A nova secretária é advogada, cientista social e musicista com larga experiência no turismo e na gestão pública
Foto: Reprodução Secult-MG – Milena Pedrosa
A atuante e eficiente secretária Milena Pedrosa deixa o cargo de secretária Adjunta de Cultura e Turismo do estado de Minas Gerais para investir na carreira solo, vai cursar o Sloan Masters in Ledership and Strategy Programme, da London Business Scholl. Ocupou posições importantes de superintendente de museus, bibliotecas e equipe culturais, gestora do Circuito Liberdade e subsecretaria de turismo nos 3 anos que esteve no governo.
Milena não quis perder a oportunidade depois de seleção para um mestrado que era sonho antigo, sai com o sentimento do dever cumprido, deixando portas abertas no governo de Minas, ela que esteve na equipe do secretário Leônidas Oliveira desde setembro de 2020, quando assumiram a missão em meio a maior pandemia da história moderna.
O turismo era, na ocasião, o setor mais afetado pelos sucessivos lockdows e pela paralisia na economia. Hoje Minas é destaque e estado que mais cresce no Brasil, segundo dados do IBGE que apontam performance à frente de Rio e São Paulo na preferência internacional. Milena participou ativamente desta revolução, sempre com malas pronta para atravessar as montanhas e enfrentar a maior malha rodoviária do Brasil, tudo isso para estar perto dos gestores culturais e de turismo, secretários municipais e prefeitos das 853 cidades que compõem o estado mediterrâneo de Minas Gerais.
Foto: Reprodução – Instagram – Josiane de Souza
Para o seu lugar, Leônidas encontrou uma conterrânea que tem um currículo invejável, Josiane de Souza, que assume a secretaria adjunta de Cultura e Turismo com bagagem e conhecimento no ramo, sua formação em música pela Fundação Calmon Barreto de Araxá, e pelo Conservatório de Música Dr. José Figueiredo, de Patrocínio habilita a secretaria circular no mais alto nível da cultura e do turismo.
Se não bastasse, ela é advogada e também possui graduação em ciências sociais pela UFMG, com ampla experiência em gestão nos setores público e privado. Sua nomeação pelo governador Romeu Zema foi publicada na última sexta-feira (6), no Diário Oficial. Josiane atuou como coordenadora da assessoria parlamentar no Ministério do Turismo, órgão em que exerceu cargo de chefe de gabinete do Secretário Executivo durante o governo Bolsonaro.
A secretária que é de São Gotardo-MG, mesma cidade de Leônidas Oliveira, exerceu cargo de assessora técnica e política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com larga experiência nas rotinas parlamentares. Em São Gotardo, ocupou a chefia de gabinete da Presidência da Câmara Municipal daquela importante cidade do Alto Paranaíba que é destaque no Agro Negócio, sustentando um dos IDH´s mais altos de Minas Gerais.
A secretária tem passagens pela iniciativa privado, e teve carreira destacada na Impacto Pesquisa e Consultoria, empresa onde foi sócia-proprietária além de coordenadora de projetos sociais e gerente de negócios em empresas do ramo de engenharia e seguros.
Missão cumprida com louvor
Milena conversou com o blog e está feliz com a nova fase que inclui investimentos na carreira pessoal. “Acho que cumpri minha missão enquanto estive na equipe do secretário Leônidas que é um exemplo de dedicação e competência, foi uma relação de troca e saio com uma dor no coração, pois nossa parceria foi perfeita, fizemos muitas coisas boas para Minas Gerais juntos, e as que destaco foram a conquista de uma unidade do Vila Galé Resorts, em Ouro Preto e a inauguração de voos diretos para o Aeroporto Internacional de BH, temos nossa assinatura nestas e várias outras conquistas”, revela a ex-secretária que está de malas prontas para London.
Milena teve grande influencia na execução do Reviva Turismo, que superou a meta de geração de empregos prevista e alcançou 108 mil postos de trabalho em 2022, meta que o governador Romeu Zema faz questão de citar sempre que fala dos grandes feitos do seu governo. Mais recentemente, Milena conduziu e coordenou os programas Minas Criativa, Mais Turistas e o 1° Festival Internacional de Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue, em intercambio inédito com o Governo de Curacao, ilha caribenha que recebe milhões de turistas todos os anos.
A nova secretária pretende dar sequência ao trabalho de Milena e vai usar toda a sua experiência para isso: “Recebo com muita honra essa missão e vou trabalhar para que o trabalho da Secult-MG continue sendo motivo de orgulho para os mineiros. Já conversei com o secretário Leônidas e estamos alinhados na execução dos projetos que visam levar o nome de Minas para o mundo e gerar empregos”, destaca Josiane de Souza.
Foto: Reprodução Internet Blog do Gio- Secretário Leônidas Oliveira
“Advogada, cientista social e musicista, a secretária possui muita experiência em gestão pública, ocupando cargos de liderança que lhe habilitam a exercer com desenvoltura a posição que está sendo confiada. Conseguiu provar isso quando esteve na Embratur, na Assembleia e na prefeitura de São Gotardo”, encerrou o secretário Leônidas Oliveira, autor da indicação de Josiane e chefe da pasta, responsável pela projeto que tem feito do turismo e da cultura, um dos carros chefes do governo Zema.
José Aparecido Ribeiro é jornalista, presidente da Abrajet-MG.
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945