volume de tráfego é maior do que eles suportam. 

Com efeito, a infraestrutura que está aí esperando por obras há 40 anos não atende  mais a quantidade de veículos em circulação. Não enxergar isso é falta grave, passível de exoneração. É desesperador também assistir tamanha irresponsabilidade do prefeito ao delegar o tema para quem não tem compromisso com resultados. A população perde tempo que deveria ser usado para a produção, para o lazer. A cidade e o meio ambiente perdem ao receber toneladas de dióxido de carbono emitido por carros parados em filas cada vez maiores. Todos perdem com a falta de compromisso daqueles que são pagos para gerir a cidade e que não cumprem com suas obrigações de servidores públicos. Até quando?

Imprensa pode mudar o discurso inútil pelo debate pró-ativo

Com efeito, cabe também à imprensa promover fóruns de debates, de preferência ao vivo, ao invés de repetir diariamente e centenas de vezes o que todo mundo já sabe: Onde o transito está parado não é novidade, o que a população deseja e precisa saber é o que está sendo pensado para mudar este cenário estarrecedor que virou a mobilidade urbana na capital, e que é assunto de saúde publica, de política, a boa política, não o populismo e a superficialidade que estamos assistindo inertes.

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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