Capitania Fluvial de Minas Gerais completou 5 anos com imposição de mais 11 Soamarinos

A solenidade contou com representação das três forças militares e de forças auxiliares

Foto: Comandante Lucena e Dr. Décio Freire

A Capitania Fluvial da Marinha em Minas Gerais completou 5 anos em Belo Horizonte. A data foi comemorada na sede da CFMG no bairro Belvedere na última terça-feira (5) com presenças ilustres e uma nova safra de Soamarinos, (Cidadãos que recebem a medalha Amigo da Marinha)

Foto: Almirante Lassance, CMG Lucena e Comandante Auffinger

A imposição da Medalha Amigo da Marinha acontece periodicamente, é uma honraria oferecida aos cidadãos que se destacam por sua atuação profissional ou que representam instituições que são importantes para Minas Gerais. A cerimônia é comandada pelo Capitão dos Portos de MG Capitão de Mar e Guerra – Leonardo Carvalho de Lucena Novaes. Além da tripulação da Capitania, a Banda Sinfônica Asas de Minas do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

Foto: Advogada Mariane Cardoso, Diretora do Lide MG; Laura Rabello e a Presidente do IBESC Jussara Ribeiro

A solenidade contou com representação das três forças militares e de forças auxiliares, além de representantes do judiciário, Ministério Público, Polícia Federal e sociedade civil. Na ocasião foram entregues medalhas de Amigo da Marinha para autoridades e personalidades da sociedade.

Foto: Comandante Lucena Cel PMMG Maurício SubChefe do EM da PMMG

e Dentre os agraciados destacam-se a Superintendente da Polícia Federal de Minas Gerias, Delegada Tatiana Torres; a chefe da a Polícia  Civil de MG  Letícia Gamboge; o Comte do 12RI do EB Cel Hernum; o Cel PMMG Maurício SubChefe do EM da PMMG,; o Juiz Federal Celso Vieira da 4a CJM; o Comte Júlio César da Guarda Municipal de BH ; o conhecido e respeitado advogado Dr Décio Freire; a Diretora do Lide MG  Laura Rabello ; o Diretor Flávio Zupo da Rede Chromos e o Presidente do Conselho do Felicio Rocho dr Vagner Furtado. A Medalha foi entregue pelo Comandante da Capitania e pelo presidente da Soamar Minas Gerais, Professor Paulo Roberto Cardoso.

Foto: Agraciados com a Medalha Amigos da Marinha

A presença da Marinha/Capitania Fluvial remonta ao inicio do século passado em Pirapora, mas somente em 2018 que se deu a investidura de uma representação na Capital Mineira. O objetivo da Capitania Fluvial é o de oferecer condições para a melhoria da navegação nos rios e lagos de Minas Gerais, priorizando a salvaguarda de quem usa as represas, lagoas e os rios do estado mediterrâneo que é caixa d´água do Brasil.

Foto: J. Aparecido e Almirante Lassance

Foi no dia 4 de dezembro de 2018 na Av. Raja Gabaglia que o Capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro recebeu a investidura de Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais. Por dois anos Nicácio cumpriu sua missão, passando o comando para o CMG Vieira Barros que sucessivamente o entregou para o CMG Lucena, que permanece até 2025 em Minas Gerais quando será substituído, cumprindo um rito da Marinha do Brasil que é centenário.

Foto: Professor Paulo Roberto Cardoso – Presidente da SOAMAR

José Aparecido Ribeiro é jornalista e membro da SOAMAR-BH

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Mande sugestão de pauta, anuncie e faça sua doação pelo pix: 31-99953-7945. Colabore com a manutenção deste Blog de notícias independente.

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas