Belo Horizonte comemora 124 anos com música, arte, gastronomia, cultura e turismo

Para comemorar os 124 anos da capital mineira, artes, gastronomia e música no Festival Cantos de Beagá
 
Foto: Fernando Pacheco Artista Plástico.
No palco Lívia Itaborahy, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco, Sérgio Pererê, Bárbara Barcellos. Na arte, Fernando Pacheco revela um pouco da história com palestras. E claro, não poderia faltar a gastronomia que há muito virou atrativo turístico. Tudo isso gratuitamente a partir de hoje sexta-feira (10), e amanhã 11 de dezembro.
Conhecida pelos seus diversos pontos turísticos, Belo Horizonte é gastronomia, arte e cultura. Para valorizar o que a capital mineira tem de melhor, a quarta edição do Festival Cantos trás ciclo de palestras, apresentações musicais, vídeos turísticos, pintura ao vivo, uma verdadeira experiência gastronômica pelo Centro da capital.
Foto: Igreja de São Francisco b- BH
 
A festividade, que comemora os 124 anos do município, terá como espaço principal o Sesi Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600 – Centro), além de outros locais icônicos da cidade e será apresentado no formato presencial com participação gratuita e tradução em libras.
De acordo com Lúcia Rêgo, diretora da Favo Cultural, empresa realizadora do projeto, a intenção é, além de comemorar o aniversário da capital mineira, mostrar um pouco da riqueza cultural e gastronômica, além de valorizar o potencial turístico. “Fizemos questão de gravar os vídeos musicais em pontos turísticos que retratam a nossa Belo Horizonte, trazendo artistas queridos que refletem a nossa mineiridade, como Paulinho Pedra Azul, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco e Bárbara Barcellos. Aliás, a Bárbara vai lançar durante o evento uma música inédita em homenagem a BH”, revela.
Foto: Lívia Itaborahy
Com a apresentação de Fernanda Izidoro, o festival é uma realização da Favo Cultural, patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.
Ciclo de Palestras
 
As palestras gratuitas e com emissão de certificados serão apresentadas no dia 10 de dezembro (sexta-feira) na Sala Multiuso Prédio B do SESI Museu de Artes e Ofícios. A primeira será a ‘Tendências no Turismo: Inovação e Criatividade’ que traz o conferente e docente do Senac Minas, Saulo Lisboa, das 14h às 16h. Já a segunda, ‘Turismo Inclusivo, Turismo de Todos’, acontece das 16h30 às 17h30 e terá, também, como discursador Saulo Lisboa. Dando sequência à programação, o público terá a palestra, ‘BH encanta com seus sabores!’, com a conferencista e docente Carolina Figueira. A apresentação acontece das 17h45 às 18h45.
Foto: Sérgio Pererê
Vídeos turísticos
O público ainda vai conferir vídeos turísticos da cidade, que unem a música aos pontos turísticos da capital. O objetivo é divulgar Belo Horizonte para o Brasil e reforçar a ligação dos moradores com a cidade. Com a participação de quatro artistas mineiros, a programação é composta por quatro clipes, gravados na Praça da Liberdade, Praça do Papa, Mirante do Mangabeiras e Parque das Mangabeiras, com os artistas Paulinho Pedra Azul, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco e Bárbara Barcellos, esta última, com um lançamento inédito durante o festival para celebrar o aniversário da capital mineira.
Foto: Barbara Barcellos
Turismo inclusivo
Para mostrar que Belo Horizonte pode receber o mundo, será realizada uma ação de turismo inclusivo, no dia 11 de dezembro, das 08h às 13h. Na programação, uma rica experiência pelo centro da cidade para um grupo de 10 pessoas surdas. “A intenção é ter um projeto piloto para fomentar iniciativas semelhantes na cidade. No roteiro, serão apresentados alguns dos locais mais icônicos do centro de BH, passando por lanchonetes, restaurantes, cafeterias, uma padaria com deliciosos pães artesanais e o nosso maravilhoso Mercado Central”, explica Lúcia Rêgo.
Música e arte
Para encerrar o festival, será realizado um show no dia 11 de dezembro, às 20h, em homenagem e presente aos 124 anos da capital, com o show ‘Belo Horizonte, a cidade que encanta’, com a cantora Lívia Itaborahy e tradução simultânea em libras.
Foto: Vista Panorâmica do Mirante das Mangabeiras.
A apresentação será realizada no hall de entrada do Museu de Artes e Ofícios, com as participações especiais de Ladston do Nascimento, Tadeu Franco, Bárbara Barcellos, Mariana Nunes e Sérgio Pererê;
Para os amantes da arte, haverá também a “Pintura ao Vivo” com o artista plástico Fernando Pacheco. Trata-se da realização ou execução de pintura, a partir da tela em branco e sem algum esboço prévio, tendo o público presente, acompanhando o trabalho, da primeira pincelada à última, em tempo real. A energia e expectativa faz dessas pessoas presentes, uma espécie de coautoras do quadro.
O Festival Cantos de Beagá acontece hoje (10) e vai até amanhã sábado (11) no SESI Museu de Artes e Ofícios – Praça Rui Barbosa, 600 – Centro, Belo Horizonte – Minas Gerais e pelo canal da Favo Cultural no YouTube.
Programe-se:
Palestra: Tendências no Turismo: Inovação e Criatividade
Palestrante: Docente Senac Minas Saulo Lisboa
Data: 10/12/2021
Horário: 14h às 16h
Palestra: Turismo Inclusivo, Turismo de Todos
Palestrante: Docente Senac Minas Saulo Lisboa
Data: 10/12/2021
Horário: 16h30 às 17h30
Palestra: BH encanta com seus sabores!
Palestrante: Docente Carolina Figueira
Data: 10/12/2021
Horário: 17h45 às 18h45
Local: Sala Multiuso Prédio B do SESI Museu de Artes e Ofícios
Evento gratuito e com emissão de certificado para os participantes.
Show em comemoração aos 124 anos de BH com Lívia Itaborahy e participações especiais
Dia: 11/12, às 20h
Local: Hall de Entrada do SESI Museu de Artes e Ofícios
Os clipes gravados com Paulinho Pedra Azul, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco e Bárbara Barcellos para homenagear BH estarão disponíveis no canal da Favo Cultural, no YouTube, no dia 10/12.
Favo Cultural no YouTube: https://www.youtube.com/c/FavoCultural
Os ingressos devem ser retirados previamente:
Show com Lívia Itaborahy e participações: https://bileto.sympla.com.br/event/70474/d/118035/s/702746
A informações são do Grupo Balo – https://www.grupobalo.com
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet MG
www.zeaparecido.com.br – Whatsapp 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com o Blog doando, compartilhando ou anunciando.

One thought on “Belo Horizonte comemora 124 anos com música, arte, gastronomia, cultura e turismo

  1. Porque falta tanta imaginação, promover um jogo combinado Atlético América e Cruzeiro com um adversário a escolher, fazer desfile estudantil e ou militares na Av Afonso Pena, distribuir balas e outros tipo papai Noel.
    Alegrar o povão é aniversário do povo.
    Mas essas coisas só pra ricos é cotidiano.
    Levar um grupo musical e ou cantor no Mineirão.
    Fazer desfiles dos aviões da esquadrilha da fumaça.
    Infelizmente é um Prefeito caricatura, fraco demais depois vem falar para os pobres.
    De quaisquer modo Parabéns BH, como foi bom qdo eu passeava e ou morei aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.