Boas práticas ambientais aliadas a ações de inclusão social por meio de reciclagem do lixo aeroportuário
Foto: Diário do Comércio – Reciclagem no Aeroporto de Belo Horizonte
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, administrado pela BH Airport, empresa comandada pelo CEO Kleber Meira, recebe premiação internacional por práticas ambientalmente corretas na sua operação diária. O evento Reports Council International (ACI) foi realizado durante a edição deste ano do “Green Airport Recognition”, Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), em Cancún, no México na última quarta-feira (24).
Do Aeroporto Internacional saíram mais 1,6 mil toneladas de resíduos que foram doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare) de Lagoa Santa, cidade lindeira ao sítio aeroportuário, impactando diretamente e positivamente nada menos do que 30 famílias que vivem da reciclagem de resíduos.
Materiais que ao invés de virar lixo sólido, como plástico, papel, papelão, vidro, pallets de madeira, vidro e metal, vai ser reutilizado pela indústria, diminuindo os impactos ambientais e a emissão de Co2. O Superintendente do Aeroporto destacou em entrevista coletiva que o prêmio motiva as equipes operacionais do aeroporto a separar o lixo reciclável, que vira oportunidade para que famílias que dependem disso possam trabalhar e tira o sustento.
“Trata-se na verdade de um projeto de inclusão social e ao mesmo tempo de preservação do meio ambiente para comunidades que vivem no entorno do sitio aeroportuário”, relata Kleber Meira.
Foto: Acervo Ascamare – Sede da Associação em Lagoa Santa
A premiação mostra que a BH Airport está no caminho certo.
O Green Airport Recognition dá aos aeroportos a oportunidade de praticar ações socioambientais conectando elas a outras ações sociais de relevância para as comunidades vizinhas aos sítios aeroportuários não só no Brasil, mas em várias cidades mundo a fora. Porém Os critérios para o reconhecimento exige engajamento das equipes que operam os aeroportos, do nível mais baixo ao nível mais alto da gestão. No linguajar industrial, do chão de fábrica ao presidente da empresa.
O projeto é um exemplo de como uma atitude simples pode fazer a diferença, relata o CEO da BH Airport: “O resultado é fruto do engajamento da comunidade aeroportuária que separa corretamente os resíduos recicláveis. A iniciativa contribui para a economia de recursos naturais, para o descarte adequado dos materiais, bem como traz reflexos positivos para a comunidade”, reforça Kleber.
Além de Belo Horizonte, participaram representantes de aeroportos importantes como o de Istambul /Turquia; Toronto / Canadá; Munich/ Alemanha; Oman / Katar; Lima / Peru e Cancun / México. Durante o evento houve debate sobre a retomada do setor, desafios e as possibilidades de práticas ambientalmente sustentáveis para mitigar os impactos ambientais causados pelos aeroportos.
O CEO do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte lembra ainda que “é fundamental pensarmos cada vez mais em novas tecnologias e inovações que ampliem a competitividade dos equipamentos e coloquem a sustentabilidade em um novo patamar”, destaca.
Foto: Divulgação BH Airport – Panorâmica do Aeroporto Internacional de BH
Pré-requisitos para a certificação
A “creditação” ou certificação ocorreu em setembro de 2021, quando o aeroporto foi reconhecido com o nível 2 de emissões de carbono pelo programa da ACI, sendo premiado pelo esforço de adotar práticas capazes de reduzir emissão de gases de efeito estufa, considerados os vilões do aquecimento global.
A pandemia fez o processo de aferição ficar parado durante o ano de 2020, sendo retomado de forma on-line em 2021. O processo de renovação envolve o acompanhamento e a medição do nível de emissões, de forma gradativa. Medem-se as emissões de gás carbônico referente aos anos de 2019, comparativamente aos anos de 2018 e 2017. 2020 praticamente não houve emissões, pois o aeroporto teve suas atividades reduzidas significativamente.
O projeto que dá sustentação à certificação envolve as áreas administrativas e de qualidade, segurança, meio ambiente, manutenção, terminal de passageiros e cargas do Aeroporto Internacional. “São iniciativas simples, mas com resultados relevantes”, relata Ana Lúcia, uma das colaboradoras do aeroporto que é entusiasta da ideia e que trabalha na manutenção e limpeza do terminal de passageiros, exemplo do desdobramento de metas estabelecidas pela alta cúpula da BH Airport.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com a manutenção do Blog anunciando ou doando!