O lançamento do llivro “O Nascer e o Crescer de uma Escola Waldorf – A construção coletiva da Pólen Escola Waldorf, o atual Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais” no sábado (15) a partir das 9h – Nova Lima
Já se passaram 40 anos desde a abertura da primeira Escola Waldorf de Belo Horizonte. O primeiro nome foi Pólen – Jardim de Infância. Depois virou Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais. Quem é adepto do modelo deve se lembrar com carinho desta história que toca os corações de milhares de mineiros.
A trajetória das escolas Waldorf em todo o Brasil é de sucesso, e não é por acaso: Elas contemplam toda a educação básica respeitando os setênios desde a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com o cuidado que as crianças e os jovens necessitam para a formação, sempre respeitando os princípios defendidos por Rudolf Syeiner e sua concepção de ensino.
Filósofo, educador e artista, o pensador Austríaco que morreu aos 64 anos em 30 de março de 1925, deixou um legado precioso que é alimentado por milhares de educadores e defensores da Antroposofia, cuja matriz é o conhecimento do ser humano aliando fé e ciência. Steiner defendia a tese de que o conhecimento é sempre entendido como relação e só tem sentido se leva a aprendizado e mudança, abrindo caminho para uma simbiose entre espiritualidade humana e união cósmica, por meio da dimensão física, anímica e espiritual.
O Blog conversou com a fundadora da escola, Mariana Matta Machado sobre sua trajetória de realizações: “Agradeço à vida a oportunidade de vivenciar a gestação, o nascer e o crescer da Pólen, onde também lecionei por cerca de 30 anos. Conhecer, conviver e aprender tanto com famílias, funcionários, colegas professores e professoras e, sempre, aprender muito com as crianças e jovens. Acredito na força da memória, que nos reaproxima da nossa essência, da nossa raiz, que podem ser fonte de inspiração e compreensão. Como disse a Berê, essa grande e frondosa árvore de 38 anos, hoje Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais. Raiz, tronco, flores e frutos. Fases que se sustentam uma à outra. E, como me disse Regina certa vez, tem coisa que é tão boa de se viver que, relembrar é poder novamente degustar e se apropriar delas.”, destacou a professora.
A escola começou em 1985, no quintal da casa dos pais da educadora Mariana Matta Machado, que no início dos anos 1980, e mudou-se para São Paulo para fazer especialização em Pedagogia Waldorf, fundamentada nas ideias de Rudolf Steiner. O currículo, além das áreas de conhecimento tradicionais, inclui tricô, crochê, costura, bordado, tecelagem, encadernação, tingimento, cartonagem, macramê, com presença forte de áreas artísticas (teatro, música, pintura, desenho).
Brincar na terra em meio à natureza; ganhar um verso escolhido ou criado pelo professor; decorar e declamar o verso para guiá-lo a cada ano; descobrir a inteligência das mãos pintando, desenhando, esculpindo, modelando, construindo, costurando, tricotando; desfrutar de um ambiente de muita musicalidade; estudar fenômenos físicos e químicos do mundo de maneira instigante; fazer passeios, excursões e estágios para aprender geografia, botânica, astronomia, agricultura biodinâmica; envolver-se em cada etapa de um espetáculo teatral e, após um longo processo de criação coletiva, apresentá-lo para um público grande; com muito capricho, emoldurar cada página do caderno e construir seu próprio material didático; aprender a valorizar o professor, a professora e a missão de cada um.
Para a autora do Livro Eliane Dantas que é a jornalista e mestre em educação, o convite foi um presente que ela recebeu da pedagoga Mariana Matta Machado, a médica antroposófica Maria Regina Reis Cançado e a aconselhadora biográfica, Berenice von Rückert: Recebi tal convite como um presente e também como um grande desafio. Afinal, é a história de uma escola que está na memória afetiva de centenas de pessoas e que é parte bonita e significativa da Educação de Minas Gerais. Para lhes contar essa história, conversamos com dezenas de pessoas, pesquisamos arquivos, fontes, bibliografias. A colheita desse percurso é rica, é emocionante. Convido toda a comunidade escolar, as pessoas interessadas na Pedagogia Waldorf e em educação de crianças e jovens a relembrar, a conhecer e a se inspirar nessa escola genuína”, conclui a escritora que trabalhou no projeto por 3 anos e entrevistou 120 pessoas.
Quando e onde começou a pedagogia Waldorf
A primeira escola Waldorf foi fundada na Alemanha em 1919 por um industrial para os filhos dos operários. Rudolf Steiner, impactado pela 1ª Guerra Mundial, trabalhou por fortalecer os ideais da fraternidade, da liberdade e da igualdade. Hoje, são mais de 2000 escolas Waldorf no mundo.
A construção da sede da Pólen
A escola, com poucos anos de vida, tornou-se uma associação, contando até hoje com a colaboração voluntária de inúmeras pessoas para sua construção, seu crescimento e sua manutenção. Um exemplo da força da coletividade, da união e do altruísmo. A gestão é compartilhada, a presidência e a diretoria são eleitas em assembleias. Os professores também ocupam cargos dirigentes.
Um empréstimo da Associação Internacional dos Jardins de Infância Waldorf, na Alemanha, possibilitou a compra de um terreno de 5 mil m² no bairro Jardinaves, em Nova Lima. Foi uma longa jornada, a muitas mãos, para angariar recursos, pensar em projetos e administrar obras para tornar possível a construção das edificações.
Entre as ações para a construção, a comunidade escolar organizou a Campanha do Tijolinho. Usando barro, as crianças moldaram em caixinhas de fósforo tijolinhos simbólicos. As pessoas compravam quantos tijolos quisessem, e as crianças coloriam as “paredes” (papeis sufliftes) a cada venda realizada. Foram organizados também eventos, bazares, shows, espetáculos para angariar recursos. E muitas famílias adiantaram mensalidades, além de doar recursos financeiros.
Importância além dos limites de BH e Minas Gerais
O colégio criou o Curso Waldorf de Belo Horizonte, que se tornou uma referência em Minas Gerais e no Brasil na formação de professores e fomentou a criação de escolas em Belo Horizonte, em outras cidades de Minas Gerais e em outros estados do Brasil.
Lançamento do livro “O nascer e o crescer de uma escola Waldorf – A construção coletiva da Pólen Escola Waldorf – O atual Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais”
Dia: 15/06/2024, sábado – Horário: às 9h
Local: Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais: Rua Nossa Senhora de Fátima, 190, Bairro Jardinaves. Nova Lima – MG
O Blog foi provocado pela Fraternna Comunicação e Marketing – Jornalista Veronica Anselmo – www.fraternna.com e pelo Publicitário Hyé Ribeiro.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV e da Aliança Medicina & Pedagogia Antroposófica
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