O Inhotim figura entre os 25 museus do mundo mais bem avaliados pelos usuários do Trip Advisor
A sexta-feira (24) foi de visita ao Inhotim, na cidade de Brumadinho. Os 80 jornalistas de turismo que participam do XXXVIII Congresso da Abrajet em Belo Horizonte, estiveram no maior museu a céu aberto do mundo e se impressionam com a beleza do local. O Inhotim é um dos atrativos de Minas Gerais mais conhecidos fora do país. É comum turistas visitarem o Brasil exclusivamente para conhecer o Inhotim.
Mais importante acervo de arte contemporânea do Brasil, o Instituto Inhotim é considerado um destino diferenciado. O local já abrigou uma mineradora e é prova de que a exploração mineral com planos de recuperação do passivo ambiental, pode transformar uma mina de minério em uma fonte de inspiração e contemplação, agregando valor para a comunidade e até para o estado e o país. O museu está localizado em Brumadinho, cidade de Minas Gerais que viveu uma das maiores tragédias ambientais da história com o rompimento da barragem da Vale.
No dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a barragem da Mina Córrego do Feijão, da gigante mineradora se rompeu, causando a morte de 272 pessoas e espalhando rejeitos de resíduos de minério pela bacia do Rio Paraopeba, mudando a vida dos quase 40 mil habitantes e de toda a bacia do Rio.
O que mudou?
De lá para cá muita coisa mudou, a Vale fez um acordo com o governo estadual homologado pela justiça de Minas Gerais no valor de R$54 bilhões e iniciou o trabalho de recuperação. As marcas ficaram e não se apagarão jamais, mas a tragédia provocou mudanças que supostamente evitarão novos eventos como o que ocorreu em 2019 colocando Brumadinho no noticiário internacional.
O Instituto Inhotim localiza-se dentro do domínio da Mata Atlântica, há 60 km de Belo Horizonte em estrada que necessita de melhorias. A fazenda que abriga o museu possui 786,06 hectáres, tendo como área de preservação 440,16 hectares, que compreendem os fragmentos de mata e inclui uma Reserva Particular do Patrimonio Natutal (RPPN), com 145,37 hectares.
Foto: Restaurante Tamboriú – Inhotim – Congressistas da Abrajet Nacional
Funcionando desde de 2004 para abrigar a coleção da esposa do seu fundador o empresário minerador Bernardo Paz, que foi casado com a artista plástica Adriana Varejão o museu é um oásis de atrações. Juntos, o casal possibilitou a transformação do local em museu que abriga uma valiosa coleção de arte modernista com obras consagradas de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, formando um rico acervo de arte contemporânea que encanta os visitantes mais exigentes do mundo, em especial os que entendem de arte contemporânea.
Os jornalistas visitaram o Inhotim e almoçaram no Restaurante Tamboriú com o patrocínio da Agencia Belvitur, hoje responsável pela comercialização do consagrado destino que projeta Minas para o mundo. A Belvitur BeFly é uma das maiores agencias de viagem do Brasil, comandada pelo conhecido e competente empresário mineiro Marcelo Cohen.
Foto: Restaurante e Pizzeria 68
À noite o grupo foi recebido pela empresária Lilian de Mesquita na La Pizzeria 68, para um jantar especial. A casa que está fazendo 17 anos é uma das mais frequentadas por turistas e pela alta sociedade de BH, e embora seja uma pizzaria possui amplo cardápio com o melhor da cozinha internacional. O espaço para 450 pessoas está sempre lotado e é usado para confraternizações, reuniões empresariais festas privativas e eventos importantes.
Foto: João Carlos Amaral, Evandro Novak, Milton Zuanazzi, J. Aparecido, Antonio Claret, Sandrinha Coelho
Durante o jantar, a Abrajet Nacional prestou uma homenagem ao Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, o experiente e conhecido Milton Zuanazzi pelo apoio ao evento. O Governo Federal foi um dos patrocinadores do Congresso, através de convênio com o Sesc-MG que possibilitou a realização do Congresso em Belo Horizonte. Zuanazzi é o responsável pelas articulações que permitiram a assinatura do convênio. O secretário destacou a importância da Abrajet e usou a metáfora do “Joio e do Trigo” para lembrar da importância dos jornalistas de turismo que enxergam o lado bom do país.
A programação do sábado incluiu city tour pela Pampulha com almoço no Restaurante Bebedouro, visitas ao Alto das Mangabeiras incluindo Praça do Papa e Savassi, com jantar no restaurante Convivere no tradicional bairro dos Funcionários, local que abriga rico acervo de obras de arte.
O Congresso encerra no domingo com visitas ao Mercado Central e à tradicional feira hype, ou Feira da Av. Afonso Pena. Os jornalistas foram recebidos pelo Hotel BH Plaza administrado pela empresa MHB Administradora que é do presidente da ABIH-MG, o experiente empresário Pablo Ramos.
Créditos de fotos: Assessoria Congresso Abrajet
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet MG
WhatsApp: 31-99953-7945 – www.conexaominas.com
Colabore com a manutenção deste Blog anunciando e doando pelo Pix: 31-99953-7945