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Mais um dia de “Deadloock Traffic” em BH, só mais um… - BLOG CONEXÃO MINAS

Mais um dia de “Deadloock Traffic” em BH, só mais um…

Belo Horizonte viveu mais um dia de “deadlock traffic”, (colapso) no trânsito na segunda feira dia 23/12, e as autoridades ficaram de novo com a brocha nas mãos, sem saber o que fazer. O problema do trânsito agrava-se a cada dia, ficando evidente que está sem controle. Milhões de motoristas estão a deriva de sinais, que já não dão conta do volume de carros, isso quando não estão sem sincronia. Basta uma pane , um acidente no Anel Rodoviário ou nas rodovias que cortam a região metropolitana, uma manifestação, e a cidade trava. Na tarde de 21/12, domingo, um caminhão levou mais de 8 horas para ser retirado do Viaduto da Mutuca, paralisando a zona sul da cidade e o Anel Rodoviário, com perda de tempo, consumo de combustível e estresse.

 

Embora o transporte coletivo seja uma das alternativas, o carro não sai de cena, pois não é só um meio de transporte escolhido por 54% de quem desloca pela cidade, ele é um sonho de consumo que tende a aumentar, na mesma proporção que a renda do trabalhador cresce e o crédito fica mais fácil. Quem tem um carro de modelo econômico, quer ter um de maior potencia e luxo, basta sobrar alguma economia para o upgrade virar meta. Há quem prefira morar de aluguel e ter um carro, do que ter casa própria e andar a pé ou de transporte coletivo. Entender isso e preparar a cidade para esse novo cenário é tarefa que os governantes deveriam ter como prioridade, mas insistem em adiar. A municipalidade não conseguirá fazer as adequações que a cidade precisa sozinha, e precisa buscar parcerias com os governos Estaduais e Federal.

 

Não adianta mais tentativas em vão de mudar comportamento ou movimentos ineficazes para dificultar a vida de quem tem carro. Estreitar ruas, alargar passeios penas para enfeite onde não tem pedestres, afunilar cruzamentos, instalar radares em cada esquina, pressionar a população para deixar o carro na garagem ou troca-lo pela bicicleta, ou mesmo pela caminhada é ingenuidade. Quem tem carro quer ter o direito de usá-lo e não vai abrir Mao do conforto por que a prefeitura sugere ou pressiona. Não enxergar isso é prova de distanciamento da realidade. A cidade precisa de obras em mais de 100 gargalos, mas até que elas sejam possível, gestão e presença humana nos cruzamentos é urgente e inadiável.

 

José Aparecido Ribeiro

Consultor em Mobilidade e Assuntos Urbanos

Presidente do Conselho Empresarial de Política Urbana da ACMinas

CRA MG 08.00094/D

31-9953-7945

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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