Onda de calor forte toma conta do Brasil e sugere possibilidade de desabastecimento

Enquanto o hemisfério Norte das Américas registra nevascas poucas vezes vistas na Costa Leste dos EUA, no Brasil calor anormal parece ter chegado com força total em vários estados. Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de temperaturas elevadas percebida em todo o território brasileiro.

Defesas civis estaduais alertam para o fenômeno poucas vezes registrado. A grande mídia, ocupada em aterrorizar a população com a pandemia, até o momento ignorou os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. O fenômeno despertou atenção de Institutos estaduais que acompanham o clima, e os prognósticos revelam que fevereiro poderá registrar temperaturas acima da média histórica no hemisfério Sul Americano.

Foto: Acervo Internet sobre clima quente

Especialistas alertam para necessidade de cuidados especiais com crianças e idosos, portadores de pressão alta e doenças cardiovasculares, sugerindo que eles fujam da exposição ao sol. Ingestão de água durante todo o dia, interrupção de exercícios físicos entre 8h e18h, em locais abertos ajudam a proteger dos efeitos das altas temperaturas. Os mesmos institutos alertam também para o baixo índice de chuvas em parte do território brasileiro.

A falta de chuva e o calor excessivo é prenúncio de desabastecimento já que os reservatórios não dão conta do consumo da população por muito tempo sem que as chuvas ocorram. Autoridades seguem empurrando a construção de novos reservatórios que poderiam afastar o fantasma da falta de água na grandes cidades. Não por acaso nas últimas décadas, o desabastecimento tem rondado capitais brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e outras.

Fenômeno já ocorreu outras vezes 

Dar-se o nome de Equinócio quando o Sol está no ponto mais próximo da Linha Equador. A Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um dos hemisférios, o sul. Ofenômeno explica o início da primavera, porém, nestes últimos dias o astro rei atravessa o Equador à pino, trazendo temperaturas elevadas que devem permanecer pelo menos até o final da semana que vem.

Nos próximos dias a temperatura deverá flutuar entre 30 e 43 graus Celsius. Com este clima a desidratação e as insolações tornam-se mais comuns. A boa hidratação mantém a pressão arterial e evita maiores problemas para saúde humana e animal, não esqueça dos bichinhos de estimação. Os banhos frios são recomendáveis, assim como a ingestão de legumes, verduras, carnes brancas e frutas que ajudam a manter a boa saúde.

A palavra utilizada na abertura deste artigo não é exagero. Desde a última quinta-feira (27) recebi mensagens de leitores de várias partes do Brasil mencionando desconforto por causa do calor. Neste sábado (30) a onda aumentou, foram centenas de mensagens fazendo menção às altas temperaturas em cidades de clima normalmente temperado.

Uma boa forma de saber se o calor está acima da média, basta colocar uma vela nova em local aberto, para quem mora em casas ou tem áreas de lazer em condomínios. Posicione a vela no sol, se ela derreter, o nível de calor pede atenção. Recomenda-se neste período baldes ou bandejas com água nos ambientes internos, o que ajuda a manter a humildade e a temperatura um pouco mais amena.

Fique atenta(o) também aos sinais de insolação que podem ser facilmente identificados. Lábios secos e corpo mole devem ser tratados como sinais que indicam possíveis falhas em órgãos vitais. Neste caso busque ajuda médica. Verifique além dos lábios secos se os olhos estão mais fundos, isso também pode indicar desidratação.

José Aparecido Ribeiro é jornalista independente em Belo Horizonte

Contato: jaribeirobh@gmail.com = WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

  • Este blog não recebe verbas públicas, mas precisa sobreviver e aceita doações ou anúncios.

3 thoughts on “Onda de calor forte toma conta do Brasil e sugere possibilidade de desabastecimento

  1. Acredito que a grande área devastada por incêndios e desmatamento, além eliminação da mata ciliar nas nascentes e ao longo dos rios, e toda poluição que o ser humano vem causando são as principais causas desse problema. A Cidade do Rio de Janeiro e toda área metropolitana está sob fortíssimo calor há muitos dias sem previsão de chuva, pois a umidade da Amazônia não tem vindo até aqui.
    Infelizmente, os atos de uns afetam o Brasil e os países vizinhos.
    Interesses escusos justificam esse mal. Só Deus nesta terra!
    Parabéns pela matéria!

  2. Olá,Boa tarde,
    Prezado amigo DT,José aparecido, não presiza se proucupa pq agora é final dos tempo eu não assusto com os acontecimento,?
    A oferta k eu faço e será k não está chegando os fins dos tempo ,ou senhor não acreditas nisso ,olha venho a companhando a tempo os acontecimento k chama atenção de quem raciocina ,pois bem vamos fatos.
    1,pai matando filho, e filho matando Pai,Mãe namorando filho,filha namorando pai,quem es
    Tá vendo isso sabe k ,já Tá nas professora,
    De apocaliccio,tem mais acontecimento k não citei ak,
    Terremotos , temos tanbem outros acontecimentos ,que tem chamado atenção muinto dentro dos apocaliccio,
    A poucos dias encima de nos vinha um veículo em alta velocidade bateu sobre um outro indivíduo e o mesmo não aconteceu nada todos k ali olhava dizia esse foi pro enfermo,outro a mesma coisa,cendo k ele está ali centrado todo surjo e dizia pessoal porq julga a pessoa deste acidente não faça isso pq ela era ateu hoge e filho do homem,muintos olharão e não dava ouvido,até k chegou a polícia a mesma coisa,e esse aí já era desceram lá olharão não virão ninguém lá,olharão no Rio desce em vós alta chama o corpo de bombeiros só pode tá no Rio uma desgraça desta,quando um menino chegou e disce moço tem um homem ali k se disci k e o motorista, aí, a polícia foi até essa pessoa e dissi se vc o motorista prova,ele sim está comigo ak minha pasta moço de documento,
    Forao conferi era ele foi ak interrogação k eu acredito k levou quase 6horas ,esse episódio não foi comentado pq era candestina e carga valioza,
    Entro essas e outras acontecimento k nos. Não sabemos,
    Disculpa talvez pode ter ficada meio confusa mais e a pura verdade,
    João françisco da cruz
    Buritis,Rondônia,Brasil,Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.