Psicologia do Folião na crise, as véspera do carnaval.

O Brasil é mesmo um país emblemático. O comportamento do brasileiro foge a compreensão e ao princípio da razoabilidade. Explico:
Como contar para sociedades civilizadas e aos que, mesmo aqui, não perderam a sensatez, o poder do carnaval no inconsciente coletivo nacional. O país está atolado em uma crise sem precedentes com mais de 22 milhões de pessoas sem ocupação; guerra civil no ES; penitenciárias medievais explodindo e revelando a incompetência da justiça, expondo a ineficiência da máquina pública; vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e até o presidente da república envolvidos em falcatruas.
Mesmo assim, faltando ainda 10 dias para o carnaval o clima de festa já tomou conta do país de ponta a cabeça. Milagrosamente todo mundo esquece dos problemas e se prepara para cair na folia. Veja o exemplo do Rio de Janeiro, quebrado sem governador, sem rumo, devendo até a alma do carioca, atolado até o pescoço em episódios  inimagináveis de desvio do dinheiro público, e tudo de repente fica  secundário, perto do principal E MAIS IMPORTANTE: O BENDITO CARNAVAL.
Que poder é esse que uma festa popular tem sobre a razão humana em um país pobre, depauperado, e sem norte? Não seria o caso de protestos ao invés de folia? Até quando carnaval e futebol serão promovidos à categoria de essenciais, indispensáveis na vida do brasileiro? Que infantilidade é essa capaz de aprisionar o povo no universo lúdico, comprometendo sua faculdade de eleger prioridades? Que mágica louca é essa? Lembro ainda e encerro por aqui, são eles os mesmos convocados para juízes da democracia, de 2 em 2 anos. Isso explica quase tudo!
José Aparecido Ribeiro
Licenciado em Filosofia – BH/MG
31-99953-7945
Autor do Blog SOS MOBILIDADE URBANA.
By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas