Todos os caminhos levam a Av. Mario Werneck e a Rua José Pereira. Ninguém aguenta mais tanta lentidão!

Todos os caminhos levam à Av. Mario Werneck e a Rua José Pereira. Ninguém aguenta mais tanta lentidão. Milhares de pessoas que moram no bairro Buritis ficam todos os dias presas por horas dentro dos seus carros arrastando a passos de tartaruga para alcançar as Avenidas Barão Homem de Melo e Av. Raja Gabaglia. Isso por que as opções de saída e entrada do bairro são limitadíssimas, transformando o local em uma ilha de ruas estreitas e sempre entupidas. Por ironia do destino, nas barbas da Empresa Municipal de Trânsito, cuja tarefa é apresentar soluções para o trânsito da capital.

 

As duas únicas saída no sentido BH Shopping ou Santa Lucia são a Av. Mario Werneck, completamente saturada e com largura (pace) insuficiente para permitir fluidez, ou a Rua José Rodrigues Pereira, que piora a cada dia e ainda tem o agravante de ser íngreme com inclinação acentuada, o que provoca desgaste nos discos de embreagens dos veículos e poluição ambiental devido ao longo tempo parados. Não é possível que as autoridades não consigam perceber que o bairro precisa de obras ousadas urgentemente. Obras cujo objetivo seja criar alternativas de saída e entrada no bairro.

 

Não precisa ser especialista para perceber que ali é necessário tuneis, viadutos, trincheiras e gestão do tráfego capaz de eliminar os gargalos fazendo o trânsito fluir. Não adianta mais tentar remediar construindo puxadinhos ou remendos localizados. O bairro cresceu mais do que devia tornando-se o segundo bairro mais populoso de BH. E agora precisa de um plano ousado capaz de criar alternativas de acesso, inevitavelmente, com ou sem transporte coletivo de qualidade. O Prefeito precisa se manifestar e conhecer o problema, sob pena de ser acusado, justamente, de omissão e negligência. Os Cidadãos do Buritis estão cansados de esperar e querem uma solução.

 

José Aparecido Ribeiro

Consultor em Assuntos Urbanos e Mobilidade

Presidente do Conselho Empresarial de Política Urbana da ACMinas

CRA MG 0094/94

31-9953-7945

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.