Há 4 anos a Marinha do Brasil abriu a Capitania Fluvial na Capital, e vem demarcando território em MG
Foto: J.Aparecido, Ronaldo Granata, Capitão Vieira Barros, Paulo Cardoso e Marcelo Augusto (Rommanel)
Há exatos quatro anos, no dia 05 de dezembro de 2018, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG), extensão da Marinha do Brasil na capital do estado mediterrâneo, iniciava oficialmente na Av. Raja Gabaglia, suas atividades operacionais sob o Comando do Capitão de Mar e Guerra Nicácio Sátiro, hoje no gabinete de assuntos estratégicos da Presidência da República, em Brasília.
Foto: Prof. Paulo Roberto Cardoso – SOAMAR-BH
Em 2020, também no dia 5 de dezembro, Nicácio foi substituído pelo colega de patente, o Capitão de Mar e Guerra Washington Vieira Barros, que será sucedido em breve por outro colega vindo do 1o Distrito Naval no Rio de Janeiro. É assim que funciona há dois séculos o comando das representações da Marinha em todo o território Nacional, em suas Delegacias e Capitanias.
Foto: Tripulação da Capitania dos Portos de Minas Gerais
A decisão de criar uma Capitania em Minas Gerais atendeu a um antigo anseio dos mineiros. Trata-se de uma Capitania de 1a Classe, sob comando de um Capitão de Mar e Guerra, que antes era representada por delegacias fluviais, sendo a mais importante a de Pirapora, que segue desempenhando papel relevante na defesa, sobretudo do Rio São Francisco, orgulho dos Mineiros e rio da integração nacional.
Foto: Procurador Geral do MP de Contas – Marcílio Barenco
Paulatinamente, a CFMG vem se integrando ao cotidiano dos mineiros, com jurisdição sobre todo os municípios do estado que é conhecido como a “caixa d’água do Brasil”, oferecendo novas oportunidades de formação de mão de obra, por meio de seus cursos, além de prestação de serviços cartoriais relacionados à documentação de embarcações, de amadores e aquaviários.
Foto: Secretário geral de governo – Marcel Dornas
O seu propósito principal é proporcionar segurança à navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção à poluição hídrica nos rios lagos e represas de Minas Gerais que é um estado de dimensões territoriais expressivas, cortado por rios e represas importantes que leva o nome por exemplo de “Mar de Minas,” como é conhecida a represa de Furnas no sul do estado, considerado um dos maiores lagos artificiais do mundo.
Foto: Almirante da Reserva, Lassance e Martha Lassance
Desde que chegou em Minas, em 15 de novembro de 1929, é tradição da Marinha a aproximação e o bom relacionamento com a comunidade, envolvendo a integração com outras armas como Exército e Aeronáutica, a polícias militar, civil e guardas municipais, bem como órgãos federais, estaduais e municipais, que possam colaborar com a sua missão.
Foto: Marcelo Augusto, Ronaldo Granata e J. Aparecido
A Marinha faz questão de manter permanentemente um canal de comunicação aberto e próximo com a comunidade e para isso incentiva a Sociedade Amigos da Marinha, SOAMAR, presidida pelo Professor Paulo Roberto Cardoso e cuja missão é colaborar para que o trabalho da Armada Brasileira seja feito em sintonia com os anseios da sociedade, dando a oportunidade a cidadãos comuns de participar ativamente do dia a dia das Capitanias e Delegacias Fluviais.
Desde que chegou a BH, a Marinha vem agraciando membros da sociedade que se destacam pelos serviços prestados ao conjunto da sociedade, através da Medalha Amigo da Marinha, hoje com mais de 150 homenageados em todos os seguimentos da sociedade civil. Presenças marcantes no evento como a Procuradora do MP de Contas, Elke Moura; os jornalistas Ricardo Carlini (TV Alterosa) e Walter Freitas (Portal Minas 1); Ronaldo Granata (Cruzeiro) e Marcelo Augusto (Rommanel).
Foto: Homenageados que receberam a Medalha Amigo da Marinha
Na manha desta segunda-feira (5) além de comemorar os 4º aniversario da Capitania Fluvial de Minas Gerais, mais um grupo seleto de Amigos da Marinha recebeu a honraria concedida por indicação. São eles o secretário geral de governo Marcel Dornas; o procurador-geral do MP de Contas, Marcílio Barenco; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o Cel EB R1 Ricardo Signorini; Cel EB R1 Colli; Sra Marisa Simoes (Soprano); Sr Marcos Renault Ass.Veteranos FEB BH; Cel R1 PMMG José Guilherme (presidente do Clube de Oficiais da PMMG).
José Aparecido Ribeiro – Jornalista e membro da SOAMAR-BH
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – Wpp: 31-99953-7945
A confecção de matérias ou artigos demanda tempo e dá trabalho. É desta atividade que este jornalista sobrevive. Se você gostou colabore anunciando ou doando pelo pix: 31-99953-7945