Você sabia que pneu também tem data de validade assim como remédio, comida, bebidas e materiais orgânicos? Não usou no tempo certo, perde a validade. Portanto, se você tem um carro que foi do seu pai ou do seu avo parado na garagem há muitos anos, ou se você é colecionador, procure verificar a data de validade, pois os pneus de certo estarão vencidos, e isso significa risco, caso precise pegar uma estrada ou uma rua cheia de buracos, o que não é difícil em BH. Vale para a compra do carro usado também e principalmente.
Usando ou não, pneus duram cinco anos da data de fabricação. Passado este prazo, ainda que estejam com aparência de novos, sulcados e “pretinhos”, para a boa segurança é importante troca-los. Mas não esqueça também de saber se quem realizou a troca, tem compromisso em destruí-los adequadamente, sem prejudicar o meio ambiente, nem tampouco, usá-los novamente recauchutando, ou remodelando para enganar consumidores menos atentos. Isso é cidadania e direito seu.
Após 5 anos a borracha dos pneus tendem a ressecar, deixando eles vulneráveis a estouros e a esfarelamento das bandas de rodagem, perdendo a aderência e aumentando o risco de derrapagens. Não é difícil verificar a data de validade de um pneu, basta procurar na lateral dele a marca DOT que trás um circulo abaixo do nome do fabricante indicando a semana e o ano em que foram fabricados os pneus do seu carro, moto ou caminhão.
Imagine um veículo 2018 que recebeu um pneu fabricado na 51ª semana de 2017. Imagine também que este veículo tenha sido emplacado em Março de 2018, significando que o pneu tem 4 meses de fabricação, ou seja, terá garantia de pneus válidos por mais 4 anos e 8 meses. A dica vale para quem vai adquirir pneus novos em revendas autorizadas pelos fabricantes, porém com um cuidado a mais. Imagine que um vendedor mal-intencionado resolva “empurrar” aquele jogo de pneus que está no estoque há algum tempo e bem próximo da data de validade? Não duvide, pois no Brasil isso é possível e não é raro.
Portanto, na hora da compra de um jogo de pneus novos, a confiança no vendedor e os olhos atentos à data de fabricação são fundamentais. Não esqueça porém daquele pneu que passa a maior parte do tempo esquecido. Refiro-me ao estepe. Mesmo sem ter sido usado, depois de cinco anos ele também deve ser trocado. Os pneus sem câmeras tendem a durar mais e muitas vezes passam anos sem serem substituídos, e isso faz o estepe ser completamente esquecido no seu compartimento ou no porta malas do carro.
Para encerrar recomenda-se observar a profundidade dos sulcos, que não podem ser menores do que 1,6 milímetro. Certifique-se procurando pelos ressaltos que existem dentro dos sulcos, próximos a onde está a sigla TWI (Tread Wear Indicator), na lateral do pneu. Ela é a referencia dos milímetros de segurança do pneu. Na próxima semana daremos mais dicas sobre pneus, são eles que carregam todos os outro itens do carro e o mais importante, você e sua família.
José Aparecido Ribeiro
Jornalista, Blogueiro nos portais uai.com.br – osnovosinconfidentes.com.br
CRT 17.076-MG – jaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945
Colunista nas revistas: Exclusive, Minas em Cena e Mercado Comum