“Acredito na capacidade das pessoas para impulsionar o Brasil, e é por isso que seguirei dedicando-me a missão de compartilhar conhecimento “- Sérgio Leite

Por: Sérgio Leite – Engenheiro e Presidente do Conselho da Usiminas
“Nas últimas semanas, tive a alegria e a honra de vivenciar encontros que renovaram meu senso de propósito. São ocasiões como essas que reforçam meu compromisso com o que mais me move: o desenvolvimento das pessoas e o progresso do nosso país.
Como tenho reiterado, para mim é motivo de imensa satisfação ter a oportunidade de compartilhar minha vivência de mais de cinco décadas no mundo acadêmico e corporativo. Cada palestra e interação é uma forma de retribuir um pouco do que a vida e o trabalho me proporcionaram.
Um desses momentos especiais foi em Valença, Rio de Janeiro. A cidade natal do meu pai, Elesbão Bastos de Andrade, tem um significado muito particular para mim, e a homenagem recebida dos dirigentes da Fundação Educacional Dom André Arcoverde – FAA, com a comenda que carrega o nome da Instituição, me emocionou profundamente.
Mais do que a honra da condecoração, a oportunidade de proferir uma palestra para alunos, professores e colaboradores nesse lugar com raízes tão fortes na minha história foi uma conexão que levarei para sempre. Voltar a Valença foi um reencontro com minhas origens, que tanto moldaram minha trajetória.
Poucos dias depois, foi a vez de Ipatinga (Minas Gerais), uma cidade que guarda grande parte da minha vida profissional e pessoal. Foi lá que construí minha família, vi meus filhos crescerem e vivi experiências marcantes. Participar da abertura do evento Sinergia, da FIEMG do Vale do Aço, ao lado de outros empresários e executivos, foi também uma alegria imensa.
Poder contribuir com a região que tanto me deu, e ver o entusiasmo dos participantes, ressalta minha crença na capacidade transformadora do conhecimento.
Em cada um desses encontros, guardo a certeza de que estou no caminho certo, sempre buscando fazer a diferença. Dividir a minha vivência, com os inúmeros desafios e conquistas, não é apenas um dever, mas uma paixão. Acredito firmemente na capacidade das pessoas para impulsionar o Brasil, e é por isso que seguirei dedicando-me a essa missão.
Agradeço a todos que me acolheram e participaram dessas palestras. Sua energia e interesse são o combustível para que eu continue nessa jornada. Sempre em frente, firme no leme!”
Quem é Sérgio Leite de Andrade
Sérgio Leite de Andrade possui uma longa trajetória na Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais), onde atua há mais de 50 anos. Aqui está um resumo de sua trajetória:
Principais cargos e atuação: Atual: Presidente do Conselho da Usiminas – Foi Vice‑Presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas. Foi Presidente e CEO da Usiminas de 2016 a maio de 2022. Desde 2022, exerce o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Usiminas.
Exerceu também a presidência da Mineração Usiminas (MUSA) entre 2016 e 2022. Tem grande representatividade no setor siderúrgico. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil desde agosto de 2024, com mandato até 2026.
Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) desde 2021. Vice‑Presidente do Conselho do Instituto Aço Brasil (2016‑2018) e Presidente (2018‑2020). Membro do Conselho Estratégico da FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais) desde 2017.
Formação e publicações
Graduação em Engenharia Metalúrgica pela UFRJ (1976) e mestrado pela UFMG (1979). É engenheiro de qualidade certificado (CQE/CQA) pela ASQ e ABCQ. Publicou mais de 60 artigos técnicos e é experiente palestrante nacional e internacional.
Reconhecimento e influência
Recebeu o Shechtman International Leadership Award em 2024, durante o FLOGEN SIPS, por sua liderança no setor do aço. Foi homenageado em simpósio internacional por seus quase 50 anos dedicados à indústria siderúrgica. É um dos 500 líderes mais influentes da América Latina, eleito pela Bloomberg Línea Brasil.
Sérgio Leite é um nome de destaque na siderurgia brasileira, com influência nas estratégias da Usiminas e em diversas instituições do setor. Com formação sólida, foco em qualidade, governança e sustentabilidade, ele ajudou a revitalizar a empresa e elevar seu protagonismo no Brasil e no exterior.
Como engenheiro metalúrgico com carreira praticamente inteira na Usiminas, ascendeu aos cargos de CEO e presidente do Conselho, lidera entidades importantes do setor e é amplamente reconhecido por sua expertise e liderança. Fonte: Site IA-GPT.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.zeparecido.com.br – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Fortaleça o jornalismo independente, anunciando, compartilhando, sugerindo pautas e doando pelo pix: 31-99953-7945