Moovit completa 4 meses e agrada usuários do transporte público de Betim.

A cidade de Betim aderiu ao Moovit no final de 2017. O aplicativo vem agradando aos usuários de ônibus e vans. Pioneiro no tema mobilidade o Moovit consolidou-se como o app mais completo para se locomover, incluindo ônibus, ferry bolt, metrô, bonde, bicicletas, trens, caronas compartilhadas. Pode ser encontrado em nada menos do que 77 países com 1,2 bilhões de pessoas beneficiadas pelo serviço. Parcela deste público está em Betim.

Entrevistado pelo blog, Ademar Pimenta que mora no centro de Betim, e trabalha no PTB, elogiou e confirma que o aplicativo melhorou o tempo de deslocamento, mas acha que o conforto dos ônibus precisa melhorar, segundo ele “os ônibus continuam os mesmos”, desconfortáveis para o clima e para a topografia da cidade. Vale ressaltar que o app foi eleito pelo Google um dos melhores aplicativos de 2017, por deter uma base de dados que o diferencia dos demais.

Unificando dados públicos aos horários e informações dos transportes em tempo real, com dados de “crowdsourcing” de seus mais de 70 milhões de usuários e da comunidade local de 180 mil colaboradores voluntários, a empresa acumulou o maior repositório de dados de transporte do mundo. Com isso, o Moovit transforma os dados no aplicativo para fornecer aos passageiros as informações que eles necessitam para percorrer a cidade da maneira mais fácil e mais conveniente, incluindo horários e pontos de parada. Sua inteligência transformou dados em um conjunto de ferramentas ideal para ajudar governos e desenvolvedores com o planejamento urbano.

Em um futuro não muito distante o Moovit terá também em sua plataforma veículos autônomos, podendo permitir viagens mais longas e formas alternativas de deslocamento no trânsito de cidades de todos os portes. No Brasil: com a população de um milhão de usuários, João Pessoa foi à primeira cidade lançada pela comunidade Mooviter no país, em 2014. Dados revelam que Vitor Rodrigo Dias liderou e concluiu o mapeamento de 3.249 pontos de ônibus em menos de dois meses, tornando-se um dos primeiros Embaixadores Mooviter do Moovit. Ele segue ajudando no mapeamento de cidades em todo o Brasil.

Ao combinar dados de operadoras de transporte público e de órgãos oficiais com informações atualizadas fornecidas pelos usuários, o aplicativo oferece aos passageiros um cenário em tempo real e sugestões de percursos mais rápidos. Além disso, a comunidade Moovit envia relatórios diários sobre suas experiências de viagem, informando sobre o nível de lotação ou limpeza do veículo, por exemplo, e outros alertas para ajudar os demais passageiros a terem uma experiência de viagem sempre melhor. A maior reclamação tem sido o calor dentro dos ônibus, o que sugere mudança de carrocerias quando as frotas forem renovadas.

Em Minas Betim saiu na frente ao implantar o sistema no final de 2017, com resultados surpreendentes. Qualquer pessoa, se ainda não tem, pode baixar o aplicativo gratuitamente pelo Play Store, seja no sistema Android ou IOS. Podendo ser acessado também por tablets, computadores e notebooks. Quem tiver interesse basta digitar no (moovitapp.com)! Agora é desejar boa viagem, com menos espera e maior interatividade!

José Aparecido Ribeiro
Jornalista e blogueiro no portal uai.com.br – DRT 17.076-MG
31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colunista nas revistas: Minas em Cena, Exclusive e Mercado Comum

2 thoughts on “Moovit completa 4 meses e agrada usuários do transporte público de Betim.

  1. Excelente artigo sobre o aplicativo do transporte publico de Betim. Sou testemunha. Melhorou bastante a circulação dos ônibus e o tempo de espera. agora posso me programar. deixo para o prefeito sugestão de renovação da frota com ônibus equipados com ar condicionado. Não deve esquecer também do VLT, que é uma alternativa interessante ao ônibus.

  2. Boa tarde, J. Aparecido. Desta vez, você realmente tratou de um assunto ligado à mobilidade de forma apropriada: informativa, instrutiva e colaborativa. Falar mal por falar mal de órgãos e entidades públicas atrai apenas pessoas rancorosas e de mal com a vida, loucas para destilar veneno. Nada mais! A postagem de hoje foi diferente. Por isso merece elogios.
    Não conheço o app Moovit. Estou nesse momento até pesquisando algumas informações sobre ele. Parece interessante. Lembra em certos aspectos apps como Uber e Waze, especialmente no sentido de contar com a colaboração do próprio usuário (no meu ponto de vista, foi o que mais trouxe sucesso para esses aplicativos!).
    Muitas pessoas queixam-se da qualidade dos transportes públicos, ônibus especialmente. Em geral, elas tem razão: o sistema de transporte precisa de muitas melhorias, é verdade. Mas, também é verdade que muitas pessoas desconhecem o funcionamento dos transportes de sua cidade ou região. Vejo que poucas pessoas interessam em conhecer os horários do ônibus ou tomar atitudes simples que podem pelo menos minimizar os transtornos em uma viagem. Por exemplo, preencher o ônibus do fundo para frente. Não é chato o sujeito estancar após a roleta sendo que há espaço lá atrás, dificultando a passagem de outras pessoas?
    Nesse sentido, tenho instalado o app SIUMOBILE, criado pelas empresas de ônibus de BH em parceria com a BHTRANS. É gratuito também e tem sido muito útil para identificar, em tempo real, quanto tempo ainda falta para passar o ônibus no ponto onde estou. Esse app é simples e tem muito potencial de utilidade para o passageiro de ônibus. Vale a pena conhecer e divulgá-lo.
    Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.