Fecomércio lança programa para a “juventude prateada” criando pontes entre quem gosta de trabalhar e quem sofre com o apagão da mão de obra

Ao abrir as portas para a “juventude prateada”, o Sistema Fecomércio, através da Campanha 50 + resgata valores importantes sobre a importância do trabalho em qualquer fase da vida

Foto: Divulgação Campanha – Federaminas

Quem disse que a juventude prateada do século XXI está aposentada? Para a Federação do Comércio, que compõe o Sistema Fecomércio MG, a geração 50 + tem muito a contribuir com a sociedade e com as empresas, através de conhecimento, com a força da experiência que pode agregar valor.

Pensando nisso e na escassez de mão de obra que o país atravessa, a entidade enxerga nas pessoas com mais de 50 anos, aposentadas, potenciais de unir oportunidade de novos desafios com disponibilidade de vagas. Não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescas. A geração 50 +, acostumada a trabalhar de “sol a sol,” com prazer , essas pessoas possuem qualidades que não devem ser desprezadas, que servem de exemplos para as novas gerações, sobretudo os que nasceram depois do advento a internet.

Voltar à ativa é sonho de muitas pessoas que se aposentaram e continuam  gozando de boa saúde, disposição e conhecimento. Além das vantagens inatas conquistadas com a maturidade, elas costumas ser criativas, comprometidas e disponíveis, detalhes que estão em falta no mercado. Ao abrir as portas para a “juventude prateada”, o Sistema Fecomércio, através da “Campanha 50 + Quem Tem Passado Pode Oferecer Futuro” resgata a importância do amor pelo trabalho e a velha máxima de que ele enobrece, além de retardar o envelhecimento.

Com o slogan “Quem tem passado pode oferecer futuro”, a campanha visa despertar o talentos adormecidos que já passaram dos 50 anos, e mesmo aqueles que não se adaptaram a uma vida sem atividades laborais. Uma forma de ocupar o tempo, ganhar dinheiro e ensinar valores importantes para as novas gerações.

Foto: Divulgação – Campanha Federaminas

São vários os benefícios para quem oferece vagas para candidatos que preenchem os requisitos, entre eles a disposição para chegar cedo, liderar equipes e passar boa parte do dia trabalhando com disposição. Empresas do setor de comércio e serviços como hotéis, restaurantes, prestadores de serviços em várias áreas já estão empregando pessoas com mais de 50 anos. Ganhar dinheiro, ocupar o tempo e ajudar a economia do país a atravessar a crise de mão de obra que afeta praticamente todos os setores, é o objetivo dos que se apresentam.

Além disso, o projeto inclui treinamento através de cursos de especialização oferecidos gratuitamente pelo Senac e no Sesc, que compõem o braço social do Sistema. Um dos maiores problemas enfrentados pelo mercado hoje é o absenteísmo, obrigando as empresas a ter sempre alternativas para substituição imediata. Com o Programa 50 +, o índice de rotatividade deve cair, pois os profissionais sêniores criam vínculos e tendem a ser mais fiéis àquelas empresas que valorizam a experiência e a maturidade em seus quadros.

Foto: Reprodução Federaminas – Nadim Donato

O Blog conversou com o presidente da Fecomércio MG, o empresário Nadim Donato, sobre esse projeto que nasce com chances concretas de prosperar: “Essa campanha funciona como uma ponte entre aquelas pessoas com mais de 50 anos que querem trabalhar e não estão encontrando oportunidades e o setor do comércio de bens e serviços que enfrenta escassez de mão de obra. Estamos estimulando esses dois lados fundamentais da produção a se encontrarem, criando vínculos que trazem benefícios não só para os contratantes e contratados, mas para toda a sociedade, pois serve de exemplo para as novas gerações, sobre a importância do trabalho e melhora a qualidade dos serviços”, lembra o dirigente da Fecomércio.

Minas Gerais tem no setor do comércio de bens, serviços e turismo, uma porta de entrada das oportunidades, pois é o que mais emprega no estado. Para cada dez carteiras assinadas registradas no estado, sete estão nesta cadeia produtiva. A iniciativa vai contar com o apoio do Sesc e do Senac para estimular e preparar os candidatos que vão ocupar as novas vagas.

Estas duas instituições são conhecidas pela excelência na formação e treinamento de mão de obra especializada. Trata-se de uma oportunidade para trabalhadores sêniores que se sentem aptos a retornar para o mercado, de se formarem em novas carreiras e terem profissões que anteriormente não puderam dedicar tempo ou mesmo motivações para mudanças. Com efeito, a campanha, que começou na última semana de março, tem dado o que falar no comércio, e muda o visual das lojas e empresas que estão contratando os “cabeças brancas”, que eventualmente são confundidos com os patrões.

Foto: Divulgação – Campanha Federaminas

Outra mudança visível é nas carteiras do Senac, que está preparando novos times para ocupar posições estratégicas no atendimento de lojas, hotéis e prestadores de serviços de várias especialidades, todos com ânimo e muita história para contar. Nasce com esta campanha uma nova era do comércio e serviços de Minas Gerais, e um exemplo de criatividade de lideranças comprometidas com as pessoas e com a função social das empresas. O programa merece aplauso e deve servir de exemplo para quem preza a liberdade e o trabalho como bens inalienáveis, capazes de garantir cidadania.

Como acessar o Programa:

Os interessados devem acessar www.rededecarreiras.com.br, efetuar o cadastro e buscar vagas identificadas como “Vaga Afirmativa para 50+”. Já as empresas que desejam aderir ao movimento devem se cadastrar na plataforma e, ao publicar oportunidades, selecionar a opção correspondente para garantir que as vagas sejam direcionadas a esse público.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência do empresário Nadim Elias Donato Filho, a entidade é a porta-voz do empresariado, dialogando com os governos com a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três entidades fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Vale lembrar que a Fecomércio MG trabalha em sintonia fina com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A entidade trabalha por melhores condições tributárias, celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG transforma a vida das pessoas, possibilita cidadania e impulsiona a economia do Estado.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor

www.zeaparecido.com.brjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Fortaleça o jornalismo independente, anunciando, compartilhando conteúdos do Blog, sugerindo pautas e doando pelo pix: 31-99953-7945

Comentários
By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas