Os italianos deram um presente para BH nesta tarde de domingo 3/6. Mas alguns detalhes precisam ser observados.

A simpática e festeira comunidade italiana presenteou Belo Horizonte nesta tarde ensolarada de domingo, 3/6, com uma belíssima festa regada a bom vinho e a tradicional comida italiana. O clima estava perfeito com um sol de inverno, temperatura amena e poucas nuvens. Ambiente perfeito para o bate papo e sobretudo para a prática da confraternização. O evento ocorreu na Av. Getulio Vargas entre Professor Morais e a Rua Paraíba. No lugar dos carros, a movimentada avenida que corta a Savassi recebeu mesas e cadeiras e um público seleto, que além de comer bem, ouviu boa musica e contou com a presença do Prefeito Márcio Lacerda e do Governador Antonio Anastasia, ciceroneados pela Consulesa italiana, Maria Pio.

 

Belo Horizonte é carente de eventos desta natureza, capazes de promover a integração em ambientes urbanos onde o individualismo impera durante a semana no movimentado e caótico transito. A festa foi nota 9,9 e não 10 por uma simples razão facilmente corrigível.  Se ao invés de montar o palco no cruzamento de Getulio Vargas com Rio Grande do Norte, ele fosse montado alguns metros para frente, deixando livre o transito da Rua Rio Grande do Norte, os transtornos teriam sido menores. Entre Rio Grande do Norte e Cristóvão Colombo, a Getulio Vargas é um excelente espaço para eventos, sem prejuízos para o intricado transito da região.

 

Isso no entanto não deve desanimar os promotores e as autoridades, ao contrário, existem comunidades de várias nacionalidades vivendo na capital e elas deveriam seguir o exemplo dos Italianos, promovendo festas como essa: Portugueses, Espanhóis, Libaneses, Chineses, Japoneses, Uruguaios, Alemães e tantos outros podem movimentar a agenda cultural da cidade com eventos que trazem além da boa gastronomia, a convivência saudável e o intercambio cultural. Os organizadores da festa italiana estão de parabéns pela qualidade do evento e sobretudo pelo publico eclético e o ambiente familiar que pode ser observado em toda a extensão da Av. Getúlio Vargas. Fica a dica para a próxima edição que promete ser ainda mais movimentada, segundo palavras do próprio governador.

 

José Aparecido Ribeiro

Consultor em Assuntos Urbanos

Presidente do Conselho Empresarial de Política Urbana da ACMinas

CRA – MG 0094/94

31-9953-7945

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.