Agora é a vez do teatro ganhar incentivos em Minas Gerais com o projeto “Encontros com a Arte e a Cultura”

Governo de Minas reúne produtores de teatro no projeto “Encontros com a Arte e a Cultura” reafirmando compromisso com o setor 

Foto: Divulgação Internet – Igor Arci – Secult

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), promoveu na última sexta-feira (20) a primeira edição do projeto “Encontros com a Arte e a Cultura de Minas Gerais”, no Palácio da Liberdade. O objetivo do projeto é ampliar o diálogo com os profissionais e atores do setor cultural. O responsável por isso é o subsecretário de Cultura, Igor Arci.

É a primeira vez que o “Encontros com a Arte e a Cultura de Minas Gerais” acontece no sentido de unir poder público e agentes produtores da arte. De acordo com o subsecretário Igor, o setor teatral tem um histórico de grande participação nos mecanismos de fomento, com a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) e o Fundo Estadual de Cultura (FEC).

O primeiro grupo, dos vários segmentos culturais que temos, é o teatro, justamente pelo grande número de propostas inscritas em nossa Plataforma Digital. Isso simboliza a grande mobilização que existe nas Artes Cênicas para que todos os envolvidos nessa cadeia possam usufruir de nossos mecanismos de incentivo. Promover esse encontro e conversar sobre o que já foi feito e o que ainda pode ser executado é muito importante para o trabalho que queremos realizar”, destacou o subsecretário.

O encontro contou com a participação da Diretora de Monitoramento e Prestação de Contas da Secult, Janaína Silva, da Diretora de Articulação e Integração Cultural, Natalie Oliffson, de representantes do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec), do presidente da Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula, de gestores culturais de outros espaços de Belo Horizonte, artistas e produtores.

Foto: Igor Acir Subsecretário de Cultura – Secult-MG

Na pauta mais um exemplo de projeto de transversalidade entre turismo e cultura: O edital Desperta Cultura, publicado em 2021 tem o foco na formação e a qualificação dos profissionais da área cultural, incluindo pesquisa, documentação, seminários, cursos, oficinas, workshops entre outras atividades.

O edital Desperta Cultura é fundamental para que possamos efetivar as ações de descentralização e municipalização de recursos da Cultura. É por meio dele que nós também possibilitamos a formação e a qualificação de profissionais da área, destinando montantes que são voltados para iniciativas como Bolsas de Estudo e a realização de cursos, oficinas e outras atividades profissionalizantes”, destaca o subsecretário Igor Arci.

A Secult vai anunciar, em breve, chamamento público para ocupação dos mais de 30 centros que fazem parte do roteiro turístico em Belo Horizonte. A iniciativa visa fomentar a arte e a cultura na capital, possibilitando o diálogo também do teatro com o turismo. Tudo isso integrando o Circuito Liberdade com diferentes atrações. É a materialização da transversalidade entre a Cultura, Teatro e o Turismo.

A atriz Rita Clemente também participou do encontro. Para ela, as iniciativas voltadas à formação não só de artistas, como de público, representam uma grande oportunidade para o fortalecimento da cena teatral em Belo Horizonte e em todo o estado. “A formação de atores e diretores de cena é muito importante para a história do teatro mineiro”, destacou Rita Clemente.

Encontros  Gastronômicos

Foto: Divulgação Secult-MG – Primeiro Encontro Gastronômico no Palácio da Liberdade Out/2021

A Secult deu início a uma série de conversas com o setor do Turismo em 2021.  No primeiro encontro, realizado em outubro, o tema foi a cozinha mineira. Com mais de 40 chefs convidados. O encontro foi pautado na versatilidade da gastronomia do estado e como o estímulo a esse setor criativo pode potencializar o turismo, projeto contido no plano de valorização da cozinha mineira.

O edital Reviva Turismo já foi lançado pela Secult, e vai promover a cozinha mineira; a valorização dos povos tradicionais; o ensino da cozinha mineira nas Escolas de Gastronomia do Estado; capacitação de profissionais do setor; e uma promoção para que a cozinha mineira se torne Patrimônio Cultural da Humanidade.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção deste Blog doando, anunciando ou compartilhando!

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas