Feriado de Carnaval e novas conexões impulsionam a demanda ao longo do mês de 28 dias com recorde de passageiros
Foto: Divulgação BH Airport
Com o fim da pandemia, apesar da insistência da ANVISA em manter desnecessariamente o uso de máscaras inúteis nos aeroportos e voos domésticos, o feriado de Carnaval deve ser de grande movimentação de turistas no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte que é portão de entrada para o estado de Minas Gerais. Minas possui 853 municipios e em praticamente todos eles, o carnaval é comemorado em maior ou menor intensidade.
A BH Airport estima que 800 mil pessoas devem acessar o terminal de passageiros neste mês de fevereiro que tem dois dias a menos no calendário. A previsão do concessionário é de que o aeroporto tenha 7,2 mil operações de aeronaves, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação ao período pré-pandemia, esse número representa uma retomada de 93% das operações. Sinal de que só agora as coisas estão voltando a normalidade.
“Vivemos hoje um cenário mais favorável para a aviação, com os passageiros mais otimistas que podem viajar com tranquilidade. Os reflexos da pandemia da Covid-19 são uma realidade, mas estamos confiantes em resultados favoráveis para o setor como um todo. Este início de ano foi de boas notícias no BH Airport, com ampliação da nossa malha área internacional e fortalecimento do aeroporto como hub doméstico. Temos certeza que os mineiros estão muito bem servidos, com mercados atendidos em todo Brasil e também nos demais continentes”, ressalta Herlichy Bastos, diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport.
As novidades não param no aeroporto que é orgulho para os mineiros. Uma delas é a nova rota da Azul Linhas Aéreas para Palmas, uma oportunidade para quem quer conhecer belezas como do Parque Estadual do Jalapão. O voo inaugural está previsto para o dia 27 de fevereiro, às 23h40. Ao todo, serão quatro frequências semanais. Recentemente a Azul ampliou sua oferta de voos de 52 para 57 destinos.
“Diariamente, trabalhamos para fortalecer o BH Airport como hub doméstico e oferecer as melhores soluções para os nossos clientes, ampliando opções de rotas e destinos para todo o país, com conforto, tranquilidade e praticidade para os passageiros. Esperamos, em breve, anunciar mais novidades”, destaca Herlichy Bastos.
Foto: Divulgação BH Airport
Ampliação dos destinos internacionais
O BH Airport abriu 2023 operando o triplo de voos internacionais em relação ao ano passado. O aeroporto já contava com voos para Portugal (TAP) e Panamá (Copa Airlines). Em 26 de março, a rota para Bogotá, na Colômbia, também será inaugurada. Já os voos para Curaçao, no Caribe, começam em 24 de junho. Ainda estão previstos os voos para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Em breve, a Azul irá disponibilizar as datas.
Entre voos extras e regulares, em fevereiro, o BH Airport está conectado a: Aracaju (SE), Barreiras (BA), Belém (PA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Cruz (CE), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guanambi (BA), Ilha Comandatuba/una (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ipatinga (MG), Joao Pessoa (PB), Juiz de Fora Zona da Mata (MG), Lençóis (BA), Maceió (AL), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Natal (RN), Palmas (TO), Paracatu (MG), Parauapebas (PA), Patos de Minas (MG), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Jose do Rio Preto (SP), São Luis (MA), São Paulo – Congonhas (SP), São Paulo – Guarulhos (SP), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Varginha (MG), Vitoria (ES), Vitoria Da Conquista (BA). Além dos internacionais para Lisboa e Panamá.
Foto: Reprodução Azul Linhas Aéreas – A330
Todo mundo sabe mas não custa lembrar: Mineiro não perde o trem
Deixe a mala para depois, antes de arrumá-la você deve ficar atento à validade de toda a documentação necessária para o embarque, como RG, passaporte e visto. A atenção deve ser redobrada para os documentos de identificação dos menores de 18 anos. Autorizações específicas são exigidas para o caso do menor desacompanhado dos pais ou responsáveis nas viagens.
Dizem que “mineiro não perde o trem,” mas costuma chegar alguns minutos depois que o voo fechou. Isso acontece uma hora antes e custa caro, sou testemunha. Portanto, na medida do possível, faça o check-in antes e chegue com pelo menos 2 horas de antecedência, lembrando que a nova configuração do aeroporto deixou os portões de embarque mais distantes, alguns ficam a mais de 800 metros das esteiras de checagem de bagagens, portão de embarque. O que significa uma caminhada de pelo menos 20 minutos se o seu portão for o 30.
Para viagens internacionais o ideal é chegar com três horas de antecedência. Se você vai deixar o carro em estacionamento remoto, preste atenção ao tempo que você leva do estacionamento andando ou em vans até o embarque, este procedimento pode levar as vezes mais de uma hora entre o momento da chegada no estacionamento remoto até o check-in do aeroporto. Considere os gargalos crônicos do trânsito a caminho do aeroporto, eles são sempre os mesmos e alguns costumam impedir a fluidez do trânsito e levar mais de 2 horas, em um percurso que normalmente leva 50 minutos. Mudam-se os governantes, mas os problemas permanecem.
Se tudo deu certo e sobrou tempo, aproveite para desfrutar dos espaços inaugurados recentemente: novas operações do mix comercial, totalmente ampliado, e o Terminal de Passageiros 1, com a primeira fase da reforma concluída. Se não precisa de nada disso, então relaxe com uma boa leitura enquanto espera o seu voo e boa viagem. Melhor adiantado do que atrasado, concorda?
As famigeradas máscaras embora inúteis, seguem sendo exigidas pela ANVISA – INEXPLICAVELMENTE.
Embora sejam inúteis e desnecessárias, uma vez que não servem se não para adorno facial, as famigeradas máscaras continuam sendo exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, cujo comando atende mais a política partidária vermelha do que a saúde da população. Vale lembrar que sem elas o passageiro corre o risco de perder o voo – aconteceu comigo na semana passada – pois a BH Airport apenas cumpre as exigências e não pode permitir o embarque de passageiros sem a danada da máscara. E caso você esqueça, terá que comprar o pacote com 20, pois a única farmácia do aeroporto vende unidade mas nos modelos mais sofisticados cujo preço é praticamente igual ao da caixa contendo 20 adornos faciais que servem para enfeite.
Se você vai viajar, aproveite, se está chegando para curtir o carnaval de BH, as opções são muitas, pois este ano foram inscritos 400 blocos carnavalescos que vão esquentar a festa de sexta feira ate quarta-feira de cinzas, prometendo ser o maior carnaval da história da capital mineira. Divirta-se, mas não esqueça da hidratação e da boa dieta para manter a saúde e a vitalidade durante os 4 dias de folia. Lembre-se também de levar na carteira ou mesmo no bolso, preservativos, pois sexo seguro evita dores de cabeça e surpresa desagradáveis.
- Foto de capa: Engenheiro Kleber Meira CEO da BH Airport e Herlichy Bastos, diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Você pode colabor com a manutenção do Blog anunciando, doando e sugerindo temas importantes: Doe pelo pix: 31-99953-7945