Prostituição em hoteis de BH. Matéria HD.

Reportagem do HD desta segunda feira dia 15.10 trouxe em destaque a promiscuidade de alguns hoteis em relação a um tema controverso e que faz parte do universo do turismo em qualquer cidade do mundo: A prostituição. Ela existe em praticamente todas as cidades turísticas do mundo e é tolerada, mas não aceita oficialmente pela maioria das pessoas e pelas autoridades.
Contudo, pouco pode ser feito para coibir esta pratica que é tão antiga quanto a própria história humana. É a profissão mais velha que se tem notícia. O problema é que no Brasil, o incentivo e a facilitação desta atividade é crime previsto na Lei, cuja nomeclatura é conhecida como Lenocinio.
E sua exploração da prática deve ser punida com rigor de acordo com o que está escrito no Código Penal.
Em BH não é diferente e é comum os hóspedes de hoteis buscarem programas com prostitutas em boates especializadas ou até mesmo em pontos de prostituição conhecidos como a Av. Afonso Pena.
Embora seja crime, alguns hoteis menos avisados e cuja administração falta profissionalismo, é de conhecimento, e a reportagem mostrou, existem os famosos books.
O problema nos hoteis tem um agravante que ultrapassa as recepções. A maioria deles não conta com a figura do gerente geral e não é por acaso que a prática ganha força tendo como cúmplices os recepcionistas, mensageiros e por vezes até motoristas de taxi que acabam virando cafetões.
Nos hoteis onde existe a figura do gerente geral esta prática praticamente não existe. No entanto, está é uma das profissões que vem perdendo espaço ao longo dos anos, especialmente em BH onde ainda predomina a hotelaria familiar e cuja remuneração é abaixo do que se pratica em cidades como Rio, São Paulo, Brasilia e as principais capitais do Nordeste.
Com a chegada de grandes redes hoteleiras e a profissionalização do setor, é bem provável que a prática do agenciamento seja eliminada dos hotéis, já que tais empresas valorizam a figura do gerente geral. É esperar para ver.

José Aparecido Ribeiro
Bacharel em Turismo e Consultor de hotelaria.
Profissional do setor há 25 anos
Ex-Presidente da ABIH – MG
CRA MG 0094 94
31 99953 7946

Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.