Minas Tênis Clube - 90 Anos de História

Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira será lançado amanha pelo Governo de Minas Gerais em BH - BLOG CONEXÃO MINAS

Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira será lançado amanha pelo Governo de Minas Gerais em BH

Cozinha Mineira reforça estratégias da Secult na atração de turistas para Minas Gerais

O incansável secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, juntamente com o governador Romeu Zema, e a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Michele Arroyo, lançam amanhã sexta-feira (19), às 16h, o Plano da Cozinha Mineira no Museu que leva o nome no Estado na Av. João Pinheiro, centro de BH. O lançamento é aberto apenas à imprensa e convidados em virtude da pandemia.

No evento organizado pela equipe da Secult será assinado documento de intenções construído a quatro mãos que visa valorizar e tornar o setor ainda mais conhecido, abrindo caminho para o processo de reconhecimento da Cozinha de Minas como patrimônio cultural do Estado. O termo utilizado até aqui era “Gastronomia Mineira”. A partir de agora será tratada como “Cozinha Mineira”.

Foto: Blog Gastrô – mostrando a diversidade da cozinha mineira

O detalhe aparentemente insignificante, para o secretário Leônidas é carregado de simbolismo, pois inaugura uma nova etapa para o turismo e sua interface com a cultura e a rica cozinha do Estado mediterrâneo. São muitas as atratividades da culinária mineira, mas os pratos mais conhecidos são estes: Frango com quiabo; feijão tropeiro; tutu de feijão; leitão à pururuca; mexidão mineiro e a famosa vaca atolada.

Todos representando um modo de vida e marcas da história do Brasil. No cardápio não pode faltar também o pão de queijo, os doces e preparações à base de couve. São pratos que remetem imediatamente a Minas Gerais e sua rica história. Minas são muitas, assim como suas atratividades. A tradição de receber bem acaba de virar marca reconhecida internacionalmente. O site de reservas Booking.com, presente em mais de 70 países, elegeu Minas como um dos 10 destinos mais acolhedores do mundo.

Foto: Revista Hotéis – Pão de queijo de Minas, diferente de todos

Com suas belas construções do século XVIII, viajar pelas cidades mineiras é uma experiência marcante que tem sido desejada, sobretudo neste período de pandemia em que as pessoas buscam segurança, um dos mais demandados. Os protocolos adotados pela Secult e o selo de “Destino Seguro” chamaram atenção do mundo e os números comprovam que Minas é preferência de turistas brasileiros e estrangeiros.

Destinos como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Diamantina, São João Del Rei e Tiradentes, quase não sentiram os efeitos da pandemia, pois seguem sendo visitados e desejados por turistas de todas as partes do Brasil e do Mundo.

Acompanhe a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Secult, nesta sexta-feira (19), às 16h.

YouTube: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturaeTurismodeMinasGerais

Facebook: @culturaeturismomg –  Instagram: @culturaeturismomg

José Aparecido Ribeiro é jornalista, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet – MG

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

Este Blog de notícias e opinião não recebe recursos públicos e por isso precisa de anúncios ou doações para se manter. Colabore!

Comentários
By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas