Sempre tive duvidas sobre os riscos de se adquirir pneus remodelados ou recauchutados. Em épocas de crise ou mesmo na hora da venda do carro usado, muitas pessoas buscam economizar na troca dos pneus. Mas será que isso é seguro? Até que ponto a aparente economia pode colocar em risco a segurança e a estabilidade de um carro ou veículo de carga?
ENTREVISTA COM ESPECIALISTA. EDUARDO CUNHA (O PILOTO)
Entrevistei o piloto profissional Eduardo Cunha, um especialista em automobilismo, que já conquistou vários campeonatos e representou a montadora Fiat Automóvel em muitas competições nacionais e sul-americanas. Foi campeão brasileiro e mineiro de rally carregando o nome de Minas Gerais. Eduardo (O PILOTO) é um dos responsáveis pelo projeto que transformou em Lei a necessidade dos veículos saírem de fábrica equipados com o freio ABS.
Chamou atenção na conversa os riscos que se corre ao comprar pneus que não sejam atestados pelos fabricantes, e aqueles importados clandestinamente, especialmente os chineses que muitas vezes são vendidos com pequenas diferenças de preço, que não compensam. Você já ouviu falar nos pneus remold (ou pneus remoldados)? Econômicos, porém perigosos.
NÃO BASTA SER BOM MOTORISTA, O PNEU PRECISA TER PROCEDÊNCIA.
O bom motorista, de acordo com o piloto, além de cumprir as leis de transito, deve manter o veículo em bom estado de conservação, com destaque especial para os pneus, “pois eles carregam todos os outros itens do carro, e os bens mais preciosos que todo mundo possui: A família e a própria vida”.
Para remodelar um pneu, é necessário desgastar a carcaça antiga cobrindo ela em seguida com novas camadas de borracha. Aparentemente o pneu está seguro e a economia gira na casa dos 30%. Porém, a remodelagem, quando feita de forma amadora, o que é cada vez mais comum, serve para enganar os olhos e também o bolso, pois esses produtos duram em média 40% a menos do que os pneus novos.
PNEU REFORMADO OU RECAUCHUTADO PODE SER MICO.
Na eventualidade da substituição ser para maquiar o veículo usado na venda, o mico é transferido e pode ser considerado um comportamento antiético por parte de quem vendeu. O problema é que além de não fazer economia, ainda há o risco de acidentes. Outro ponto importante é que o pneu remold costuma não pegar balanceamento.
Eduardo nos relata que é impossível identificar qual a marca do pneu que deu origem ao remodelado, tampouco a sua procedência e estado de conservação, comprometendo a estabilidade do veículo. Imagine um jogo de pneus que tenha marcas e estruturas diferentes, inclusive com os prazos de validade vencidos? Não dá para confiar.
ECONOMIZE EM OUTROS ITENS, NO PNEU NÃO.
Com efeito, comprar um pneu remold pode ser uma verdadeira loteria. Se mesmo assim a sua decisão é de correr o risco, a dica é buscar os que possuem o selo do Inmetro. Não confunda pneus remold com pneus recauchutados, pois o ultimo é ainda mais perigoso, já que recebe borracha somente nas partes compõem as bandas de rolagem até os ombros do pneu, e não nele inteiro. Eduardo Cunha encerra dizendo que a aquisição de pneus que não sejam originais e com garantia, não vale a pena, além de ser uma economia burra.
José Aparecido Ribeiro
Jornalista – Blogueiro nos portais uai.com.br e osnovosinconfidentes.com.br
Colunista nas revistas: Exclusive, Mercado Comum e Minas em Cena
DRT-17.076 – MG – 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com