Foto: Acervo Alfatur – Francisco e Gianfrancesco Demingo
A retomada da atividade econômica pós-pandemia vem ocorrendo de forma gradual, e um dos setores que mais sentiram na pele os efeitos do lockout mundial foi o de turismo, em especial as agências de viagens que tiveram suas atividades paralisadas por praticamente seis meses. A Alfatur, agência do experiente Francisco Demingo, ex-Varig, foi uma das primeiras a retomar os atendimentos presenciais no bairro Ouro Preto em BH.
Por mais que existam tecnologias e internet a serviço da concretização de reservas, a preparação de uma boa viagem exige o contato pessoal, essa é a opinião de Francisco Demingo, um veterano no turismo que soube acompanhar a evolução do setor: “Nada substitui o olho a olho na hora da decisão da escolha de um destino e os detalhes de uma viagem”, afirma. Ele chama atenção para a importância da experiência na montagem de pacotes e na assistência que o viajante necessita e é fundamental para segurança, antes, durante e depois da viagem.
A Alfatur prepara roteiros e boas opções para o publico belo-horizontino pós-pandemia. Demingo lembra que a procura por viagens nacionais com pouco tempo de voo e hotéis com áreas de lazer estão sendo comuns: “Embora a maioria das pessoas estejam trabalhando dentro de casa, o estresse provocado pelo confinamento sugere programas relaxantes capazes de revigorar as energias, sobretudo empresários, profissionais da saúde e executivos que nos últimos seis meses estiveram no front da pandemia ou mesmo confinados no home office”, ressalta.
A Associação Brasileira de Agências de Viagem – ABAV-MG, cujo presidente em Minas é o também experiente empresário Alexandre Xavier, informou que o setor esta retomando sua rotina presencial, em especial aquelas agências que possuem nos seus portfólios contas corporativas, atendendo às empresas. O clima de otimismo segue também junto às operadoras representadas pela Braztoa – Associação das Operadoras de Turismo, que registrou retorno de 80% das operações presenciais nos últimos dois meses. O setor espera recuperar parte do tempo e dos recursos perdidos nos últimos seis meses com as festividades de final de ano e férias.
Carreira de sucesso que começou na Varig em 1956
O CEO da Alfatur é reconhecido pela sua experiência e carreira de sucesso na Varig, empresa onde ingressou em 1956, aos 13 anos como office boy no aeroporto da Pampulha, chegando a supervisor do despacho. Naquela época o trabalho infantil era permitido e contava prazo para aposentadoria. Em 1965 Demingo foi promovido para promotor, tornando-se gerente de vendas três anos depois, o mais jovem no cargo numa empresa do porte da Varig. Em 1985 virou gerente geral para Minas Gerais, e em 1990 foi transferindo para ser o representante da Cia. aérea brasileira na Costa Oeste dos USA, até o Havai, com base em Los Angeles – CA.
Após a Copa do Mundo de 1994 reassumiu a gerência geral para Minas e Espírito Santo da Varig e encerrou sua carreira na aviação para começar sua nova missão como consultor em turismo prestando serviço na Master Turismo do também conhecido e respeitado Fernando Meira, até o fatídico 11 de setembro de 2001 quanto então tomou a decisão acertada de criar sua própria agência, em momento que parecia o menos oportuno.
Foto: Pai e filho que comandam a Alfatur – Francisco e Gianfrancesco Demingo
Demingo acreditou no turismo e na sua experiência para empreender e criar a Alfatur, e não se arrepende, pois construiu uma rede de clientes que não viajam sem antes consultar a agência que ele comanda ao lado do filho Gianfrancesco Demingo, a nora Verusca e outros colaboradores que estão na empresa há 18 anos. O empresário acredita no Brasil e no potencial do turismo que na visão dele, é a solução para economia do país.
José Aparecido Ribeiro é jornalista em Belo Horizonte
Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
- A Alfatur fica aberta diariamente de 8h às 19h e está localizada na Rua Conceição do Mato Dentro, 173 e 175 no bairro Ouro Preto, com facilidade para estacionamento. alfatur.com.br