A Medalha da Inconfidência é a mais alta honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, e a cada ano aumenta a lista de pessoas homenageadas que são relevantes para a sociedade e para a democracia

O Blog destacou a presença do presidente do Minas Tênis Clube, o advogado Carlos Henrique Teixeira Martins, em matéria publicada no dia 19 de abril, mas não poderia deixar passar em branco mais duas figuras notáveis do Judiciário Mineiro e que são leitores do Blog.
Ambos estiveram ao lado deste jornalista no Arsenal de Guerra da Marinha do Brasil em dezembro último, recebendo a Medalha da Ordem do Cavaleiro do Mérito Naval. Trata-se do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Marcos Herique Caldeira Brant e o assessor jurídico, Arthur Magalhães Bambirra, que é bacharel em direito pela UFMG, egresso da Escola Superior de Guerra e Escola Superior de Defesa, e também membro da Sociedade Amigos da Marinha – Soamar.
E por falar na gloriosa Marinha do Brasil, a Soamar vem desenvolvendo trabalho digno de destaque em águas mediterrâneas de Minas Gerais, motivo de orgulho para os cidadãos que são testemunhas da presença diuturna da Armada nos grandes lagos, rios e na defesa da salvaguarda da navegação do estado que é a caixa d’água do Brasil.
A Capitania Fluvial de Minas Gerais – CFMG, completa este ano, em dezembro próximo, 6 anos de atuação constante e relevantes serviços prestados ao mineiros, e está sempre presente nos momentos de tragédias ambientais, catástrofes climáticas, e também na segurança dos rios e lagos, fiscalizando, mantendo a ordem e cumprindo sua missão. O Comandante é o Capitão de Mar e Guerra Alessandro de Paula Lima.

Sobre a Medalha da Inconfidência
Instituída pelo então governador Juscelino Kubitschek em 1952, tem homenageado pessoas que são relevantes em suas atividades. Trata-se de reconhecer personalidades e instituições que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. A investidura feita pelo Governador do Estado, Romeu Zema, ocorreu no dia 21 de abril, em Ouro Preto. O Patrono da Medalha é Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.
Medalha da Inconfidência 2025. Na cerimônia 171 pessoas foram condecoradas, nas seguintes categorias:
Grande Colar: 1 homenageado o jovem – Hugo Motta – Presidente da Câmara dos Deputados, que se retirou antes do final da solenidade.
Grande Medalha: 40 homenageados – Entre eles, Luiz Carlos Corrêa Júnior, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, Dr. Marcos Henrique Caldeira Brant, também desembargador do TJMG, Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte. Rubens Menin, empresário e mecenas do Clube Atlético Mineiro. Pedro Lourenço, presidente dos Supermercados BH e mecenas do Cruzeiro Esporte Clube. Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé. Jordana Daldegan, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MG.
Medalha de Honra: 58 homenageados, entre eles secretários estaduais como Fábio Baccheretti (Saúde), Rogério Greco (Justiça), Leônidas Oliveira (Cultura e Turismo), além de deputados federais e estaduais, e representantes do Judiciário e Ministério Público.
Medalha da Inconfidência: 72 homenageados – Entre eles Carlos Henrique Teixeira Martins, presidente do Minas Tênis Clube e Arthur Magalhães Bambirra, assessor jurídico do TJMG.
Os nomes dos agraciados são selecionados pelo Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, composto por representantes dos três poderes estaduais, universidades e outras instituições que trabalham em prol da sociedade mineira.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.zeaparecido.com.br – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Fortaleça o jornalismo independente, anuncie, compartilhe, sugira pautas e doe pelo pix: 31-99953-7945