Belo Horizonte se consolida como destino para o réveillon exaltando a Liberdade e a segurança 

A celebração da virada reuniu na Praça da Liberdade mais de 100 mil pessoas em ação que visa trazer turistas para BH

O Blog não poderia deixar passar em branco a festa de Reveillon de Belo Horizonte (A Virada da Liberdade) realizada pelo Governo de Minas na Praça da Liberdade, com direito a transmissão ao vivo para todo o Brasil e espetáculo visual inédito, proporcionado por drones que vieram de Dubai exclusivamente para iluminar a grande festa que colocou a capital mineira no radar dos apreciadores do Reveillon mais exigentes do Brasil. Gente que vai onde o brilho é maior e não mede esforços para virar o ano em alto estilo.

Foram mais de cem mil pessoas reunidas no Circuito Liberdade para celebrar a chegada de 2024 na segunda edição da Virada da Liberdade, que veio acompanhada da maior infraestrutura já montada em BH para receber turistas de todo o país durante o Reveillon. Na programação além de luzes, brilho e tecnologia de ponta, a arte, a música, a dança e um pouco da cozinha mineira.

A atriz Nany People e a cantora Aline Calixto comandaram a contagem regressiva da sacada do Palácio da Liberdade saudando o eclético público e a chegada do ano novo, ambas destacando o valor da paz e a inovação que tem sido uma constante na pasta do turismo mineiro que bate recordes e cresce mais do que a média nacional depois que o secretário Leônidas Oliveira assumiu a pasta em plena pandemia da Covid-19 em meados de 2020.

Dando um colorido inédito e enigmático ao projetar figuras no céu que se refletiram nas nuvens baixas, o show de drones foi um espetáculo épico. BH nunca havia testemunhado esse tipo de tecnologia. As Imagens dialogaram com o público ao projetarem ícones do turismo mineiro e belo-horizontino: Esbanjando criatividade os organizadores projetaram o copo lagoinha, uma festa de congado, a capa do disco “Geraes”, de Milton Nascimento, Igrejinha da Pampulha e a bandeira de Minas Gerais, levando o público ao delírio, não só o que estava presente, como os que acompanharam ao vivo por diversas redes de TV, em transmissão nacional.

Como parte do Projeto Natal da Mineiridade, a Virada da Liberdade tem a marca do Governo de Minas via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult-MG e Fundação Clóvis Salgado, e visa dar projeção a capital mineira como destino turístico no período de fim de ano, revertendo uma imagem de que a capital não possuía atrativos, o que prejudicava sobremaneira a economia, em especial o setor hoteleiro, o entretenimento e o comércio. Dados do CDL/BH revelam que a iniciativa injetou na cidade mais de R$ 2,5 bilhões.

O evento que está na sua segunda edição e já conseguiu lotar hotéis, bares e restaurantes teve o patrocínio da Cemig por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Associação Mineira de Municípios (AMM), FECITUR – Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O Projeto do Governo contemplou 440 municípios mineiros.

O Blog conversou com o idealizador do projeto, o incansável Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais que é PhD em Cultura Européia, já esteve na Belotur e na Embratur. Natural de São Gotardo no Alto Paraíba, Leônidas Oliveira é cotado para compor os quadros políticos do Partido Novo nas eleições de 2026, e não economizou otimismo para a pasta que comanda:

“Em Minas, a cultura é fator de desenvolvimento. Esse espaço (Praça da Liberdade) é o espaço da humanidade, o Palácio da Liberdade também, ele está aberto à população, um lugar tão importante na nossa formação. Desejo a todos a liberdade de sermos quem somos”, destacou o secretário que vem promovendo uma revolução no turismo mineiro.

Mais discreto mas não menos competente, o presidente da Fundação Clóvis Salgado, o jornalista Sérgio Rodrigo Reis, que já comandou a Empresa Mineira de Comunicação, responsável pela Rede Minas, falou da importância do evento: “A Praça da Liberdade é o palco da Virada, traz alegria para a cidade. BH não pode ser só dos carros, da confusão do dia a dia. Tem que ter alegria e esses grandes eventos trazem isso”, lembrou o presidente que transformou o Palácio das Artes em um espaço democrático e de diversidade.

A Segurança virou atrativo em Minas Gerais 

Segurança tem sido um dos atrativos do governo de Minas e da Prefeitura de BH para atrair turistas. Mais um vez um esquema sincronizado de monitoramento, incluindo o trânsito e a presença das forças de segurança unidas, garantiu a tranquilidade do público no evento.

Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, BHTrans, Corpo de Bombeiros e segurança contratada pela organização atuaram em conjunto e ajudaram a fazer da festa uma grande celebração de paz e boas energias.  Não se teve notícia de ocorrências durante a festa de réveillon, consolidando BH também como um local seguro para grandes eventos com aglomerações.

Que venha o Carnaval da Liberdade gerando empregos, renda, e proporcionando aos foliões ambiente seguro, diverso e democrático. Quem gostava de sair da capital no período do carnaval para brincar em outras cidades e estados, deve pensar duas vezes, pois o Carnaval de BH vem melhorando a cada ano na sua capacidade organizativa, proporcionando ambiente sadio e seguro para os foliões.

Fotos: Reprodução Internet – Léo Bicalho – Governo de Minas

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Colabore com a manutenção do Blog anunciando, compartilhando e doando pelo pix:

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas