A Araújo é líder do setor de farmácia e drugstore em Minas com mais de 1 milhão de usuários ativos no site e pretende ampliar sua presença digital

De pequena farmácia a gigante no varejo físico e digital, a Drogaria Araújo, que é sinônimo e farmácia em Minas, alcançou 350 lojas em mais de 65 municípios mineiros, sendo uma referência também no segmento de e-commerce. Para 2025, a rede projeta um crescimento superior a 40% nas vendas on-line e a fórmula não é nenhum segredo: oferecer aos consumidores do digital a mesma variedade de produtos e conveniência que são marcas registradas nas lojas físicas.
Com um mix de mais de 23 mil itens que vão além de medicamentos e abrangem produtos de beleza e universo infantil, a empresa pretende utilizar sua plataforma digital como uma alavanca para impulsionar também as vendas nas filiais espalhadas por todo território mineiro.
Nas cidades onde a rede atua, os pedidos são entregues em até 90 minutos, oferecendo uma solução ágil para quem precisa de produtos com urgência. Além disso, os clientes podem optar por retirar suas compras diretamente nas lojas, por meio dos lockers e drive-thru, que proporcionam ainda mais conveniência e segurança.
Na Drogaria Araujo, os consumidores têm à disposição um serviço que amplia ainda mais a oferta de produtos. Caso um item não esteja disponível na unidade visitada, é possível adquiri-lo de forma rápida e prática por meio do supervendedor, que acessa o estoque de outras lojas para garantir que o cliente encontre exatamente o que procura. Assim, o lema Araujo Tem pode ser comprovado na prática, tudo isso alinhado ao conceito de oferecer o que o cliente precisa, onde ele precisa.
E a sinergia entre os dois ambientes permite que os clientes tenham mais opções e conveniência na hora da compra, afinal, a Araujo foi pioneira no conceito de drugstore e expandiu o próprio conceito tradicional do que uma farmácia pode ser. Hoje, cada ponto de venda se transformou em um espaço completo para diversas necessidades diárias. Por que no digital isso seria diferente?
Hoje, a empresa soma mais de 1 milhão de usuários ativos no site. Isso explica porque os canais digitais (site, app, whatsapp e drogatel) já representam 16% do faturamento da marca.
Comodidade
Uma das iniciativas-chave para essa evolução é o serviço “Clique e Retire”, que permite que os clientes façam suas compras on-line e coletem os produtos na loja física. No primeiro trimestre deste ano, 75% dos clientes que compraram pelo site ou app fizeram essa opção.
Outra aposta importante é o App Day. Data promocional que ocorrerá mensalmente, a partir de abril, e trará ofertas diferenciadas para compras que forem feitas exclusivamente pelo aplicativo da Araujo. A ação promete fortalecer ainda mais o digital como um grande propulsor de vendas.
Apenas por meio do e-commerce, a Drogaria Araujo registra mais de meio milhão de pedidos por mês. Em datas promocionais, a empresa chega a processar 50 mil compras pelo digital em um único dia. A operação exige um esforço logístico altamente eficiente e estruturado para garantir que cada produto chegue às mãos dos clientes com agilidade e segurança.
E um diferencial cada vez mais evidente é justamente a omnicanalidade. Isto é, a integração total entre os canais para permitir que os clientes iniciem sua jornada de compra no ambiente digital e finalizem na loja física, garantindo uma experiência contínua e sem barreiras. Essa abordagem fortalece a fidelização do consumidor e otimiza a experiência de compra, tornando-a cada vez mais fluida e eficiente.
O Blog conversou com André Giffoni, diretor de estratégias digitais e clientes da Araújo sobre as metas ousadas para 2025: “A experiência do cliente precisa ser simples e única, independentemente de onde ele esteja. Essa promessa faz parte de uma longa jornada orientada ao consumidor”, afirma e executivo, que destaca ainda: “O clique e retire, a entrega rápida e a possibilidade de comprar qualquer produto da loja física pelo digital são exemplos de como unimos o melhor do online com a presença física das nossas unidades”, conclui.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Fortaleça o Jornalismo independente, anunciando, compartilhando, sugerindo pautas e doando pelo pix: 31-99953-7945
Um grande passo que beneficiará muitos, principalmente pessoas com dificuldade de locomoção.