Pior Trânsito – coluna. Mario Fontana de 25.10

Meu caro Mario Fontana,

sobre o seu comentário a respeito do transito de BH, que caminha para ficar igual ou pior do que o de São Paulo, as razões são muitas e eu não me atreveria reduzi-las em um arrazoado de espaço limitado como esse. Mas é possível, em linhas gerais, dizer o por que da situação chegar neste estágio.

O fenômeno poderia ser minimizado se os nossos "brilhantes" especialistas parassem de apresentar desculpas e assumissem suas limitações, deixando quem estuda o tema dar sugestões e participar da construção de alternativas. Qualquer palavra a respeito que não coadune com os "expert" da BH Trans, vira palpite e deve ser desconsiderada.

Infelizmente o nosso Prefeito não conhece a cidade que ele governa e nem tampouco os seus 150 gargalos que travam o trânsito, não permitindo fluidez.

As pessoas que ele nomeou para isso acham que sabem tudo, são presas a títulos e vivem distantes da realidade, debruçadas em cima de pranchetas e mapas frios. Não é por acaso que o caos toma conta da cidade nos quatro cantos onde existam vias, carros, pessoas e edificações. Se tudo correr bem, neste compasso, estamos fod..os!

José Aparecido Ribeiro

Consultor em Mobilidade – ACMinas

ONG SOS Mobilidade Urbana

CRA MG 0094 94

31 9953 7945

Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

2 thoughts on “Pior Trânsito – coluna. Mario Fontana de 25.10

  1. Prezado José Aparecido:

    Acho que em relação ao transporte urbano por ônibus finalmente a coisa está mudando. Pelo decreto 15.019, de 18/09/12 os ônibus do BRT de BH serão articulados e padrons com várias exigências, entre elas:
    – Motor traseiro ou central
    – Câmbio automático
    – Suspensão pneumática em todos os eixos
    – Ar condicionado
    – Porta-bicicletas
    Se as linhas forem bem estruturadas valerá a pena deixar o carro em casa. Gotaria de saber sua opinião.
    Link para o decreto:
    http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1087517

  2. Concordo em São Paulo, os motoristas exercitam teste de paciência e de sobrevivência todos os dias, em plena campanha eleitoral, os partidos degladiam-se, promessas de campanhas anteriores, ressurgem, por exemplo acesso ao Metro para Guarulhos, o próprio partido do governo do Estado de São Paulo, promete:
    Investir mais em metrô e em monotrilho; aumentar a rapidez e o conforto dos ônibus; construir 68,5 km de corredores; expandir as ciclovias para 400 km "
    Em 16/07/2012, o Prefeito Almeida pediu a Alckmin ( Governador de São Paulo) que Guarulhos fosse incluída nos planos de expansão do Metrô de São Paulo, mais especificamente no projeto da Linha 19, que vai sair da Zona Sul de São Paulo rumo ao Aeroporto Internacional. “Esse é um traçado muito interessante, porque permite fazer uma conexão entre o aeroporto, nossa rede hoteleira e nosso comércio”, afirmou o prefeito. “É o modelo de transporte que defendemos”.

    O governador Alckmin se comprometeu a avaliar o pedido da Prefeitura. “Já iniciamos o projeto funcional da Linha 19, que atenderá a Zona Norte e também Guarulhos. Vamos fazer estudos nesse caso”, afirmou. Segundo ele, a cidade terá uma estação de trem até o final de 2014, que funcionará na Linha 13, com estações no Parque Cecap e no Aeroporto Internacional. “As obras começam no ano que vem”, destacou. Alckmin disse que também pediu à Secretaria Estadual de Transportes que analise a possibilidade de levar uma estação do trem à região do São João, o que foi um outro pedido entregue pela Prefeitura de Guarulhos no encontro. Enfim promessas, que espero que sejam cumpridas, ou fatalmente irá cair no esquecimento, afinal a maioria das pessoas tem mémoria curta, e quem pode mudar, não tem interesse, então fica o dito pelo não dito,e assim a vida segue, apenas esperando mudanças , que não acontecem … O senhor retrata a realidade com primazia, pois tem conhecimento para isso, parabéns , esse blog é excelente, é sinal que precisamos lutar pelo bem do coletivo, em prol de uma sociedade que luta por seus objetivos e acredita em mudanças, e que descortine um feixe de luz , pois o homem além de sonhar , aprendeu também a realizar ….
    Saudações paulistanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.