BH Airport comemora 9 anos de boa gestão à frente do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Em 9 anos passaram pelo Aeroporto Internacional de BH 90 milhões de passageiros em 875 mil pousos e decolagens

Foto: Blog Conexão Minas – Daniel Miranda, Coronel Guedes, Yvan Muls e Jader Kalid

Após 30 anos de operação, em 2014 o Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, deu um salto qualitativo que é reconhecido por passageiros e por agências especializadas de aviação internacionais. A concessão para a BH Airport completa 9 anos e foi uma transformação notável para quem usa o terminal intencional que é um dos maiores e mais premiados do Brasil.

O aeroporto foi projetado para receber 32 milhões de passageiros por ano, e caminha a passos largos para o sucesso operacional, batendo recordes de movimentação e satisfação dos usuários.  Ao longo desses nove anos, foram registrados mais de 875 mil pousos e decolagens e cerca de 90 milhões de passageiros passaram pelo terminal que vem se aperfeiçoando ininterruptamente. Foram investidos R$ 1 bilhão na ampliação e modernização das instalações.

“Temos muitos motivos para celebrar. Já são nove anos de dedicação a esse ativo potencial que é o BH Airport. Ao olhar para trás percebemos o quanto evoluímos e já contamos com um aeroporto mais bonito, moderno e funcional, pronto para receber as pessoas. Estamos sempre atentos às oportunidades de melhoria e o nosso trabalho segue firme, a fim de garantir a melhor experiência aeroportuária aos nossos clientes”, ressalta Daniel Miranda, que é o novo CEO do BH Airport.

O presidente destaca o trabalho realizado para ampliar a conectividade de Minas com o Brasil e o mundo. “Hoje, o nosso passageiro voa para os quatro cantos do país, além das operações internacionais. Somos o terceiro aeroporto com maior número de destinos do Brasil e seguimos em negociações para trazer novas rotas”, afirma.

De 2014 até 2023 as operações saltaram de 43 destinos atendidos para 63, e isso faz muita diferença para o crescimento do fluxo de passageiros que segue em curva ascendente de crescimento. “Esse número de rotas é fruto de um trabalho intenso de negociação e parceria com as companhias aéreas, sobretudo após a pandemia da Covid-19”, explica Daniel Miranda.

Destaque para o aumento expressivo de destinos internacionais que praticamente quadruplicou. Até 2022, o aeroporto tinha rotas para Lisboa, em Portugal, pela TAP, e Panamá, pela Copa. Já em março de 2023 foi lançado o voo para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca. Em junho a  inauguração das rotas para Curaçao, na ilha no Caribe, e para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela Azul, cujo hub é o segundo em volume da Cia Aérea. São esperados para setembro, lançamento do voo para Orlando pela Azul, e em novembro, Santiago, no Chile, pela Latam.

Foto: Blog Tudo Viagens

Cresce o mix de lojas – 90 operações

Os investimentos não param, inclusive no mall do aeroporto que virou um shopping de altíssimo nível, tudo isso contribuindo para que o aeroporto se tornasse referência nacional e internacional na qualidade da prestação de serviços para passageiros e visitantes. Trabalham no aeroporto um batalhão de pessoas que soma mais de 7 mil profissionais que fazem parte da comunidade aeroportuária. O contingente de pessoas circulando diariamente pelo aeroporto ultrapassa 15 mil pessoas e é maior do que muitas cidades mineiras.

Uma das obras mais robustas que aconteceram no aeroporto foi a construção do Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal que também passou por reforma no ano passado, com arquitetura arrojada e implantação de elementos da cultura mineira, com ampliação da área comercial e melhoria na circulação entre o portal de embarque e os fingers. São 32 pontes de embarque e desembarque.

O aeroporto tem hoje 90 operações comerciais distribuídas pelos dois terminais de passageiros. São lojas de conveniência, alimentação e serviços que aumentaram substancialmente o conforto e a comodidade de passageiros e visitantes. Só nos primeiros seis meses de 2023, foram 20 lojas, incluindo os últimos lançamentosdo MCDonald’s e da Milklândia, no último dia 2 de agosto.

Foto: Reprodução Assessoria de Comunicação BH Airport

Outra novidade é a unidade UAI Aeroporto que está em pleno funcionamento no primeiro pavimento (acima do Check-in 1), que possibilita sinergia entre o conceito de atendimento integrado ao cidadão com o acesso ágil e facilitado a diversos serviços públicos. São realizados, em média, 500 atendimentos por mês por meio do Portal mg.gov.br, pelo Aplicativo MgApp ou através do Terminal de Autoatendimento localizado na unidade.

Prêmios por excelência na gestão, boas práticas ambientais e sociais

Recentemente o BH Airport foi o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) de Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.

E não para por ai, no início de 2023, o BH Airport foi considerado o sexto mais pontual do mundo entre os aeroportos médios. No ranking mundial, o terminal internacional mineiro representa o Brasil com o OTP (On-Time Performance) com nota expressiva de 87,93. Em 2021 o Aeroporto conquistou prêmios de responsabilidade social e boas praticas ambientais com o selo verde, se destacando pelo trabalho que realiza com associação de recicladores de Lagoa Santa.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas