Opinião de leitores sobre necessidade de obras urgentes em BH – Opinião – 16.12 – EM

O caderno opinião de domingo 16.12, trás um tema de grande relevância para BH em duas cartas de leitores. Assunto que precisa sair da condição de opiniões de desconhecidos (cidadãos corajosos) para a primeira página do Jornal, como tema prioritário, que deveria ocupar o lugar do futebol e outras futilidades que ganham espaço nobre.

 

Os leitores Camilo Gouveia (engenheiro) e Delvo José Vargas de Araujo, falam de obras para eliminar os gargalos da cidade, e destacam a importância de BH para a região metropolitana, cujo território é ocupado por mais de 6 milhões de pessoas. A cidade recebe diariamente um contingentes cada vez maior de visitantes usando veículos, transporte publico ou outros meios de locomoção que ocupam espaços. Isso sem contar com os 853 Municípios de MG que precisam vir a BH tratar de assuntos diversos.

 

A cidade no entanto não está preparada para isso, sobretudo se considerarmos que ela não foi planejada para essa quantidade de veículos. BH precisa de vias de acesso adequadas ao seu tempo. A obras que ela precisa incluem vias expressas, túneis, viadutos, trincheiras, rotas alternativas, elevados, passarelas e toda sorte de recursos que a engenharia é capaz de fazer. Obras de arte que tornaram-se irremediáveis, urgentes e necessárias. Quem acha que a cidade já tem o suficiente, desconhece o tamanho problema, que por hora está sendo apenas empurrando para frente.

 

Os leitores citados dão exemplos de locais onde a topografia convida o poder público para agir, mas ele parece não enxergar, continua inerte, entorpecido e satisfeito com o que está ai. Não se ouve os representantes da PBH apresentar soluções. Ouve-se apenas desculpas e análise superficiais do problema.  Sugiro ao EM aprofundar e criar um caderno específico para debater os gargalos de Belo Horizonte e na oportunidade, convidar o Prefeito eleito para se manifestar. Quem sabe surge daí alternativas capazes de ajudá-lo nas suas decisões?

 

José Aparecido Ribeiro

Consultor em Assuntos Urbanos e Mobilidade

Presidente do CEPU-ACMinas

CRA MG 0094 94

31 9953 7945

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.