Alfatur, do conhecido Francisco Demingo, retoma atividades presenciais com promoções

Foto: Acervo Alfatur – Francisco e Gianfrancesco Demingo

A retomada da atividade econômica pós-pandemia vem ocorrendo de forma gradual, e um dos setores que mais sentiram na pele os efeitos do lockout mundial foi o de turismo, em especial as agências de viagens que tiveram suas atividades paralisadas por praticamente seis meses. A Alfatur, agência do experiente Francisco Demingo, ex-Varig, foi uma das primeiras a retomar os atendimentos presenciais no bairro Ouro Preto em BH.

Por mais que existam tecnologias e internet a serviço da concretização de reservas, a preparação de uma boa viagem exige o contato pessoal, essa é a opinião de Francisco Demingo, um veterano no turismo que soube acompanhar a evolução do setor: “Nada substitui o olho a olho na hora da decisão da escolha de um destino e os detalhes de uma viagem”, afirma. Ele chama atenção para a importância da experiência na montagem de pacotes e na assistência que o viajante necessita e é fundamental para segurança, antes, durante e depois da viagem.

A Alfatur prepara roteiros e boas opções para o publico belo-horizontino pós-pandemia. Demingo lembra que a procura por viagens nacionais com pouco tempo de voo e hotéis com áreas de lazer estão sendo comuns: “Embora a maioria das pessoas estejam trabalhando dentro de casa, o estresse provocado pelo confinamento sugere programas relaxantes capazes de revigorar as energias, sobretudo empresários, profissionais da saúde e executivos que nos últimos seis meses estiveram no front da pandemia ou mesmo confinados no home office”, ressalta.

A Associação Brasileira de Agências de Viagem – ABAV-MG, cujo presidente em Minas é o também experiente empresário Alexandre Xavier, informou que o setor esta retomando sua rotina presencial, em especial aquelas agências que possuem nos seus portfólios contas corporativas, atendendo às empresas. O clima de otimismo segue também junto às operadoras representadas pela Braztoa – Associação das Operadoras de Turismo,  que registrou retorno de 80% das operações presenciais nos últimos dois meses. O setor espera recuperar parte do tempo e dos recursos perdidos nos últimos seis meses com as festividades de final de ano e férias.

Carreira de sucesso que começou na Varig em 1956

O CEO da Alfatur é reconhecido pela sua experiência e carreira de sucesso na Varig, empresa onde ingressou em 1956, aos 13 anos como office boy no aeroporto da Pampulha, chegando a supervisor do despacho. Naquela época o trabalho infantil era permitido e contava prazo para aposentadoria. Em 1965 Demingo foi promovido para promotor, tornando-se gerente de vendas três anos depois, o mais jovem no cargo numa empresa do porte da Varig. Em 1985 virou gerente geral para Minas Gerais, e em 1990 foi transferindo para ser o representante da Cia. aérea brasileira na Costa Oeste dos USA, até o Havai, com base em Los Angeles – CA.

Após a Copa do Mundo de 1994 reassumiu a gerência geral para Minas e Espírito Santo da Varig e encerrou sua carreira na aviação para começar sua nova missão como consultor em turismo prestando serviço na Master Turismo do também conhecido e respeitado Fernando Meira,  até o fatídico 11 de setembro de 2001 quanto então tomou a decisão acertada de criar sua própria agência, em momento que parecia o menos oportuno.

Foto: Pai e filho que comandam a Alfatur – Francisco e Gianfrancesco Demingo

Demingo acreditou no turismo e na sua experiência para empreender e criar a Alfatur, e não se arrepende, pois construiu uma rede de clientes que não viajam sem antes consultar a agência que ele comanda ao lado do filho Gianfrancesco Demingo, a nora Verusca e outros colaboradores que estão na empresa há 18 anos. O empresário acredita no Brasil e no potencial do turismo que na visão dele, é a solução para economia do país.

José Aparecido Ribeiro é jornalista em Belo Horizonte

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

  • A Alfatur fica aberta diariamente de 8h às 19h e está localizada na Rua Conceição do Mato Dentro, 173 e 175 no bairro Ouro Preto, com facilidade para estacionamento. alfatur.com.br

4 thoughts on “Alfatur, do conhecido Francisco Demingo, retoma atividades presenciais com promoções

  1. O boi engorda com o olho do dono, de pai para filho, hoje a atividade de turismo exige muita credibilidade, pela história vimos que a Alfatur tem crédito.
    Estão acreditando no Brasil e em especial o mineiro que é chegado em uma praia.
    A oferta no pacote de viagem não precisa ficar restrito a um preço único, vc pod4e ir de avião, onibus ou trem, se for Cruzeiro ou viagens internacionais aí vai a competência de encontrar valores para o público alvo.
    Vamos aproveitar a vida e curtir o turismo, o conhecimento e a cultura de uma pessoa aumenta muito com a troca de relacionamento. Uma pessoa pouca viajada fica presa no seu mundo, tem dificuldades.
    Aproveito para comentar sobre candidatos, a maioria nunca saiu do seu bairro.
    Como vai exigir uma obra se nunca viu nada.
    É como um certo Prefeito que foi comentar com o engenheiro sobre uma ponte em determinado local, teve o parecer negado do engenheiro.
    O tal Prefeito questionou porque não naquele local, o engenheiro disse a ele que era devido a lei da gravidade.
    O Prefeito pediu então que revogassem tal lei.
    E assim caminha a humanidade.

  2. Só nos resta uma saida: Exigir do Bolsonaro que decrete a LEI MARCIAL, feche o STF, prenda todos, e leve os à JULGAMENTO por um TRIBUNAL MILITAR , pelo CRIME de LESA PATRIA.

  3. Grande De Mingo, amigo de décadas, profissional experiente e respeitado, probo e correto. A ele minha homenagem acompanhada de um forte abraço. Roberto Fagundes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.