Na semana passada escrevi sobre os riscos de se comprar pneus reformados. O tema agradou a vários leitores e muitas leitoras. Isso mesmo, recebi retorno de várias leitoras que acompanham o blog e ficaram satisfeitas com as dicas, especialmente aquelas que entendem pouco do assunto e são as responsáveis pela manutenção dos seus próprios carros.
Com a contribuição do Piloto profissional de automobilismo Eduardo Cunha, chegamos à conclusão que o bom mesmo é pneu novo, e não há desculpa para não comprar, já que a economia que se faz com pneus reformados pode ser menor do que a da compra de pneus novos. Eduardo nos disse que a durabilidade de um pneu reformado costuma ser de 40% e as vezes 50% menos.
Esta semana vamos conversar sobre o mesmo tema perguntando ao piloto onde colocar dois pneus novos, se na dianteira ou na traseira? Ele acha que o tema é controverso e divide opiniões. Mas sugere que os dois pneus novos devem ficar na frente, ao contrário do que pensa o especialista e engenheiro Boris Feldman, comentarista de varios jornais e rádios de BH. A razão, segundo Eduardo cunha é que se acontecer um problema com um pneu dianteiro, o motorista tem o volante para controlar o carro que tende a sair do seu curso.
Ou seja, na dianteira é possível segurar o carro no braço, evitando que ele saia da pista ou vá de encontro a outro veículo que vem no sentido contrario, evitando assim as famosas colisões frontais que são fatais em 92% dos acidentes deste tipo. O piloto vai além e lembra que a maioria dos carros atualmente vem de fábrica com a direção assistida hidráulica ou elétrica, e se o pneu for novo, a possibilidade disso ocorrer é muito pequena, ao contrário, se o pneu for reformado as chances aumentam significativamente. Os riscos de acidente com pneu estourado é o mesmo nos dois eixos.
Se o pneu dianteiro perde a pressão, ou estoura, ou mesmo se o carro está com a direção desalinhada, o condutor mal percebe, pois a direção assistida segura o carro em linha reta. Na eventualidade de um pneu estourar, ou perder a pressão subitamente numa roda traseira, a tendência é que a roda alcance o asfalto rapidamente, puxando o carro para a lateral. Sendo assim o motorista pode agir e tentar voltar à trajetória correta, se não estiver em alta velocidade. Já em alta velocidade pode ser fatal de qualquer maneira, na frente ou na traseira.
Um automóvel que está desgovernado no eixo traseiro, por causa de um pneu que estourou, ou perdeu pressão por qualquer motivo é mais difícil de controlar, admite o piloto, mas na cidade isso é possível em baixa velocidade. Ou seja, o melhor mesmo é manter os pneus em boas condições de uso e de preferência com as ranhuras visíveis, o que sugere que eles estejam novos e em dia com a seguranca e a legislação. Ele lembra que a calibragem é tão importante quanto a validade, e sugere uma leitura rápida no manual do veículo que trás a referência para calibragem na estrada e para a circulação na cidade.
Na próxima semana vamos voltar ao tema para falar de validade de pneus. Acredite, fora do prazo de validade, pneus podem apresentar riscos seriíssimos de estourar e até desmanchar a carcaça com o veículo em movimento, o que pode ser fatal.
Com a colaboração do Piloto Eduardo Cunha,
José Aparecido Ribeiro
Jornalista e blogueiro nos portais uai.com.br e portal osnovosincofidentes.com.br – DRT/MG 17.076
Colunista nas Revistas: Mercado Comum. Minas em Cena. Exclusive
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