Kalil, a Av. Nsra do Carmo espera uma visitinha.

A Av Nossa Senhora do Carmo perderá uma de suas pistas para obras subterrâneas realizadas pela SUDECAP, entre a Av. Uruguai e a Av do Contorno, sentido centro. De Julho a outubro todo o fluxo que chega pelo portal sul da cidade terá apenas duas pistas, no sentido Savassi pelo meio da avenida, e do lado direito, sentido Contorno ou Professor Morais.

Se com as tres pistas funcionando já é o caos atravesssas esse gargalo, imagine com apenas duas? Ali funciona a menor e mais inútil “bus way” do mundo. Construída apenas para atender a metas estapafúrdias da empresa que administra o trânsito da Capital e que patina sem sair do lugar, tentando desesperadamente tirar carro da rua.

A “bus way” tem menos de 600 metros e cumpre outra função que não é a que parece. Seu objetivo maior com os detectores de invasão de pistas nas duas pontas, é o de arrecadar. Qualquer descuido no funil que sobe a Rua Rio Grande do Norte para acessar a Nossa Senhora do Carmo ou no sentido contrário, a notificação chegará em casa em dois dias. Tudo legal, mas de uma imoralidade que dói no bolso.

Se durante a obra que tem previsão para durar 3 meses, a “bus way” fosse liberada para o tráfego de veículos, ja que passa a maior parte do tempo vazia, o caos poderia ser amenizado. Bastaria sinalizar e desligar os detectores “caça níqueis”.

Sou capaz de apostar no entanto, que a BHTrans não está importando a mínima para os motoristas que transmitiam por ali, pois nas suas metas para a i Mobilidade urbana, o carro não existe, é apenas figura abstrata. Desnorteados e acreditando que a população será desestimulada a tirar o carro da garagem, a tese é de que, quanto pior melhor.

Portanto, se no seu deslocamento diário a Av Nossa Senhora do Carmo estiver no roteiro, prepare os ânimos, o bolso, no caso de descuido ou impaciência, e a paciência, pois o que já é um vedadeiro absurdo em tempos normais, vai piorar e muito.

Sugiro ao Prefeiro Kalil que conheça a Av Nossa Senhora do Carmo. Ela fica na cidade que ele governa, se possível, pela manhã no sentido centro.

José Aparecido Ribeiro
Consultor em Assuntos Urbanos
Autor do Blog SOS Mobilidade Urbana- Portal uai.com.br
31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

16 thoughts on “Kalil, a Av. Nsra do Carmo espera uma visitinha.

  1. Só quem sofre com o caus deste trecho entende as suas colocações. Texto simples e didático, parabéns!

  2. Na minha opinião, o trânsito de BH é um só. Não devemos dividi-lo por região. Até mesmo porque a população não transita apenas nas proximidades de sua moradia.
    Portanto obras mal planejadas, a falta de comprometimento e descaso dos órgãos que tem como dever oferecer à cidade um transito de qualidade, afeta à todos nós, independente do bairro ou região em que residimos.
    Parabéns José Aparecido! você tem feito a sua parte! Como jornalista: trazendo informação. Como consultor : apresentando alternativas inteligentes e viáveis. Já “cuidar do transporte e trânsito. ..Bh”, infelizmente não cabe à você. ..

  3. O Kalil continua a procurar a caixa preta da BHTrans…… só que, como toda caixa preta, na verdade é laranja, ela vai continuar sem acha-la kkkkk
    Brincadeiras a parte, alternativas simples e lógicas, de caráter temporário em razão de intervenções na via parecem mesmo que não frequentam a cabeça de nossos administradores. Permitir a circulação de qq veiculo na bus way enquanto é feita a intervenção seria, de fato o óbvio… assim como criar muretas moveis em alguns trechos do anel rodoviário para que, em situação de acidentes ou qualquer outra eventualidade, possam ser retiradas permitindo que se tenha mais uma faixa ( na pista contraria ) para dar um pouco mais de fluidez a pista comprometida no trecho em questão…. Isso vale pra NSdoCarmo ou pra qualquer outra via da cidade que tenha a mesma característica.
    Em que pese o perfil do brasileiro, que vê no carro, um prazer e um status, priorizar o transporte coletivo não é uma opção ruim, pelo contrario, é ótimo, mas pra isso seria preciso que oferecesse uma qualidade e/ou velocidade e/ou conforto maiores do que o seu transporte individual e isso ainda está longe de acontecer aqui.

  4. Se eles desligarem a BUS WAY, eles vão arrecadar a onde? Vc esta sugerindo desligar a maquina caça níquel? Cara, acorda! Vc esta falando da BHTRANStorno! Ali não se preocupa com mobilidade urbana não, ali é arrecadação pesada! Esqueça isso! Más quando for em outra questão, em que se for necessário pedir uma intervenção por mais ilhas, semaforos, quebra molas seguidos de radares, ai sim, pode pensar na BHTRANStorno, porque tudo que for pra piorar, dificultar, estressar e de quebra ainda arrecadar mais, ai é com eles sem demora!

  5. Falou algo da BHTran$ a turminha come quieto de lá fica doidinha, reparem… solução mesmo, nada. Empresa vergonha! Ah e a caixa preta, Kalil, já abriu?

  6. Continuo achando que o senhor José deveria morar no interior, onde não tem carros, ônibus e muito menos obras. Faixas exclusivas são necessárias em todas as capitais e favorecem a população de modo geral.

  7. Vamos ser coerentes, José! Semana passada a Contorno, próximo ao Hospital da Unimed e Batalhão da PMMG também ficou fechada por vários dias para obras de interceptores de esgoto da COPASA e nada foi comentado. Apesar de eu concordar com a farra das multas e da problemática do trânsito na Senhora do Carmo, é visível como isso te incomoda, já q estamos na zona sul. Cristiano Machado, altura da Sebastião de Brito também receberá obras contra enchentes. Que tal falar dela e do transtorno para os moradores das regiões Norte? Ou quem sabe dos transtornos durante as obras na Tereza Cristina, q tb visam o fim das enchentes? BH não se resume à regional Centro-Sul. Sim, eu moro na regional Centro-Sul, em pleno Funcionários. Mas não vivo uma bolha, reclamando apenas do meu espaço. Vamos tentar ser coerentes, ou ao menos não assumir q é especialista em assuntos urbanos.

  8. Sem duvida alguma, sua contribuição para abrir os olhos de quem não se importa com soluções viáveis para esse caos! Não acredito que o Sr Kalil se importe com esse trecho da cidade!
    Se manteve em cena a mesma ineficiente BHTRANS!
    Parabéns pelo trabalho e empenho!
    Espero que ainda consiga assistir o fim dessa máfia que não sabe sequer disfarçar sua incompetência!
    Fora BHTrans!

  9. Acho interessante essa saída que vc sinaliza de desligar o “bus way” . Vc realmente entende das coisas e além de tudo ainda indica saídas para o caos . Acredito que realmente vc tem visão de futuro !

    1. Se foi irônica, gostaria que expusesse sua opinião a respeito da intervenção da faixa para os ônibus de forma clara. Caso contrário, feche a boca, basta sua estupidez na hora dos votos

    2. Claro, querida, falar e escrever no jornal é muito fácil. Já cuidar do transporte e trânsito de uma cidade como BH…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.