Bogotá é logo ali para os mineiros. Começou no domingo (26) a ligação de BH com a capital Colombiana pela Avianca

A Avianca iniciou operação entre Bogotá e BH em 5 voos semanais, dois pela manhã, dois à tarde e um na madrugada

Foto: Gilberto Castro, Marcos Boffa e Gustavo Esusy

As 16h10 desta tarde de domingo 26 de sol escaldante, o trem de pouso do Airbur A319, vôo AV111, procedente de Bogotá na Colômbia, tocou a pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – BH Airport como uma pluma, com a precisão de um relógio suíço e a performance espetacular dos seus motores Turbofan projetados especialmente para altas velocidades de cruzeiro, desempenho em altitudes elevadas, entre 10.000 e 15.000 metros, e velocidades que variam entre 700 a 1.000 km/h, ideal para atravessar o continente Sul-Americano e a Cordilheira dos Andes.

Foi só o primeiro voo realizado com o modelo Aibur A319, os próximos serão ainda melhores, foi o que me disse o gerente comercial AR BR PY & UY da Avianca Airlines, Gustavo Esusy que esteve na tarde deste domingo na sala de embarque internacional do Aeroporto de BH para receber os primeiros passageiros procedentes de Bogotá no voo AV111 que chegou, e colocar tapete vermelho para os que embarcaram no voo AV112, que partiu de Confins às 17h30 rumo a Bogotá, em um voo programado para 5h20 minutos até a Capital Colombiana que fica a 7.375 km no Altiplano Andino.

Foto: Tripulação do AV112, com Gustavo Esusy

De acordo com o executivo da Avianca, os próximos voos de Belo Horizonte para Bogotá serão operados pela aeronave A320 NEO, “A320 Enhanced”, série que recebeu melhorias e possui excelente desempenho com economia de combustível de 5%, além da adição de winglets, que são avanços aerodinâmicos, redução de peso e uma nova cabine de passageiros mais espaçosa. “Estamos muito confiantes com esta conexão, pois sabemos o carinho dos Mineiros com os Colombianos e afinidades com os Estadunidenses. Vamos oferecer conexões com várias cidades dos EUA, incluindo Boston (BOS), cujo voo inicial coincidentemente também está começando hoje”, revelou Gustavo.

O executivo lembra que o turismo de Minas Gerais que é histórico cultural tem muita semelhança com os das cidades Colombianas como Medellín e Bogotá. “Além disso, a nova rota permite aos mineiros incluir nos seus roteiros de viagens, saindo de BH, o paradisíaco Caribe colombiano, em Cartagena, com Playa Blanca e a ilha de San Andrés”, salienta. Gustavo disse ainda que o voo permite conexões com a Europa, via Madrid, Barcelona e Londres. A Avianca possui conexões com Miami, Orlando e outras capitais que os mineiros costumam ter afinidade nos EUA.

Foto: Gilberto Castro, Clayton Begido e Gustavo Esusy

O governo Colombiano está vindo a BH nos próximos dias 24 e 25 de abril em conjunto com um grupo de agentes de viagens daquele país, divulgadores (Pro-Colombia), uma espécie de ABAV do país Andino, acompanhados do Embaixador para iniciar trabalho de prospecção e divulgação do destino na capital e nas principais cidades mineiras com potencial para o turismo emissivo e receptivo. Vai contar também com a estrutura da Gol e as reservas podem ser feitas on-line nos sites de reservas consagrados, além do próprio portal Avianca.

O episódio deste domingo ensolarado de março tem sentido maior do que apenas uma aterrissagem, mais uma entre milhões que já tocaram a pista do aeroporto inaugurado em 10 de novembro de1982 com um voo da extinta Vasp. Foi também no dia 25 de março de 1983 às 10h30 que o Aeroporto recebeu seu primeiro voo internacional. Recentemente ele passou por reformas, após a privatização, colocando o BH Airport nas vitrines internacionais como um dos melhores do Brasil, com vários prêmios internacionais de inovação, responsabilidade social, performance verde e pontualidade.

Faça sua reserva na Avianca on-line aqui

“Mais do que um voo ligando BH direto a mais uma capital Sul Americana, abre para os mineiros independência para suas conexões com os EUA, Caribe e Europa. E não é só o turismo mineiro que ganha com isso, essa conexão é também um empuxo na economia da capital e de Minas Gerais com a Colômbia e o Caribe” lembrou o presidente da Belotur, Gilberto Castro que esteve na tarde deste domingo (26) no BH Airport, acompanhado do diretor Marcos Boffa.

Com a proposta de 5 voos semanais, é importante lembrar da parceira da Avianca com a Gol Linhas Aéreas e suas conexões com 15 operações partindo de Confins. Este é mais um passo para que o BH Airport se confirme como um hubby aéreo ampliando para os mineiros as oportunidades de negócios, eventos e o turismo. A semente de tudo isso foi plantada em novembro de 2019, pela BH Airport,”, destacou o Clayton Begido, gestor de Aviação e Conectividade da BH Airport, que não esconde sua paixão por Minas Gerais.

Minas vive um dos melhores ciclos de sua história no setor de turismo, crescendo mais do que o dobro da média nacional, segundo dados recentes divulgados pelo IBGE. Apesar dos efeitos danosos da pandemia no setor, a retomada foi um sucesso, somos o destino mais aconchegante entre os 10 mais do site de reservas Booking.com, com dois atrativos, Lavras Novas e São Bartolomeu. Este voo vai ampliar ainda mais o nosso alcance no Caribe e nos Estados Unidos. Além disso a capital está na vitrine das operadoras, com o Circuito Liberdade, com o Queijo, com a gastronomia, “Cozinha Mineira”, como patrimônio imaterial, e muito mais”, lembrou o secretário Leônidas Oliveira que é o responsável pela revolução silenciosa que acontece no setor e transforma o turismo mineiro em um fenômeno, elevando ainda mais a aprovação do governador Romeu Zema, eleito um dos melhores do Brasil e forte candidato natural a presidência da Republica em 2026.

Foto: Tripulação do primeiro voo BH para Bogotá – AV112

“Essa conexão vai trazer intercambio cultural e turismo entre Belo Horizonte e Minas Gerais com os Colombianos: Estamos preparados para isso, e nossos planos para o turismo são os melhores, fruto de um trabalho profissional que começou com a I Conferencia Municipal de Turismo de Belo Horizonte, que aconteceu em dezembro de 2022 e cujo resultado foi um plano minucioso que elegeu as prioridades para o turismo e que está em curso para melhorar a infraestrutura e os equipamentos que são atrativos na nossa cidade”, revela Marcos Vinicius Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG – vice Nacional

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Faça sua sugestão de pauta, envie seu texto para publicação e colabore com a manutenção do Blog anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Pix para doações: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas