Cantatas do Natal Liberdade será estendida até dia 6 de janeiro. A promoção é da Secult-MG

Rogério Flausino fecha programação de cantatas do Natal Liberdade Cemig na noite deste domingo (26), Sucesso do evento foi tanto que a Secult adiou o encerramento para o dia de Reis – 6/1

 

Foto: Iluminação da Praça da Liberdade

Rogério Flausino do Jota Quest, encerrou na noite deste domingo (26) a programação de cantatas do Natal Liberdade Cemig, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A ação foi promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), e patrocínio da Cemig.

A apresentação que teve a participação do Coral Black to Black, durou uma hora, e foi acompanhada por uma multidão na escadaria do Prédio Verde, sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).

Flausino estava em casa e fez questão de participar do evento até o final: “Que seja um ano especial. Ainda estamos de máscara, mas todos em um momento de expectativa de dias melhores, como a gente fala. Eu acredito, sim, que estamos caminhando para um lugar bem bonito e logo, logo estaremos todos nos abraçando”, ressaltou o vocalista do Jota  Quest.

Bruno Graça, regente do coral Black to Black, chamou atenção para a oportunidade ímpar de estar no calendário cultural da cidade, neste evento promovido pela Secult. “Esse circuito maravilhoso, onde colocamos a arte para fora do teatro. A gente ama isso. O Coral ama levar a arte para rua”, destacou o regente.

Foto: Governador Romeu Zema e Secretário Leônidas Oliveira

Para o incansável secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, os dois programas principais da pasta, o Reviva Turismo e o Descentra Cultura, serão fundidos para a construção de novas políticas públicas para os setores destacando o ano da Mineiridade, que será celebrado em 2022. Leônidas fez questão de chegar antes e ser um dos últimos a sair da Praça.

Esses dois grandes programas vão se unificar em torno do Ano da Mineiridade. Em todos os âmbitos do Sistema Estadual de Cultura e Turismo, unindo também o trade turístico e a cadeia produtiva da Cultura. Isso é, na prática, a transversalidade entre a Cultura e o Turismo. Depois de percorrer muitos caminhos por Minas Gerais, de muitas pesquisas feitas, ficou claro que nosso maior produto é a Mineiridade, a ideia de pertencimento, nossa afetividade, o jeito de falar, a cozinha, a afromineiridade, as paisagens culturais e naturais”, explicou o secretário que é disparado um dos mais bem avaliados do governo Zema.

Natal Liberdade será estendido até dia 6 de janeiro de 2022

O sucesso foi tanto que o Natal Liberdade Cemig, vai ser estendido até 6 de janeiro/22, junto com a iluminação na Praça da Liberdade. No encerramento oficial haverá celebração de Folia de Reis, vinda do município de Itapecerica. Em toda a extensão da Praça da Liberdade a população tem apreciado as luzes que são acesas por volta das 18h30 e permanecem ligadas até às 23h.

Aberta em 7 de dezembro a programação de natal contou com 60 atrativos distribuídos nos diversos espaços integrantes do Circuito Liberdade. Destaque para as cantatas, apresentações musicais e teatrais, mostra de artes, exposição de presépios e tudo isso cercado pela tradicional iluminação natalina na Praça da Liberdade que por si só é um espetáculo a parte.

O que é o Natal Liberdade Cemig

O Natal Liberdade Cemig foi marcado pela diversidade de espaços e de celebrações em sintonia com o Plano Minas Consciente. Foi a primeira vez que os jardins do Palácio da Liberdade receberam decoração e iluminação natalinas especiais e foram abertos ao público para visitação.

Durante os 30 dias de programação o Natal Liberdade acolheu manifestações artísticas e atrações gratuitas de música, dança, exposições, performances, oficinas, e as tradicionais Bandas da PMMG e Cantatas Natalinas, que ocorreram nos espaços dos equipamentos da rede do Circuito Liberdade.

Foto: Secult-MG – Iluminação de Natal

A realização do evento contou com o patrocínio da Cemig e o apoio da UFRJ/Funarte, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), Diretoria de Licenciamento de Atividades e Posturas da Subsecretaria de Regulação Urbana da PBH, Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul, BHTrans, SLU e Guarda Municipal.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção deste Blog doando, anunciando ou compartilhando!

 

One thought on “Cantatas do Natal Liberdade será estendida até dia 6 de janeiro. A promoção é da Secult-MG

  1. Nas matérias feitas pelo José Aparecido é possível perceber que este secretario que comanda o turismo em Minas realmente parece ser um exemplo. Ele não para. Parabéns Minas Gerais pelo sucesso no turismo.
    Ana Carolina Sardenberg – São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.