Aeroporto da Pampulha é o campeão de ocorrências envolvendo papagaios

Férias as ocorrências envolvendo papagaios aumentam, e só na Pampulha já foram 33 nos últimos meses

Foto: Waldo Lima – Aeroporto Carlos Drumond de Andrade – Pampulha

As férias escolares chegaram e com elas a garantia de lazer e diversão para garotada que neste período aproveita cada minuto sem os deveres que a escola exige.

Quem não se lembra da alegria de acordar tarde e encontrar com os amigos? Uma das brincadeiras mais populares nesta época do ano quando os ventos são favoráveis para soltar papagaio (pipa, quadrado, arraia, cafifa ou pandorga, dependendo da região).

É neste período que a atenção dos pais devem ficar redobradas, pois os riscos de acidentes com linhas de cerol cortantes, e para a aviação aumentam. O alerta é fundamental, principalmente para quem vive próximo aos aeroportos localizados em perímetro urbano em cidades conurbadas como Belo Horizonte.

O responsável pela área de Segurança Operacional da CCR Aeroportos, Luís Spanner, explica que a brincadeira pode causar interferências nos voos se praticada nas áreas de influência dos aeroportos, inclusive com riscos dos papagaios serem sugados pelas turbinas das aeronaves. O risco vale para hélices de helicópteros no momento da decolagem ou da aterrissagem, caso a linha permita que o objeto voador invada a área do sítio aeroportuário.

Foto: Acervo Aeroporto da Pampulha

O especialista alerta ainda para a queda de pipas dentro do espaço do aeroporto, o que motiva a entrada de crianças e adolescentes em locais com alto risco de acidentes, e que por isso é necessário que os pais orientem os filhos para não praticarem a brincadeira nas proximidades dos aeroportos, e proíba a entrada deles nas suas dependências.

“A tentativa de entrada em áreas protegidas das pistas dos aeroportos pode gerar uma série de ocorrências, entre elas, incidentes como arremetidas de aeronaves durante processo de pouso e atrasos nas operações de decolagem”, ressalta Luis Spanner.

A CCR Aeroportos assumiu a operação do aeródromo regional na Pampulha em março de 2022, e o campeão de ocorrências é justo o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Aeroporto da Pampulha). Desde então foram identificadas 33 ocorrências com papagaios. Além da Pampulha em Belo Horizonte os aeroportos de Navegantes, Goiânia, Teresina e São Luís, registraram ocorrências com papagaios em locais de risco, somando 61 registros.

“Nos aeroportos administrados pela CCR, observou-se que 48% das ocorrências com pipas afetam as operações da pista de pouso e decolagem, com a queda ou sobrevoo de pipas nos aeródromos. Também detectamos que o dia da semana em que mais ocorrem eventos com pipas é no domingo, principalmente no período da tarde, entre 14 e 18h”, destaca Luís Spanner.

Ocorrências no Aeroporto da Pampulha

Das 61 ocorrências registradas em aeroportos administrados pela CCR, 33 ocorrências afetaram as operações no aeroporto de Belo Horizonte. As ocorrências foram registradas, por exemplo, na pista de pouso e decolagem e nas pistas de táxi, gerando impactos nas operações aeroportuárias.

O Código Penal, no seu Art. 261, versa sobre as consequências para quem expõe a perigo, aeronaves. Vale para quem praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea, sendo considerado crime, com pena de dois a cinco anos de prisão.

Luís Spanner, relata que a CCR aeroportos trabalha para aumentar cada vez mais a segurança das operações e convida a população dos bairros no entorno do sítio aeroportuário da Pampulha para que não soltem papagaios no seu entorno.

Na eventualidade de uma pipa cair no interior do aeroporto, a empresa orienta que as pessoas não tentem entrar na área operacional para resgatá-la, mas que procure a administração do aeroporto, evitando assim riscos de acidentes e interrupção das operações do aeroporto.

Sobre a CCR Aeroportos

Foto: Divulgação CCR Aeroportos

Operando 20 aeroportos em 4 países a CCR Aeroportos assumiu a gestão de 17 aeroportos em 9 estados brasileiros, ocupando a posição de maior operadora aeroportuária do Brasil. A CCR está presente em São Luís e Imperatriz (MA); Palmas (TO); Teresina (PI); Petrolina (PE); Goiânia (GO); o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha (MG); Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); Navegantes e Joinville (SC); e Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). Já fora do Brasil a CCR opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). As operações da CCR Aeroportos movimenta mais de 42 milhões de passageiros/ano.

Fonte para matéria: Race Comunicação.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG.

WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com – www.conexaominas.com

Colabore com a manutenção deste Blog anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Pix para doações: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas