Prefeitura de BH fecha leitos para manter cidade em alerta e prejudicar bares e restaurantes
Belo Horizonte é a cidade do mundo que permaneceu mais tempo fechada, foram mais de 300 dias desde que a pandemia teve início em março de 2020. O prefeito usou o argumento, sem comprovação cientifica, de que o confinamento seria eficaz, o que não se mostrou na prática. O resultado foi uma quebradeira generalizada de alguns setores da economia.
Um dos mais prejudicados foi o do entretenimento que segue sofrendo restrições até hoje, com limitação de horários de funcionamento e lotação. Conversei com o presidente da Abrasel MG, o empresário Matheus Daniel e ele chama atenção para o fato de que se a prefeitura fizer os cálculos de ocupação pelo máximo de leitos disponíveis que já estiveram no sistema, ontem, dia 07 de julho, os indicadores da COVID-19 estariam no nível verde.
Para ele as UTI ‘s estariam com ocupação de 47,9% e enfermarias com 34,6%. “Sabemos que a pandemia ainda não acabou, mas não é justo continuar impedindo os bares e restaurantes de se reerguerem, enquanto o poder público segue fechando leitos”, argumenta.
Daniel acha que seguindo os protocolos os bares podem funcionar sem restrição de horário e com pelo menos oito pessoas por mesa, sem oferecer perigo à sociedade. Ele disse ainda que isso significaria benefícios como geração de empregos e postos de trabalho ocupados por quem precisa, postos necessários neste atual momento da economia nacional, conclui o presidente da Abrasel Minas.
Do alto dos meus 54 anos e cabelos brancos, tenho a sensação que o prefeito fanfarrão de Belo Horizonte, o cartola Alexandre Kalil e a prefeita de fato, a petista Maria Caldas, que é quem manda na cidade, tomaram birra da Abrasel pelas reações e medidas que a Associação tomou no início da pandemia, conseguindo liminares e deixando o prefeito desmoralizado com as suas medidas inócuas que serviram tão somente para quebrar a cidade. Me corrijam se eu estiver enganado.
José Aparecido Ribeiro é jornalista
Contato; jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br
Este blog não recebe verbas publicas e vive de anúncios e doações. Colabore para manter o jornalista com autonomia doando ou anunciando!