Adversidades reúne Secult-MG e entidades para trabalhar o turismo no Mar de Minas
Foto: Divulgação Secult-MG
Menos de uma semana depois do acidente que ocorreu na região dos cânions de Capitólio, o governo de Minas através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult-MG reúne todos os envolvidos para apresentar proposta de trabalho em conjunto por meio de grupo que fará análise e planejamento da segurança e reposicionamento do destino Capitólio e Mar de Minas.
A reunião ocorreu na Cidade Administrativa na tarde desta sexta-feira (14), por iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e contou com a presença das prefeituras de Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória, além das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Marinha do Brasil, Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s), Sebrae , Fecomércio e sociedade civil.
Foto: Divulgação Secul-MG
O grupo intitulado “Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas” tem como meta principal realizar diagnóstico minucioso nos cânios, e para isso usará laudos técnicos e geológicos dos órgãos competentes, começando pelas áreas interditadas.
A proposta da Secult-MG, aceita pelos presentes é composta de 4 eixos, sendo:
- Diagnóstico pormenorizado, geológico e estrutural do local.
- Ordenamento, regulamentação de uso e ocupação dos cânions e suas águas, por parte dos municípios, visando a segurança dos usuários, trabalhares e turistas.
- Formação, informação e qualificação dos agentes públicos e privados, bem como usuários e turistas, sobre uso seguro da área.
- Reposicionamento de Capitólio e Mar de Minas como destino seguro dentro e fora do estado com projetos de marketing e promoção. (Neste ponto, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, propôs a criação de um edital específico para o Mar de Minas, visando a promoção de destino).
“Com segurança, planejamento, união, paz e seriedade. É como Minas se organizará para reestruturar o Turismo em Capitólio e região”, afirmou o secretário que cancelou sua viagem para Espanha na próxima semana quando participaria da Fitur, a maior feira de turismo da Europa.
Leônidas quer acompanhar de perto os desdobramentos deste e de outros eventos relacionados às chuvas que castigam o estado de Minas Gerais, incluindo os acidentes em Capitólio e Ouro Preto, todos afetando diretamente a cultura e o turismo do Estado.
Foto: Divulgação Secult-MG
O Sebrae esteve presente na reunião e pretende emprestar sua expertise ajudando no diagnóstico e recuperação do destino turístico. Marden Magalhães que comanda a instituição disse que não poupará esforços para que o Mar de Minas ofereça turismo seguro, com planejamento e qualidade. Ele acredita que o episódio foi uma fatalidade, impossível de ser prevista.
Superado a emergência em Capitólio, a Rede Integrada de Proteção será estendida para toda a região. A iniciativa envolve a Polícia Militar de Minas Gerais, a Secult, as prefeituras, além da cadeia produtiva do turismo e as comunidades lindeiras ao Mar de Minas. Tudo isso visando segurança e promoção do turismo, da cultura, a geração de emprego e renda nas 34 cidades que compõem o Lago de Furnas.
Foto: Divulgação Secult-MG
A reunião, que começou com um minuto de silêncio em respeito às vítimas do acidente, foi seguida de uma reflexão de cada um dos presentes. O prefeito de Capitólio, Cristiano Gerardão, agradeceu a iniciativa e afirmou que ela é fundamental para região, paras as famílias e para as pessoas que dependem da atividade turística para sobreviver.
Nos links é possível assistir parte do evento:
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com a manutenção deste blog anunciando, doando e compartilhando!