Câmara Municipal de Marabá presta homenagem a médica pediatra Dra. Valéria Caselli no próximo dia 2 de abril

Esta é a emocionante história de vida e de superação da Dra. Valéria Caselli, médica pediátrica de Marabá-PA, cuja formação acadêmica é invejável, e que contrariou a narrativa da morte imposta no auge da pandemia, para o bem dos seus pacientes, pais e mães que a procuram nesse período difícil da humanidade, e do Brasil. Ela faz parte do grupo de médicos hipocráticos que compõem o Médicos pela Vida.
A médica pediatra tratou cerca de 8 mil pacientes durante a pandemia da Covid-19, muitos deles adultos, mesmo sendo pediatra; e agora traz uma passagem comovente de sua vida que graças ao seu conhecimento, conseguiu a cura de um câncer de mama agressivo, já avançado na época do diagnóstico, muito provavelmente devido sua incessante dedicação e amor pela vida e pelas pessoas.
Dra. Valéria colocou seus pacientes em primeiro lugar durante toda a pandemia, e este gesto fez ela lembrar do próprio pai, quando era prefeito de sua cidade natal, Magda – SP, lembranças que ela trouxe em uma das lives do Médicos Pela Vida, no momento em que a cepa Ómicron passou a infectar e a diminuir os casos graves de Covid-19 em adultos, passou a preocupar os pediatras uma vez que começou afetar as crianças. Seu pai era um abnegado e daqueles político que dificilmente se encontra nos dias de hoje, e a Dra. Valéria pauta sua conduta pessoal e profissional nos exemplos de ética e altruísmo dele.
A médica de Marabá no Pará é um exemplo vivo de que algumas drogas reposicionadas possuem efeitos positivos contra a Covid e outras doenças, especialmente a ivermectina, que também pode ajudar no tratamento do câncer como adjuvante. No caso da Dra. Valéria que combinou o tratamento oncológico convencional, o resultado foi a remissão completa da doença.
Dra. Valéria ganhou uma segunda chance. Claro que ela continua a realizar exames periódicos, mas está praticamente curada. Ela traz o seu testemunho que será lido dia do seu aniversário, 02 de abril de 2025 na Câmara de Vereadores de Marabá/PA aos serviços prestados aos marabaenses desde o início da pandemia quando ela foi o porto seguro de muitas famílias que confiaram o bem mais precioso: suas próprias vidas e de seus filhos.
A seguir um relato emocionante da Dra. Valéria Caselli, que o Médicos pela Vida compartilha com a audiência. (Esta introdução é do Dr. Jandir Loureiro – Coordenador da Comunicação do Médicos pela Vida).
POR: Dra. Valéria Caselli – Médica Pediatra em Marabá – PA
Minha história de vida
“Sou a segunda filha de quatro irmãos, filhos de Veríssimo Caselli (in memorium) e Vera Alice Silveira Caselli. Nasci em Mirassol /SP. Meu parto já foi desafio com trabalho de parto prolongado e mecônio. Ao invés de chorar eu espirrei que me salvou na época onde não existia ainda tanta tecnologia de UTI neonatal.
Eu me criei em Magda /SP, onde meu avô Miguel Caselli foi fundador do município e o meu tio foi o primeiro prefeito da cidade: José Caselli, pai do Dr. Emerson Caselli. Assim, inicia toda nossa história de amor e servidão àquela população que aprendi com meu pai que nossa verdadeira missão na vida é de usar os dons que Deus nos dá para servir e amar o próximo.
Meu pai sempre dizia: “filha, jamais negue ajuda quem lhe pedir, se não puder dar a mão, dê o dedo”; Assim fui crescendo, meu pai foi prefeito 2 vezes de Magda e nas duas vezes pegou a prefeitura falida mas devolveu com dinheiro em caixa para administrações futuras e continuar servindo a cidade. Vi meu pai usar nosso patrimônio para ajudar as pessoas e também não ficava com o salário de prefeito porque usava para ajudar as pessoas.
Lembro que em 1990 meu pai prefeito, eu tive diagnóstico de um tumor raro ósseo na costela e ele vendeu parte da sua chácara para custear meu tratamento, mas na época surgiu uma criança com leucemia, meu pai me perguntou: “filha se eu custear o tratamento da criança eu não consigo pagar o seu. O que eu faço?” eu disse pai eu vou para SUS e senhor trata a criança, eu fiz todo meu tratamento pelo SUS em Taubaté /SP e a criança foi salva.
Meu pai quando prefeito também não nos dava regalia, na época descobri o tumor, eu estava com dores insuportáveis e meu pai estava em São Paulo e pedi para me buscar carro em Taubaté para eu ir para Magda com ele, e ele disse: “filha, você terá que ir ônibus porque estou com o carro da prefeitura, eu retruquei: pai ninguém vai saber. E ele disse: “eu não posso dar exemplo errado”. Assim, fui de ônibus e no meio caminho não suportei dores e meu irmão foi me buscar, mas me orgulho de dizer o quanto meu pai foi exemplo honestidade e retidão com bem público.
Um dia já trabalhando em São José do Rio Preto/SP atendi filhinha do assessor do Governador de São Paulo e hoje vice-presidente do Brasil: Dr. Geraldo Alckmim e ele confessou que meu pai era conhecido popularmente como Dui Caselli, nome citado por Alckmin como exemplo de prefeito honesto e dedicado à população.
Hoje, infelizmente não tenho mais meu pai , mas ficou o exemplo de vida e honestidade para mim. Da minha mãe herdei a fome conhecimento e gosto pela leitura e também garra para lutar pelos meus sonhos.”
Minha história profissional:
“Sou a Dra. Valéria Caselli, e é com grande alegria que compartilho minha trajetória como médica pediatra e intensivista. Minha história na medicina começou de forma surpreendente. Desde os meus 3 anos de vida, já dizia aos meus pais: “Serei médica pediatra e cuidarei de crianças com amor.”
Essa paixão precoce pelo cuidado infantil guiou meus passos ao longo dos anos. Lembro-me de um momento crucial quando criança, aos 3 anos, encontrei um neuropediatra com minha mãe. Naquela consulta, o médico disse a ela que eu não aprenderia a ler ou escrever, recomendando não criar expectativas sobre mim.
Em resposta, com a inocência e a convicção de uma criança, afirmei: “Eu já sei ler.” Li todas as palavras em seu jaleco, firme em minha decisão de me tornar pediatra e tratar cada criança com respeito “e não como o senhor”. Graduei-me na Faculdade de Medicina de Taubaté, na turma de 1991, onde também concluí minha residência em pediatria.
Nossa turma é notável por nossos professores dedicados, uma tradição que perdura até hoje. Após a residência de pediatria na Unitau, passei em primeiro lugar para residência muito disputada em UTI pediátrica na Unifesp em 1994 me mantive contato com esses colegas dedicados a uma causa em comum.
Após a graduação, embarquei em uma jornada que abrangeu 14 anos em São José do Rio Preto/SP, aprimorando-me em terapia intensiva pediátrica e neonatal, emergência pediátrica e pós-operatório de transplantes de fígado, rim e coração.
Realizei também um curso de imunologia integrativa, curso de medicina funcional integrativa e suplementação pediátrica. A UTI era meu local de conexão com o divino e palco de verdadeiros milagres. Lá, o amor e dedicação sobrepujavam a morte. No entanto, também experimentei a dor da perda e aprendi a apoiar pais em seus momentos mais sombrios.
Essas vivências moldaram minha dedicação aos estudos e minha paixão por transformar vidas. Há 16 anos, cheguei a Marabá/PA, cidade que considero minha morada espiritual. Aqui, aprendi que, mesmo sem recursos tecnológicos abundantes que seria capaz de salvar vidas com os meios disponíveis. Essa lição me mostrou a verdadeira essência da medicina.
Continuo a estudar, aprender e ensinar. Ser pediatra é uma paixão que cresce a cada dia. Ao transformar a dor em sorrisos, fortaleço a certeza de que essa é minha vocação. Minha missão é edificar e transformar vidas, buscando fazer a diferença na vida de cada criança e família que cruzam o meu caminho. Seja bem-vindo(a) à minha jornada de amor e dedicação à medicina pediátrica”.
Minha história com a cidade de Marabá – PA:
“Em 2009, por intermédio do meu primo Edson Caselli e do Dr. Emerson Caselli, vim a conhecer Marabá/PA. Durante o vôo, pouco antes de pousar, meu coração já sabia que seria aqui seria minha missão de vida. Inicialmente trabalhei no atendimento materno-infantil, onde junto Dra. Alba Valéria e Dr. Emano e Dr. Paulo Geraldo conseguimos implantar o plantão pediátrico e melhorar o suporte ao atendimento dos recém nascidos.
Também trabalhei no Hospital Regional, na UTI pediátrica e neonatal. Em 2015 a 2018 fui para Yutaka Takeda, mas a saudade de Marabá falou mais alto e retornei, fazendo atendimento consultório. Em 2020 com a pandemia da Covid-19 enfrentei com coragem e atendi cerca de 8 mil pessoas, onde criei um grupo regional de Médicos Pela Vida para salvarmos muitas vidas.
Defino-os como médicos hipocráticos que tratavam os pacientes com as evidências científicas disponíveis à época e hoje atendem os requisitos para nível de evidência 1A. Contrariamos os ditames do sistema que atendiam apenas os interesses financeiros e colocamos o paciente em primeiro lugar; porque para nós, cada vida era preciosa.
Estudamos profundamente todos os dias madrugadas à fio, chegando várias vezes às 3 horas da manhã. Estudamos e nos ajudamos. Em 2022, descobri o câncer de mama, mas devido a maioria dos atendimentos de covid serem de forma voluntária, me vi sem dinheiro para o tratamento. Adiei muito o início do tratamento porque acompanhava muitos pacientes.
Mas Deus me pegou no colo e tive apoio dos meus amigos do grupo dos Médicos Pela Vida regional e nacional e também de toda cidade de Marabá que me ajudaram e me deram forças para superar essa doença.
Pude voltar a atender e continuar salvando e edificando vidas e hoje aqui venho deixar a todos uma mensagem de gratidão, fé e esperança. Obrigado a todos os cidadãos de Marabá. Aqui é minha cidade de alma, me sinto marabaense e serei eternamente grata a essa cidade maravilhosa.
Dra. Valéria Caselli – Médica Pediatra”
José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV
Fortaleça o jornalismo independente, anunciando, compartilhando, sugerindo pautas e doando pelo pix: 31-99953-7945