Uberlândia se destaca no cumprimento de metas sustentáveis da ONU

O Município de Minas Gerais, considerado capital do Triângulo Mineiro, ficou entre os primeiros 15 lugares do Ranking de Competitividade –  Agenda 2020 da ONU

Foto: Divulgação Seall – Gabriela Ferolla – Diretora-executiva da Seall

Uberlândia (MG), considerada a capital do Triângulo Mineiro, uma das regiões mais prósperas do Brasil, com 706.597 mil habitantes e economia vigorosa, maior dos que muitas capitais brasileiras, ficou entre os 15 municípios que cumpriram as metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda da ONU.

O município teve nota 75,3 e ficou em 13º lugar. A cidade teve resultados consideráveis na ODS 14 – conservar e promover o uso sustentável dos recursos marinhos; ODS 12 – consumo e produção responsáveis, ODS 1 – erradicação da pobreza; e ODS 5 – alcançar igualdade de gênero. Os dados são da 2ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a SEALL e a Gove, e foram analisados 411 municípios brasileiros.

Para Gabriela Ferolla, diretora-executiva da SEALL – startup que realizou a pesquisa com foco no ESG e ODS, as informações podem indicar oportunidades de ação por parte dos governos locais no planejamento, monitoramento, execução e avaliação de políticas públicas orientadas para a sustentabilidade. “O Ranking é uma ferramenta importante para direcionar a atuação de gestores públicos e investidores, já que a análise de impacto via parâmetros ESG e matriz da Agenda 2030, está em alta nos setores público e privado para orientar melhor a destinação de recursos”, explica.

Os levantamentos também indicaram que um dos principais desafios para  sustentabilidade dos municípios está relacionado à dificuldade de se integrar desenvolvimento econômico com justiça social.

A mensuração dos desempenhos ODS e ESG a partir das notas dos indicadores do Ranking de Competitividade mostram que o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e o ODS 10 – Redução das Desigualdades são os grandes desafios a serem enfrentados pela gestão pública municipal. Em ambos os objetivos, mais de 85% dos municípios avaliados tiveram um menor desempenho, com notas abaixo de 50 em uma avaliação que vai de 0 a 100.

Ao todo, foram avaliados os municípios brasileiros com população superior a 80.000 habitantes pela estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste cenário, 411 cidades compõem os levantamentos, correspondendo a 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes).

A SEALL e seus objetivos

A SEALL é uma startup de impacto que auxilia organizações a fortalecerem os seus legados por meio de uma gestão estratégica e inovadora do impacto socioambiental e econômico. Utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como matriz norteadora para o alinhamento estratégico das organizações e tradução dos seus resultados em uma linguagem global.

José Aparecido Ribeiro é jornalista

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com o Blog compartilhando este post, doando ou anunciando.

 

 

 

2 thoughts on “Uberlândia se destaca no cumprimento de metas sustentáveis da ONU

  1. Morei em Uberlândia e eu ficava impressionado com o progresso da cidade. Maiores atacadistas da América Latina, aeroporto de passageiros e de cargas um dos melhores do Brasil.
    A maior cervejaria do mundo, Ambev.
    Várias indústrias e laboratórios.
    Condomínios fechados de alto luxo.
    Não possui favelas, cercada de rodovias que ligam Sul, sudeste, Nordeste e Centro-oeste.
    Ferrovias, grandes empresas de esmagamento de grãos, empresas de telefonia e internet.
    Bons hotéis, bons shoppings e comércio pujante.
    Durante o dia circula ali cerca de um milhão de pessoas por ser polo regional.
    Seu grande progresso se deu na década de 70 com o então governador Rondon Pacheco que te cara levou a Souza Cruz pra lá depois estradas e outras indústrias.
    A cidade cresceu em todos os setores.
    Porisso tem esses índices de desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.