Bolsonaro e parlamentares mineiros em jantar oferecido pelo almirante Flávio Rocha

Foto: Secretaria da Presidência da República – Roberto Gontijo, presidente Jair Bolsonaro e almirante Flávio Rocha

Na ultima quarta-feira (30) a bancada mineira que apoia o presidente Jair Bolsonaro foi recebida em jantar promovido pelo Almirante Flávio Rocha, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em sua residência no Condomínio Solar de Brasília III. Responsável pelos convites, o amigo Roberto Gontijo, conhecido em Belo Horizonte pela sua Confraria do Fogão a Lenha no bairro Santa Lucia, espaço que recebe políticos, empresários e autoridades em homenagens periódicas às pessoas e entidades que se destacam por serviços prestados ao Estado de Minas Gerais.

Presentes no jantar 29 parlamentares mineiros convidados por Roberto Gontijo em nome do anfitrião.

Foto: Secretaria da Presidência da Republica – Parlamentares mineiros com o Presidente Bolsonaro ao centro

A amizade de Gontijo com o Almirante Rocha se consolidou com a instalação da nova sede da Capitania Fluvial de MG na capital, em dezembro de 2018, sob o comando do experiente Capitão de Mar e Guerra Nicácio Sátiro Araújo. Rochinha como é conhecido pelos amigos comandou o 1º Distrito Naval e por diversas vezes esteve presente em eventos na Confraria que leva o nome do amigo mineiro, ambiente frequentado por representantes de vários seguimentos. Sempre que passa por BH o Almirante é visto em companhia de Gontijo.

Em texto que publicou em sua página no Facebook, o mestre em receber pessoas disse: “O sentimentos que vivenciei ao atender a convocação do meu amigo Almirante Flávio Rocha, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, para organizar um jantar entre os parlamentares mineiros e o Senhor Presidente Jair Bolsonaro, é de orgulho, foi um momento histórico para Minas Gerais”, relata o empresário que faz do seu espaço de convivência, local de grandes encontros, exercício de cidadania e democracia. Lá os títulos, a investiduras e os partidos ficam na porta, vale o que a pessoa é e faz por Minas Gerais.

Foto: Secretaria da Presidência da Republica – Roberto Gontijo ladeado por parlamentares de Minas

Além do presidente Jair Bolsonaro e do almirante anfitrião estiveram presentes o Senador Carlos Viana, O General Luiz Eduardo Ramos da Secretaria de Governo e a Deputada Gleyce Elias, a única mulher presente, ela que representou o grupo. O cardápio teve de entrada petiscos mineiros que Roberto serve todas as segundas-feiras em sua Confraria, a famosa cachacinha de Salinas, que foi na mala e que agradou a todos que bebericaram. A “Paella de Frutos do Mar” foi o prato principal e o clima de descontração, ao estilo mineiro, incluiu a política da boa vizinhança.

O presidente Jair Bolsonaro vai indicar o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para a vaga de José Múcio Monteiro no TCU – Tribunal de Contas da União. Múcio já anunciou que dependura as chuteiras em dezembro. Para a vaga aberta no Planalto, especula-se que Bolsonaro pretende indicar o Almirante Rocha que é seu assessor de confiança detentor de habilidades reconhecidas junto ao melindroso ambiente do poder na capital Federal.

Foto: Secretaria da Presidência da Republica – Presidente Bolsonaro em prosa com Roberto Gontijo e parlamentares

Circula nas redes sociais e na própria imprensa que a presença do Almirante Rocha no Palácio do Planalto é a principal razão para mudanças de postura do presidente, sobretudo diante do ativismo da mídia que cobre a política em Brasília. A resiliência e a diplomacia são marcas do militar da Marinha. Rocha se faz notar pela discrição, sociabilidade e pelo espírito apaziguador, é o assessor que o presidente mais confia, estando presente quando o assunto é delicado e necessita de sigilo.

Relação do almirante Flávio Rocha com Jair Bolsonaro é de 2002

Ambos se conheceram em 2002 quando o militar atuava na assessoria parlamentar da Marinha na Câmara dos Deputados. O então parlamentar Jair Bolsonaro sempre defendeu pautas de interesse das Forças Armadas. Chefe de gabinete do ex-comandante da Marinha Leal Ferreira, Rocha comandou o 1º Distrito Naval, considerado um dos mais importantes pela abrangência, incluindo os rios e lagos que formam a caixa d’água do Brasil, Minas Gerais, terra do amigo Roberto Gontijo.

Flávio chegou ao topo da carreira, com quatro estrelas em fevereiro de 2020 e é considerado um militar culto, detentor de aptidões que lhe permitem dominar nada menos do que seis idiomas. Rochinha se destaca pelo humor sempre em alta e, sobretudo pelas virtudes da temperança e da racionalidade. Não é por acaso que ganhou a confiança do presidente, de integrantes da equipe ministerial e tem sido elemento fundamental neste momento tão delicado que o país vive.

José Aparecido Ribeiro é Jornalista em Belo Horizonte – Membro da SOAMAR – Sociedade Amigos da Marinha de Belo Horizonte

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

3 thoughts on “Bolsonaro e parlamentares mineiros em jantar oferecido pelo almirante Flávio Rocha

  1. Minas Gerais já foi por muito tempo protagonista na política do Brasil, agora tá disputando com o Rio de Janeiro quem tem mais políticos desqualificados.
    Quando aparece um fato novo como esse temos que parabenizar.
    Tomara que levem daqui bons nomes.
    É logico que a receptividade e portas abertas ajudam muito.
    Boa matéria.

  2. Maravilha Meu amigo José Aparecido! Sim, muito bom que nosso Presidente Bolsonaro tem recebido apoio e costurado alianças importantes para a condução do nosso País, a um patamar merecido de destaque mundial. Agindo com o apoio de pessoas do bem e com Deus no comando de todos os deus passos acoma de tudo! Aqui em Curitiba coninuamos apaoiando o conservadorismos e o cristianosmo, com isso a nossa guerra é contra os comunistas antiCristo.
    Um grande abraço, parabéns pelo seu trabalho de alta qualidade jornalitico do nosso grande e maravilhoso País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.