A hotelaria diante do cenário de instabilidade internacional – Por Roberto Bertino CEO da Nobile Hotéis

Não é preço baixo que leva hóspede para um hotel, são ações coletivas de geração de demanda, captação de eventos e negócios que garantem o sucesso da hotelaria

Foto: Divulgação San Diego Hotéis – Lobby do Hotel San Diego de Ipatinga – MG

Quem é do ramo hoteleiro e já enfrentou crises de ocupação no setor sabe muito bem que nos períodos de baixa ocupação, equivocadamente, por pressão de investidores, inexperiência de gestores hoteleiros, é comum abaixar preço na esperança de aumentar ocupação. Neste caso, o barato pode sair caro, quando lembramos e valorizamos qualidade, conforto, segurança e perenidade do negócio.

O engano do leilão de tarifas por vezes pode ser fatal e com consequências nefastas para o mercado. Não é preço baixo que gera demanda em mercados onde a oferta de quartos hoteleiros está em desequilíbrio, mas ações coletivas de geração de demanda para o destino. Raramente um hotel é atrativo em si mesmo. A exceção vale para resorts e parques cuja finalidade é o lazer.

A inexperiência de profissionais que acham que o universo hoteleiro se restringe à porta do hotel para dentro, e a visão tacanha de alguns empresários do ramo, tem mostrado que baixar preço é fácil, mas não resolve o problema da ocupação, ao contrário, costuma não pagar as contas, sucatear o empreendimento e não remunerar investidores à altura dos investimentos que garantiram a existência do empreendimento.

A retomada do equilíbrio leva tempo e costuma gerar desgastes à imagem do hotel. Não há segredos na hotelaria quando o assunto é preço justo e produto de boa qualidade com valor agregado, a matemática é simples: Oferta e demanda de quartos hoteleiros não são iguais a frutas e legumes na feira. Manter um hotel em bom estado de conservação, com serviços de qualidade custa, não existem mágicas.

Preocupado com a instabilidade do cenário internacional e com a  competição predatória aqui, o CEO da Nóbile Hotéis, a quarta maior administradora hoteleira do país, faz alerta aos concorrentes e manda recado de incentivo para os investidores e colaboradores do grupo que é um dos que mais crescem no setor de hotelaria, hoje com 60 unidades em todo o Brasil.

Segue na íntegra a carta de Roberto Bertino, profissional experiente que é o fundador e presidente da Nobile Hotels & Resorts.

 

Foto; Divulgação Nóbile – Roberto e Emíria Bertino com Ricardo Pompeu, gestores da Nobile Hotéis

Prezados Investidores, Colaboradores e Parceiros,

Não cairemos na armadilha da guerra de preços do setor hoteleiro. Diante da alta de juros, inflação, guerra da Ucrânia, crise na cadeia de abastecimento e logística mundial, além de outros fatores que estão gerando situações de alta instabilidade, não podemos flertar com políticas agressivas de preços, pois, definitivamente, não é a melhor alternativa. 

Em conversa com o Ricardo Pompeu, nosso Vice-presidente de Vendas e Marketing, definimos que temos que reforçar com os nossos líderes dos hotéis o foco em fazer o cliente enxergar o valor por nós oferecido, pois se o cliente não reconhece esse valor, ele simplesmente o ignora e desvia sua orientação ao preço.

Agregar valor é a tônica da nossa estratégia comercial. A NOBILE dispõe de ferramentas que revelam com clareza aquilo que os clientes esperam de um hotel.  Através da atuação do nosso time de Inteligência de Vendas e do setor de Qualidade e Processos da companhia, temos o diagnóstico dos pontos fortes e dos pontos de melhoria dos empreendimentos da rede, como também dos seus respectivos concorrentes da cesta primária.

De posse dessas informações estratégicas, adotamos uma postura cujo o interesse legítimodo cliente norteia a nossa rotina comercial. Adotando essa postura, conquistamos a confiança dos  nossos clientes, melhores reviews (comentários) nos canais de distribuição e elevada reputação online, tornando-os menos sensíveis ao preço, realizando vendas recorrentes, menor volume de comissões pagas a terceiros, garantindo assim melhores margens às nossas operações.

Adotar uma estratégia desse nível não é uma tarefa fácil, mas após anos de treinamento do nosso time para que conheça do nosso negócio, investimentos em tecnologia e em marketing digital, estamos colhendo os bons frutos, sendo a NOBILE reconhecida como uma empresa que oferece uma excelente relação custo-benefício aos seus Investidores, agregando rentabilidade mensal e valorização patrimonial dos ativos sob sua administração e licenciamento.

Em dados consolidados da rede, no mês de junho ultrapassamos a meta global de receitas da rede em 14,85%, outro excelente resultado mensal em sequência, tendo como um dos vetores dessa majoração o aumento da demanda corporativa nos hotéis da rede atrelada à demanda das festas juninas nos hotéis do Nordeste. A diária média consolidada do mês de junho foi 2,9% maior do que a praticada no mês de maio/2022 e 6,4% maior do que a de junho/2021, resultado da estratégia de precificação do nosso inventário e trabalho excepcional do nosso time de Inteligência de Vendas.

Até a presenta data, o mês de julho/2022, com base no que já temos vendido e no forecast apresentado pelo nosso time comercial, nos indica que superaremos a meta de receita consolidada da rede. Estamos animados e confiantes que estamos na trilha correta. Atualmente, com mais de 60 hotéis e presente em cinco países da América Latina, sendo eles: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, seguindo seu plano de expansão, em junho/22, a NOBILE somou três novos hotéis ao portfólio, sendo eles: o CHARLES HOTEL BY NOBILE, na cidade de Porto Ferreira no estado de São Paulo; o FIGUEIRAS HOTEL & EVENTOS BY NOBILE, na cidade de São Miguel do Oeste no estado de Santa Catarina; e BORONI PALACE BY SAN DIEGO, na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.  

Oportuno lembrar que nossos Investidores podem consultar as tarifas e condições especiais para se hospedarem nos hotéis da rede através do nosso site www.nobilehoteis.com.br  Registro meus sinceros agradecimentos aos nossos Investidores pela confiança em nós depositada, aos nossos colaboradores pelo engajamento e trabalho frutuoso e aos nossos fornecedores e parceiros pela crença em nossa proposta de trabalho. 

A todos o meu cordial abraço!”

Vamos em frente!

Roberto M. Bertino

Fundador e Presidente

Nobile Hotels & Resorts

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com – www.conexaominas.com

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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