A iniciativa é fruto do trabalho do Sebrae Minas em parceria com o Governo do Estado
Foto: Abertura do Estande de Minas no Festuris Gramado 2023
Começou nesta quinta-feira (9) e vai até sábado (11) a 35ª edição da Festuris Gramado-RS. O objetivo da feira de turismo é unir os player nacionais e latino-americanos em um ambiente de negócios, intercambio de conhecimentos e confraternização do trade turístico. Minas Gerais participa com um estande e aproveitou o evento para lançar em parceria com o Sebrae a Rota Turística do Café Cerrado Mineiro.
O projeto visa ampliar o fluxo de turistas e a geração de novos negócios em uma das principais regiões produtoras de café de origem do estado de Minas Gerais e do Brasil. Região de terras férteis e clima favorável para o cultivo do café, o Triângulo, Alto Paranaíba e Nordeste de Minas está no epicentro do segundo maior bioma brasileiro produtor de cafés especiais.
O Cerrado Mineiro foi descoberto e tratado pelo pai do Agro brasileiro no final da década de 60, o engenheiro agrônomo e candidato ao Nobel da Paz em 2021, Alisson Paolinelli. A Divina Providência que levou Paolinelli há menos de 3 meses, caprichou no relevo e na belezas natural da região. As paisagens são de tirar o fôlego são impossíveis de não serem contempladas.
A agricultura extensiva nos campos abertos do Planalto Central brasileiro, que começa justamente nesta região cafeeira, abriga milhares de hectares de plantações as mais diversas, mas a cultura que predomina é a do café. Não por acaso o território deu origem a Rota Turística do Café Cerrado Mineiro.
O projeto não poderia ser mais original, afinal a capital do Alto Paranaíba é também terra natal do secretário Leônidas Oliveira. Como bom Sangotardense, o Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais foi para a metrópole, mas não esqueceu suas origens. Visionário ele é o grande artífice da maior revolução que o turismo mineiro já viveu. Está fazendo no turismo o que Alisson Paolinelli fez no Agro, tão atacado nos últimos tempos.
Foto: Antônio Claret Guerra – Abrajet e o Governador Mateus Simões
Ao escolher o Festuris na Serra Gaúcha para o lançamento do projeto, a Secult e o Sebrae marcam um gol de placa. O Blog conversou com o presidente do Sebrae Minas, Marcelo Souza e Silva, parceiro de primeira hora da Secult-MG, sobre está parceria com a Secult-MG. “Estamos entusiasmados em apresentar a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro, em dos mais importantes eventos de turismo do país. A iniciativa é fruto do trabalho do Sebrae Minas em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secult, para reposicionar os destinos turísticos mineiros no mercado e oferecer experiências memoráveis aos visitantes. No caso do Cerrado Mineiro, a estratégia uniu a produção de café de alta qualidade da região com os atrativos naturais, históricos, culturais e gastronômicos locais, para valorizar as origens e criar novas oportunidades de negócios ligados à cadeia produtiva associada ao turismo rural”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo.
A estruturação da Rota Turística teve início em abril deste ano, com o projeto piloto na cidade de Patrocínio. O passeio inclui a visitação em diferentes fazendas que podem ser escolhidas pelos turistas, e terão a oportunidade de conhecer as plantações e os processos de produção dos grãos, além de experimentar a gastronomia local e tradicional café do Cerrado Mineiro, em verdadeira imersão à mineiridade.
Foto: Reprodução Internet – Gláucio Castro
“Será gratificante abrir as porteiras das nossas fazendas e compartilhar nossa cultura e mostrar nosso trabalho na produção de um café sustentável e de qualidade. A expectativa é que o projeto em Patrocínio seja replicado para outros municípios da região, incentivando a geração de emprego e renda”, explica o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro.
O objetivo é estimular o turismo rural e de experiência na primeira região produtora de café do Brasil reconhecida com a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
“Além de ser referência na produção de cafés especiais com inovação e práticas sustentáveis, Patrocínio passa a oferecer experiências enriquecedoras para os turistas e benefícios duradouros para o território. O turista poderá saborear o tradicional cafezinho contemplando lugares e paisagens únicas e deslumbrantes. O resultado será o aumento do fluxo de visitantes, o desenvolvimento econômico regional e a valorização do processo de inovação e tecnologia utilizado pelos produtores”, afirma o gerente do Sebrae Minas na regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.
Para garantir um atendimento de excelência ao cliente e uma boa experiência, o projeto também inclui ações voltadas para a capacitação de donos de pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva associada ao turismo da cidade, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
Foto: Apresentação na abertura do Estande de Minas no Festuris.
O lançamento da Rota Turística do Café Cerrado Mineiro faz parte do trabalho conjunto realizado pelo Sebrae Minas, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Associação Comercial e Industrial de Patrocínio/Câmara de Dirigentes Lojistas (Acip/CDL), Secretarias Municipal e de Estado de Cultura e Turismo.
Café de origem
Produzido por 4,5 mil produtores em 55 municípios do estado, o café do Cerrado Mineiro é cultivado de 170 mil hectares de plantio. A produção da região corresponde por 12,7% da safra anual do país. Em Minas Gerais, representa 25,4% da produção total do estado, com uma média de 6 milhões de sacas por ano.
O diferencial dos grãos produzidos na região se dá por uma soma de fatores naturais e humanos. O clima da região, com estações definidas e um inverno seco, permite, por exemplo, que a secagem, feita entre os meses de maio e agosto, ocorra sem chuva, o que é ideal para manter a qualidade dos grãos e o sabor da bebida. A topografia também ajuda. O relevo, quase todo plano, favorece a mecanização das lavouras, otimizando o tempo de colheita e o manejo e permitindo que se produza em grande quantidade. Outra característica é o solo, antigo e de excelente condição para a produção de café.
Estímulo ao turismo
O Sebrae Minas tem desenvolvido o programa Check in Turismo, uma série de ações e projetos voltados para a promoção e estruturação de destinos turísticos de norte a sul do estado. Entre as iniciativas estão a participação de receptivos e agências mineiras em feiras e eventos do setor, elaboração de estudos e pesquisas para a identificação e promoção de novas ofertas turísticas, além da formatação de roteiros e comercialização. Ainda são promovidas capacitações para a melhoria da gestão dos negócios locais do setor turístico.
Nos últimos dois anos, já foram mapeados o potencial turístico de mais de 60 municípios no estado. Desses, 45 já têm plano de trabalho em execução e 47 cidades já foram atendidas por Agentes de Roteiros Turísticos. O objetivo do Sebrae Minas é reposicionar os destinos do estado já conhecidos, para que estejam preparados para oferecer experiências memoráveis aos visitantes.
Conheça os projetos do Check in Turismo:
Check in Minas: evento criado com o objetivo de promover os destinos e o acesso ao mercado para pequenos negócios, por meio de Rodada de Negócios, Fan Tours, Press Trips e ações promocionais.
Check in na Rota das Oportunidades: metodologia que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local com a ajuda de soluções voltadas para o território como: dimensões DEL e dos estágios de maturidade dos destinos turísticos.
Check in Negócios: produtos criados para atender as especificidades dos pequenos negócios do setor, melhorando a gestão e operação desses empreendimentos para que possam alcançar melhores resultados.
Lançamento Rota Turística do Café Cerrado Mineiro
De 9 a 12 de novembro
Festuris – Rua Garibaldi, 308 – Vila Suíça
Gramado/RS
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – Wpp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
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