2 pneus novos: onde coloca-los, na dianteira ou na traseira?

Na semana passada escrevi sobre os riscos de se comprar pneus reformados. O tema agradou a vários leitores e muitas leitoras. Isso mesmo, recebi retorno de várias leitoras que acompanham o blog e ficaram satisfeitas com as dicas, especialmente aquelas que entendem pouco do assunto e são as responsáveis pela manutenção dos seus próprios carros.

Com a contribuição do Piloto profissional de automobilismo Eduardo Cunha, chegamos à conclusão que o bom mesmo é pneu novo, e não há desculpa para não comprar, já que a economia que se faz com pneus reformados pode ser menor do que a da compra de pneus novos. Eduardo nos disse que a durabilidade de um pneu reformado costuma ser de 40% e as vezes 50% menos.

Esta semana vamos conversar sobre o mesmo tema perguntando ao piloto onde colocar dois pneus novos, se na dianteira ou na traseira? Ele acha que o tema é controverso e divide opiniões. Mas sugere que os dois pneus novos devem ficar na frente, ao contrário do que pensa o especialista e engenheiro Boris Feldman, comentarista de varios jornais e rádios de BH. A razão, segundo Eduardo cunha é que se acontecer um problema com um pneu dianteiro, o motorista tem o volante para controlar o carro que tende a sair do seu curso.

Ou seja, na dianteira é possível segurar o carro no braço, evitando que ele saia da pista ou vá de encontro a outro veículo que vem no sentido contrario, evitando assim as famosas colisões frontais que são fatais em 92% dos acidentes deste tipo. O piloto vai além e lembra que a maioria dos carros atualmente vem de fábrica com a direção assistida hidráulica ou elétrica, e se o pneu for novo, a possibilidade disso ocorrer é muito pequena, ao contrário, se o pneu for reformado as chances aumentam significativamente. Os riscos de acidente com pneu estourado é o mesmo nos dois eixos.

Se o pneu dianteiro perde a pressão, ou estoura, ou mesmo se o carro está com a direção desalinhada, o condutor mal percebe, pois a direção assistida segura o carro em linha reta. Na eventualidade de um pneu estourar, ou perder a pressão subitamente numa roda traseira, a tendência é que a roda alcance o asfalto rapidamente, puxando o carro para a lateral. Sendo assim o motorista pode agir e tentar voltar à trajetória correta, se não estiver em alta velocidade. Já em alta velocidade pode ser fatal de qualquer maneira, na frente ou na traseira.

Um automóvel que está desgovernado no eixo traseiro, por causa de um pneu que estourou, ou perdeu pressão por qualquer motivo é mais difícil de controlar, admite o piloto, mas na cidade isso é possível em baixa velocidade. Ou seja, o melhor mesmo é manter os pneus em boas condições de uso e de preferência com as ranhuras visíveis, o que sugere que eles estejam novos e em dia com a seguranca e a legislação. Ele lembra que a calibragem é tão importante quanto a validade, e sugere uma leitura rápida no manual do veículo que trás a referência para calibragem na estrada e para a circulação na cidade.

Na próxima semana vamos voltar ao tema para falar de validade de pneus. Acredite, fora do prazo de validade, pneus podem apresentar riscos seriíssimos de estourar e até desmanchar a carcaça com o veículo em movimento, o que pode ser fatal.

Com a colaboração do Piloto Eduardo Cunha,

José Aparecido Ribeiro
Jornalista e blogueiro nos portais uai.com.br e portal osnovosincofidentes.com.br – DRT/MG 17.076
Colunista nas Revistas: Mercado Comum. Minas em Cena. Exclusive
jaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945

19 thoughts on “2 pneus novos: onde coloca-los, na dianteira ou na traseira?

  1. Comprei 4 pneus novos faz 3 meses e agora em caindo num buraco rasgou um pneu.
    Comprei 1 pneu para substituição, porém de outra marca. Há algum problema visto que todos tem a mesma medida, estão novos, só que este último a marca é diferente?

    1. Caro Jean

      Vou te passar o telefone da GV Pneus.vc vai falar com a Marcia, ela vai te informar. Pode ser que seu pneu tenha p seguro mais e isso te da direito a um pneu novo.
      31-3469-6015 – Marcia

      Um abraço e obrigado pela confiança
      José Aparecido
      99953-7945

  2. Excelente artigo, os melhores pneus sempre na frente!
    Apenas um argumento derruba todos os outros: De todos os comandos de um automóvel o mais importante e necessário é frear o veículo, quanto a isso não há discussão, e para frear ou parar o veículo quem dita são os pneus dianteiros.
    Essa conversinha de pneu melhor atrás é para pista de corrida, que não é o caso de 99% dos condutores da vida real!

  3. Excelente Artigo!! E obrigada pela menção à nós mulheres!!
    A informação dada me surpreendeu, eu que já trabalhei
    no mercado de veículos por muitos anos, sempre recebi de profissionais especializados em mecânica veicular,a recomendação de fazer exatamente o contrário.

    É de extrema importância a divulgacao deste conteúdo, pois acho que a maioria dos donos de veículos estão equivocados a este respeito.
    Parabéns ao Piloto Eduardo Cunha pela contribuição no artigo, onde esclarece com competência o porque de se priorizar a troca dos pneus dianteiros.

  4. Sugestão: Eh de grande importância bater firme nos altos preços dos combustíveis no Brasil. Com relação sobre pneus, registro os meus parabéns.

  5. Caro José Apareceido,
    Parabéns pela abordagem de temas de ampla relevância dentro do Mobilidades Urbana.
    De fato os pneus traseiros desgastam menos e, por isso, tem maior durabilidade. Observo que há diferentes opiniões postadas neste blog, que dificilmente levarão a algum consenso.
    Ao observar os valores médios dos pneus, um pouco de juízo levará o proprietário do veículo a planejar a troca dos 4 pneus, iniciando pelos da dianteira, já que desgastam mais rápido.
    Considere parcelar em x vezes no cartão de crédito. Ou, se for o caso de não gostar de parcelamento, observe um intervalo de 3 meses entre uma compra e outra e resolva a questão principal: insegurança.

    Parabéns pelos temas.

  6. Bom dia. Acredite estávamos agora na loja de pneus falando sobre isso. O mecânico me falou exatamente a mesma coisa. Foi além; ” tem que trocar os 4, mas se for economizar troque os traseiros”.
    A informação é extremamente importante e pode salvar vidas. Gostei do artigo.

  7. Mil cabeças, mil idéias! Sempre quando compro pneus, compro logo 4(usei Michelin de 2002 até 2017), mas uma vez(2005), com o controle de 7 mil da Michelin, tive que trocar 2 com 49 mil e os outros 2 seriam com 56 mil, insistiram em colocar os novos na traseira, e assim foi feito. Pouco antes de completar os 56 mil(já estava programado) fui ao sul de Minas e na volta peguei muita chuva perto de Oliveira(antes do trevo) depois de uma reta tem um posto, na entrada estava descendo uma pequena enxurrada, e o carro estremeceu(estava +- a 80), tirei o pé sem frear, já na saída para a pista, e enxurrada era enorme, o carro simplesmente aquaplanou, virei passageiro pois não tinha mais o que fazer, e saiu reto sem controle. Tive sorte pois parou na valeta lateral antes de acertar uma parede de pedras. Na minha opinião se os pneus novos estivessem na frente, eu teria um controle melhor(pois teriam melhor contato com a pista) e poderia dominar o carro. Pergunto: 1) Onde o carro traciona? dianteira, 2) Onde os pneus cortam a água? Dianteira, 3) qual o conjunto que direciona o carro e aonde funciona o ABS? Dianteiro, 4) Quais as rodas que tem melhor frenagem? Dianteiras. Em 50 anos de direção(comecei a dirigir com 14) NUNCA TIVE um pneu traseiro estourado(quando muito furado) e sempre consegui controlar o carro, no único caso em que estourou um dianteiro devido a um buraco oculto por água, consegui controlar o carro perfeitamente. Faço o controle periódico (rodizio, alinhamento e balanceamento). O último jogo de pneus(Michelin/Made in Germany diga-se de passagem) do meu City durou 78 mil km(coloquei em abr./2013). Só os troquei porque era período de chuvas e o TWI estava próximo dos 1,6 mm. Durariam mais uns 5 mil? Talvez. Para o meu azar 200 km depois da troca sofri uma colisão traseira(eu parado) por moto no anel e deu PT(jan./2017). Estou com um Civic e acabei de colocar uma marca nova(que me elogiaram muito, MOMO). Não faço propaganda de pneus, por isso mudei de marca para teste. Quanto a opiniões dos TÉCNICOS, fico com a minha, novos se for o caso, na dianteira! Cada um faça o que achar melhor! ABS.

  8. A tração é parte do controle do carro. Assim se a tração é traseira, melhor novos na dianteira e se a tração é dianteira, melhor novos na traseira. Isso levando em conta a necessidade de dirigibilidade do veículo, com pneu furado (raro) ou rodando milhares de quilômetros. Não é para ficar com dois carecas e dois novos, é para aproveitar melhor o que ainda pode rodar. Nos automóveis, os pneus costumam se gastar mais rapidamente no eixo que tem tração, por isso se gastam de forma diferente na frente ou atrás. É comum também estourar um em um buraco e definitivamente não dá para colocar um novo de um lado e deixar o “1/2 vida” no outro lado do eixo. Considero também importante salientar que no mesmo eixo (frente e traseira já que a maioria dos veículos hoje já não possuem eixo único nem na frente nem atrás independente de onde está a tração) os pneus devem ser iguais, mesma marca e modelo.

  9. Assista este video.

    https://m.youtube.com/watch?v=_mGu-nfDX9E

    A sensacao que os pneus novos na dianteira é de que o controle é excelente… Porem… O perigo eminente esta na falta de percepcao de que a traseira do veiculo esta sem aderencia.
    Isso causa acidentes serios o tempo todo nas nossas estradas… Vale lembrar que sao nas estradas que temos mais acidentes fatais… E nao nas ruas da cidade.

  10. Apenas completando o raciocinio… Um agravo enorme justificar a aplicacao de pneus novos na dianteira sob o argumento de que as batidas frontais sao as que mais matam… O que causa mais de 90% das batidas frontais sao as ultrapassagens em locais proibidos e nao eventuais problemas com pneus ou problemas mecanicos no veiculo que facam o condutor perder o controle do carro.
    O piloto esta sendo muito irresponsavel de usar a experiencia dele em pistas de corrida para aconselhar motoristas comuns que dirigem no transito… Sao coisas absurdamente diferentes.

    1. Nos comentários da matéria do link, foi colocado este mesmo argumento q vc citou quanto a comparação entre pilotos e motoristas comuns…falaram tanta coisa pra o Bob q por fim ele desistiu de ficar respondendo e disse que cada um fizesse o q achasse melhor…rsrsrs.
      Acho até q ele deveria levar o assunto mais adiante, mas enfim, a discussão é saudável e que cada um tire suas conclusões.

  11. Me desculpe amigo mas todos os testes de seguranca serio que por ventura voce encontrar te darao a recomendacao de aplicar os melhores Pneus na traseira do veiculo.
    Trabalhei durante 5 anos para a fabrica Michelin no Brasil, acompanhamos varios testes e o nivel de seguranca do Veiculo com Pneus novos na traseira é muito superior principalmente em pista molhada.
    Nao ha o que se discutir isso é comprovado atraves de testes e voce encontra facilmente um desses testes no Youtube no programa Auto Esporte com um piloto profissional fazendo o teste ao VIVO!
    Humildemente aconselho uma revisao urgente da sua recomendacao, pois isso aumenta muito os riscos de acidentes graves no transito.

    1. Amigo, boa noite. Respeito a sua e todas as opiniões, mas como vc pode ler no link, na verdade o q se prega é a direção com segurança, e isso seria entrar numa curva com pista molhada numa velocidade baixa, e não com essa demonstrada em testes…nessa velocidade dos testes…não vai adiantar nada os pneu novos na frente ou atrás…outra coisa, veja q no início da matéria do link, Bob Sharp disse pra esquecer esse TWI informado pelos fabricantes de 1,7mm, e considerar no mínimo 3mm a espessura na qual devem ser trocados os pneus.

    1. Prezado José Geraldo

      Excelentes suas observações e o link. A opinião vai de encontro ao que diz o Piloto Eduardo Cunha.
      Obrigado por compartilhar e comentar no blog sua opinião.

    2. Fabricantes de pneus? Acho que vc esta equivocado! Pneus novos, pra qq um que for substituir apenas 2 dos 4 pneus, sempre na traseira.

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