Escolha equivocada do local faz manifestação em BH minguar.

Com pesar, mais uma vez registro o equívoco dos movimentos VemPraRua e MBL na escolha do local de manifestação em Belo Horizonte. Está mais do que comprovado que manifestações na Praça da Liberdade não vingam. Todas que ocorreram ali depois de junho de 2013, foram fiascos. Quiser que o povo participe, o local deve ser revisto. A Zona Sul nao desce para o centro, e a Zona Norte não sobe para a Praça da Liberdade, isso é fato.

Não creio que a população de Belo Horizonte esteja contra a manifestação, nem tampouco se negue a manifestar pela condenação de Lula em segunda instância, no caso de hoje, porém todo o sistema de transporte coletivo da cidade está concentrado na região central. Lembro ainda que pelo centro da capital transitam mais de 1,5 milhão de pessoas. Deslocar até a Savassi exige gasto de passagem, não compreender isso é erro primário.

Se a manifestação tivesse sido na Praça Sete ou na Praça da Estação, de certo a adesão seria muito maior. Portanto, os organizadores que, ao que parece, não são de BH precisam ser advertidos de que o fracasso não é só dos movimentos esvaziados, mas do cidadão belo-horizontino quando avaliada a participação popular em comparação a outras capitais, e em especial a cidades com população inferior à da capital Mineira. Porque contentar-se com 5 mil, se poderíamos levar para as ruas, 50 Mil cidadãos indignados?

Mais uma vez fica o nosso prostesto contra quem elege sucessivas vezes e equivocadamente a Praça da Liberdade como espaço capaz de receber os cidadãos belo-horizontinos em manifestacōes que dão lugar apenas a quem mora na Zona Sul da Cidade, e que não é maioria, em que pese o fato de ser formadora de opinião.

José Aparecido Ribeiro
Jornalista e blogueiro no portal uai.com.br – DRT MG 17.076
jaribeirobh@gmail.com – 31-99954-7945

19 thoughts on “Escolha equivocada do local faz manifestação em BH minguar.

  1. Que tal o alto da serra do curral,os jovens sobem de rappel,os mais esnobes de helicoptero e os velhos,ficam na praça do Papa rezando!

  2. O povo já viu que vocês da elite só pensam em vocês mesmos. Chega de MBL e Vem Pra Rua. Foram financiados em 2013. Agora a fonte secou, o Golpe dado pelo sistema não precisa mais de gente tosca como vc´s. Pelo Brasil – Por Lula 2018.

    1. PETISTA É ASSIM MESMO, NÃO É CORRUPTO, NÃO AFRONTA A JUSTIÇA, NÃO COMETE ERROS, NÃO MATA NINGUÉM E, EM HIPÓTESE ALGUMA, NÃO GOSTA DE INJUSTIÇA.

  3. E vc vê o “fracasso” como apoio à Lula, não é? Meu caro petista, a população brasileira cansou de protestar. Sabe que há em curso um movimento supra partidário que vai impedir que politicos desonestos de todos os matizes venham a ser presos. Com aval do STF. Estamos indefesos nas mãos de bandidos.

  4. Acho que o ” amigo ” blogueiro comunga com outros interesses , diferentemente dos 5000 BRASILEIROS que tomaram chuva na praça , tentando ajudar 200.000.000 de desavisados !!!

  5. Acho que o ” amigo ” blogueiro comunga com outros interesses , diferentemente dos 5000 BRASILEIROS que tomaram chuva na praça , tentando ajudar 200.000.000,00 de desavisados !!!

    1. Fracassaram foram as que apoiam o Lula!
      Pois em média tinham menos de 100 pessoas pelo Brasil afora e não milhares como em BH, SP, dentre outras capitais.
      Acho que você nem leu a respeito.

  6. Prezado Sr. José Aparecido,
    Concordo plenamente com seu parecer sobre manifestações na Praça da Liberdade.
    É um bonito e agradável local, porém de logística/ acesso com restrições como você afirmou.
    Seu ponto de vista deve ser lembrado à todos aqueles que desejam organizar manifestações em Belo Horizonte.
    Ercilio

  7. Tudo bem que podia ter mais, mas minguar não é o termo correto. Tinha no mínimo 5 mil pessoas contra o nove dedos e a manifestação a favor devia ter umas 300 pessoas (imagino que várias de sindicatos, repartições, etc).
    Eu fui numa das manifestações contra a corrupção (a favor da lava jato) convocada para a praça da estação e não achei o resultado diferente.

  8. Ao contrário da matéria, creio que a Z. Sul não vai para a Praça 7 ou Praça da Estação manifestar. A praça da Liberdade é bem central em BH. Atende a todos.

  9. Discordo, creio q o objetivo da manifestação ser na Praça da Liberdade é ter menor impacto no trânsito e para a população. Manifestar na Praça 7 é fechar o trânsito inteiro e na Praça da Estação impede entrada e saída do metrô com certeza.

  10. Vc tentou entrar em contato com VEM PRA RUA ,MBL e NAS RUAS em seus links p/ mostrar que o local escolhido é eerrado por esses n motivos que vc menciona???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.