Agrishow é palco de celebração da joint-venture entre Alagro Finance e TMX Energy para levar crédito descomplicado, energia solar e irrigação para o produtor rural

Alagro e TMX Energy estiveram juntas na abertura da Agrishow em Ribeirão Preto para lançamento do projeto Alagro Finance

Foto: Divulgação Alagro – Aldo Rebelo

A maior feira de tecnologia em espaço aberto do mundo, a Agrishow, começou no último domingo (28) em Ribeirão Preto-SP, vai até dia 3 de maio com presenças ilustres e perspectivas alvissareiras de recorde de negócios e público, são esperados mais de 200 mil visitantes e R$14 bi em negócios. Estiveram na abertura o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado,  além da presença marcante do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. A atração da Agrotalk foi o jantar oferecido pela AGX Estratégias, com apoio institucional da Academia Latinoamerica do Agronegócio – ALAGROTMX Energy, empresa especializada em energia verde.

Foto: Divulgação TMF Energy – Luanda Mayrink , Hiury Gutemberg, Manoel Mário de Souza Barros e Luiz Guimarães

Nos 5 dias da Agrishow toda a região de Ribeirão Preto vira um oásis de oportunidade de negócios, disseminação de conhecimento, tecnologia e ciência de ponta para o Agro. Foi pensando nisso e no futuro do agro brasileiro que nasceu o projeto Alagro Finance, uma plataforma de crédito fácil com taxas abaixo do mercado, para que todo e qualquer produtor rural que deseja participar da agricultura regenerativa sustentável possa ter acesso ao crédito, assumindo um compromisso com a transição energética de matriz solar, 100% limpa e renovável, com apoio e sinergia da Sociedade Rural Brasileira.

Foto: Divulgação Alagro – Aldo Rebelo, Bia Kicis, Rafael Erdreich e Paulo Junqueira

A oficialização do projeto aconteceu no Agrotalk, evento de abertura da Agrishow com a presença de autoridades, do presidente da Academia Latino Americana do Agronegócio, o advogado Manoel Mario de Souza Barros e do CEO da TMX Energy, o administrador Hiury Gutemberg que a parceria foi selada vindo a se tornar pública. Agora, por meio de uma plataforma de credito pré-aprovado, o agricultor e produtor rural poderá acessar, através da sua cooperativa, recurso para captação e armazenamento da água em locais onde a energia ainda não chega nas fazendas, aproveitando todo o potencial produtivo para o cultivo ou pastagem. Isso torna as propriedades ainda mais eficientes e lucrativas.

Foto: Divulgação Alagro – Tarcísio de Freitas, Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado

O projeto Alagro Finance já conta com a adesão da maior cooperativa de produtores rurais do mundo, a Cooxupé, cuja base de cooperados é de mais de 19 mil produtores rurais, que já podem acessar crédito para a tão sonhada independência energética, por meio de fonte limpa e moderna, cuja matriz é a energia solar através de painéis fotovoltaicos instalados dentro das propriedades, onde não existem redes de transmissão das concessionárias convencionais. Os painéis solares podem ser instalados em áreas remotas aproveitando a incidência de luminosidade e servindo de base para a alimentação dos pivôs de irrigação, que, para o pequeno produtor rural significa uma injeção de ânimo, mitigando os custos de produção e tornando o agro brasileiro ainda mais competitivo dentro e fora do Brasil.

Foto: Reprodução TMX Energy – Hiury Gutemberg e Aryane Garcia

A TMX Energy é a única empresa do segmento que possui FIDIC próprio para instalação de painéis e construção de usinas que podem ser financiadas sem que o produtor tenha que desembolsar recursos financeiros. O financiamento é feito utilizando a própria conta de energia e paga com o excedente da geração que é injetada na rede, fazendo as compensações. Um modelo fácil e descomplicado que estará disponível na cooperativa. Todas as cooperativas em todo o território nacional poderão oferecer, via Alagro Finance, crédito pré-aprovado para os seus cooperados.

Foto: TMX Energy – reprodução – Hiury Gutemberg e Tarcísio de Freitas

A ação beneficia o setor agropecuário, em especial o pequeno e médio produtor rural que via de regra tem dificuldades para acessar o crédito e não tem bens para dar como garantia.  A TMX está cadastrando todas as cooperativas agropecuárias do país e disponibilizando cerca de R$400 milhões até o final de 2024. Com energia nos pontos mais remotos das fazendas é possível bombear água, armazená-la e por gravidade permitir, através dos pivôs, a irrigação das fazendas.

Foto: TMX Energy – reprodução – Hiury Gutemberg e Jair Bolsonaro

De acordo com o presidente da Alagro, a joint-venture é uma grande oportunidade de buscar a desoneração dos custos fiscais e tributários no campo. Segundo ele o produtor rural simboliza a verdadeira agricultura familiar que acorda cedo e trabalha muito, lidando com as intempéries do clima, solo e dificuldades de crédito. É a tecnologia, o conhecimento cientifico adquirido na pesquisa e na ciência agronômica, aliados à engenharia financeira e o cooperativismo à serviço da desoneração da produção agropecuária brasileira. A escolha da TMX Energy não é por acaso, relata o presidente da Alagro, em entrevista exclusiva para o Blog:

Foto: Alagro reprodução – Maurílio e Rodrigo Biagi.

“A TMX tem larga expertise no ramo, já construiu mais de 2,5 mil usinas solares de diversos tamanhos, tem capacidade e escala para negociar painéis com preços competitivos e isso possibilita a instalação de usinas de acordo com a demanda individual ou mesmo coletiva, reforçando a importância do cooperativismo na aquisição de energia limpa e barata. E o principal, tem parcerias com fundos que lhe dão lastro para financiar o produtor rural a longo prazo”, destacou Manoel Mario de Souza Barros, um dos responsáveis pela continuidade do legado de Alysson Paolinelli à frente também da Rede Alysson Paolinelli de Sustentabilidade e paz. 

Foto: TMX Energy reprodução – Ronaldo Caiado e Hiury Gutemberg 

Para o CEO da TMX Energy, o administrador Hiury Gutemberg, esta aliança vai possibilitar um ganho expressivo para a agropecuária brasileiro que tem no pequeno produtor uma grande força: “Com esta parceria estamos disponibilizando crédito descomplicado de quase meio bilhão para facilitar o acesso a energia e a água que alimenta os pivôs das fazendas onde ela não chegava por falta de energia. Trata-se uma cruzada pela renovação energética, pela independência do produtor com um dos insumos que mais impactam seus resultados, a conta de energia, onde antes ela não chegava. Estamos no ramo de energia desde 2012, temos conseguido contribuir para a transição energética do Brasil e entendemos que chegou a hora da agropecuária resolver um dos seus maiores gargalos que é o da irrigação com custo baixo em todo o perímetro da fazenda, e de quebra, a adesão a economia verde que é requisito para players internacionais que compram os produtos produzidos pelo agro brasileiro”, destacou o CEO da TMX Energy, empresa genuinamente mineira com braço em São Paulo e representações em todo o país.

Foto: Reprodução Alagro – Deputado Lupio da FPA

Estiveram presentes no jantar oferecido pela TMX, os representantes da Alagro Experiencie, Maurício Salvo e Fabrício Alves, além da diretora institucional Lorena da Costa Pereira, do Diretor Regional/SP Fábio Pallaretti Calcini, e o presidente do Conselho Superior da Alagro, o ex-ministro Roberto Rodrigues. Também presentes, Carla de Freitas do Núcleo Feminino do Agronegócio e várias autoridades da política e do mundo agro, incluindo o senador Marcos Pontes, o ex-Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Paulo Junqueira, o deputado federal Lúpio da FPA, Maurílio e Rodrigo Biagi.

Foto: Alagro divulgação – Aldo Rebelo e Hiury Gutemberg

 O vice-presidente da República – Geraldo Alkimin não participou da Agrotalk, mas esteve na abertura da Agrishow acompanhado por uma comitiva que incluiu o Ministro da Agricultura – Carlos Fávero, a Ministra de Ciência e Tecnologia – Luciana Santos. Presentes também o presidente da Agrishow – João Carlos Marchesan, o presidente da Sociedade Rural Brasileira – Sérgio Bertolozzo, a presidente da EmbrapaSilvia Massruhá, o presidente da Alagro – Manoel Mários de Souza Barros, entre outras autoridades.

Durante o jantar, quem deu o show na Agro Talk foi o também ex-ministro Aldo Rebelo, uma das maiores autoridades do mundo em meio ambiente e sustentabilidade, que destacou a importância do “código florestal” que precisa ser revisto em face dos exageros impróprios para o Brasil e a flagrante necessidade de adaptação à realidade ambiental mundial.

Foto: Reprodução AGX – Aryane Garcia

Na bancada de debatedores, além de Aldo Rebelo, a deputada federal Bia Kicis, o Consul de Israel, Rafael Erdreich, o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Paulo Junqueira, entre outras autoridades diplomáticas e políticas. O ex-presidente Jair Bolsonaro, foi um dos convidados mais aplaudidos pelo público. Durante o seu governo de 2018 a 2022 o político mostrou ser parceiro de primeira hora do agro, aprovando medidas que fizeram o setor reconhecê-lo como um aliado estratégico de peso e prestígio. Quem também deixou marcas na abertura do evento foi a CEO da AGX Estratégias, na ocasião, investida da tarefa de mestre de cerimônia, Jornalista Aryane Garcia, que esbanjou vitalidade, conduzindo a cerimônia com maestria, presença de espírito e uma aura magnetizante, impossível de não ser notada.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor

www.zeaparecido.com.br – www.conexaominas.com – WhatsApp:31-99953-7945

Voce pode colaborar com a manutenção do Blog Conexão Minas anunciando, compartilhando o seu conteúdo e doando pelo pix: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

1 Comment

  • Materia de muita relevância , por um momento , nos mostrou um Brasil que todos brasileiros de bem querem ver, não esse pesadelo que estamos vivendo, com esses quadrilheiros a frente de nosso país tentando a todos custo acabar com todos os setores que produzem no Brasil, o agronegócio responsável por 22% do PIB deve estar se beliscado se não é um sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas