Thiago começou vendendo jogos e hoje é referência em estratégias de negócios na internet, ensinando empresas e pessoas a ganhar dinheiro no mundo digital
Thiago Finch é um dos fenômenos da internet e acertou nas suas estratégias muito cedo. Aos 13 anos ele já trabalhava no fundo da bicicletaria da família em João Monlevade, Minas Gerais, consertando videogames e vendendo jogos. Hoje, vive em uma das maiores mansões de Los Angeles e se tornou uma figura conhecida mundialmente das vendas na internet, área em que construiu sua trajetória.
Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, essa estratégia foi adotada por 94% das empresas no país como forma de crescimento desde 2021. Trata-se de uma ferramenta de mercado que impulsiona o faturamento de diversos negócios, abrindo caminho para jovens empreendedores como Finch, que soube aproveitar as oportunidades, mudando de uma vida simples para um patamar jamais imaginado para a maioria dos brasileiros que se aventuram no mercado de produtos digitais.
Segundo Thiago Finch, a ideia de trabalhar no mundo digital surgiu quando ele começou a entender o potencial da internet para negócios. O Blog conversou com este mineiro que é fenômeno na terra do Tio Sãn e leva vida de celebridade: “É um mercado que exige dedicação e muito estudo. O sucesso não depende só de ferramentas, mas de saber como conectar estratégias com as necessidades das pessoas”, explica.
Como tudo começou
Thiago deixou o ensino médio aos 16 anos para abrir sua própria loja física de videogames. O espaço ficava em um cômodo acima da bicicletaria do pai e foi ali que ele deu seus primeiros passos no empreendedorismo na pacata João Monlevade, a 100 km da capital, Belo Horizonte. A experiência e o espírito empreendedor serviram como base para o que viria depois, quando descobriu o marketing digital e ganhou o mundo.
Em 2014, Thiago teve contato com conteúdo sobre empreendedorismo por meio de um e-mail que recebeu. Aquela mensagem mudaria para sempre a sua vida. O conceito chamou sua atenção, e ele decidiu experimentar. Começou vendendo cursos e e-books, conhecidos no mercado como infoprodutos. Daí em diante a vida começou dar saltos quânticos, e aos 19 anos, já havia conquistado seu primeiro milhão.
“Naquela época, passei por muito aprendizado na prática. Não existia um caminho pronto. Tive que testar ideias, ajustar estratégias e lidar com os desafios do mercado”, conta. O jovem que virou fenômeno do universo virtual ensinando os outros a ganhar dinheiro, destaca a importância de enxergar o negócio como algo a ser construído no longo prazo, sem promessas de resultados rápidos.
Motivações para deixar o Brasil e fazer sucesso nos EUA
A mudança para Los Angeles aconteceu em 2020, um pouco antes da pandemia começar, e foi parte de um plano mais ousado. Thiago queria estar próximo do Vale do Silício, a “Meca” da tecnologia, e a oportunidade de expandir seus negócios, se conectar com outras pessoas do mercado e sonhar alto. Ele montou um espaço para encontros com empresários e investidores em sua casa, algo que, segundo ele, abriu novas possibilidades.
“Morar aqui facilitou muitas coisas. Estar próximo de quem está movimentando o mercado permite criar parcerias e aprender o que está acontecendo em outros lugares. É um outro nível de networking”, explica. E fez isso no conforto do lar, usando um dom que a maioria dos mineiros recebem como herança dos antepassados, o de receber bem as pessoas. Minas Gerais, para quem não sabe, foi eleito o estado mais acolhedor do Brasil pelo maior site de reservas do mundo, o Booking.com.
Thiago Finch não parou por ai, hoje ele é sócio e CEO da Ticto, plataforma brasileira voltada para vendas digitais. Recentemente, a empresa começou a executar os planos preliminares de expandir suas operações para a América Latina e Europa, mirando um público mais amplo. E o céu é o limite para este gênio do empreendedorismo que virou celebridade, mas não perde a humildade.
Com efeito, a trajetória de Finch chama atenção pelo fato de servir como exemplo de como a venda online pode ser uma ferramenta para iniciantes com possibilidades de êxito. No entanto, Thiago adverte que o caminho não é simples. “O que dá resultado é muito trabalho e adaptação. Não existe fórmula mágica. Quem quer começar nesse mercado precisa entender que vai errar bastante no início, mas esses erros ajudam a construir o futuro do negócio”, explica.
O jovem monlevadense amealhou com o seu trabalho e talento um patrimônio expressivo até para os padrões norte-americanos, e não para de crescer. Seus projetos incluem novos produtos e estratégias. Para ele, a evolução no mercado digital está ligada a capacidade de acompanhar a as mudanças velozes do mundo digital, exigindo que o empreendedor esteja sempre atento ao que as pessoas estão procurando.
Para mais informações, acesse @thiagofinch ou pelo YouTube.
Sobre a Ticto
A Ticto é uma das mais populares plataformas de vendas online para negócios digitais no Brasil. A ferramenta disponibiliza solução com linguagem simples e confiável e inclusiva. A solução ao novo empreendedor o que há de mais moderno em tecnologia, fazendo com que os usuários naveguem entre os recursos de forma prática e instantânea. Para mais informações acesse o site, Instagram, canal do Youtube ou Facebook.
O Blog foi provocado pela Jornalista Carolina Lara.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945
O Blog Conexão Minas não recebe verbas públicas, aceita anúncios, sugestões de pautas e doações pelo pix: 31-99953-7945