CasaCor Minas reabre o Palácio das Mangabeiras a partir do dia 14 de setembro

Protocolos de segurança garantem visitação sem riscos na 26a edição da CasaCor Minas. Evento tem a chancela da Multicult cc e vai acontecer no Palácio das Mangabeiras

Foto: Sede da Multicult.cc

A 26ª edição da Casa Cor Minas já tem data e local icônico. Será entre os dias 14 de setembro e 17 de outubro no Palácio Das Mangabeiras, antiga residência oficial dos governadores de Minas Gerais. A Partir da vitória improvável de Romeu Zema em 2018, que optou por uma vida modesta em apartamento bancado às próprias expensas, o Palácio ganhou nova utilidade e ressignificado.

Foto: Barbara Dutra – Rodigo Castro e Rodrigo Maakaroun

A edição inclui um vasto time formado por nomes consagrados no mercado, e jovens talentos da arquitetura, do design e do paisagismo. Será ao todo 64 profissionais protagonistas de 44 projetos concebidos a partir do tema central “A Casa Original”. Na pauta reflexões sobre ancestralidade e o equilíbrio entre passado o futuro.

Foto: Barbara Dutra – Cynthia Silva

O tema foi inspirado ainda antes da pandemia, e trouxe como principal foco a ressignificação das relações com a casa, nosso cotidiano na morada, e sua importância no equilíbrio humano, inaugurando uma série de novas propostas sobre o morar contemporâneo, e os desafios para uma vida em harmonia com o meio ambiente.

Foto: Bárbara Dutra – Juliana Vasconcelos

Estão confirmados para esta edição alguns veteranos como Lena PinheiroPatrícia HermannyCristina MenezesFlávio Bahia e Norah Fernandes, além de destaque consagrados como Alexandre Rousseto casal Ângelo e Cristina MorethsonJúnior Piacesi, Sérgio Vianna, Juliana Vasconcellos, Linda Martins, Andrea Pinto Coelho, Valéria Junqueira, Casa Tereze, Daniel Tavares e Bárbara Nobre. 

Foto: Bárbara Dutra – Bárbara Nobre

Os estreantes chegam com pompa e circunstancia, esbanjando talento. Destaque para Duo Arquitetos, Liga Arquitetura, João Daniel SilvaEvandro Melato, Ivia Maia, Rafael Mineiro. A edição vai abrir espaço para o paisagismo aproveitando as áreas abertas do Palácio das Mangabeiras.

Foto: Henrique Gualtieri – Situar Projetos

Respire antes de ler a lista de Arquitetos e designers de interiores, com nomes e sobrenomes conhecidos: Alessandra Oliveira – Luoda Arquitetura; Alexandre Rousset, Aline Castro, Ana Lívia Verdine, Andrea Medeiros, Andrea Pinto Coelho, Angelo e Cristina Morethson, Assis Humberto e Marcus Vinicius – Studio Arquitetônico, Bárbara Barbi, Bárbara Nobre – Casa Tereze, Cristina Capanema, Cristina Menezes, Cynthia Silva, Cynthia Vianna, Daniel Tavares – Duo Arquitetos, Eduardo Henrique, Evandro Melato – Studio 126 Arquitetura, Filipe Pederneiras, Flávio Bahia, Francisco Morais, Francisco Oliveira, Gustavo Greco, Igor Zanon, Ivia Maia, Janaína Araújo, Janaina Pacheco, João Daniel Silva, José Lourenço, Júlia Temponi, Juliana Vasconcellos, Junia Bernanos, Júnior Piacesi, Katarina Polatscheck, Lena Pinheiro, Letícia Dias Rennó, Linda Martins, Lucas Pereira Belizário e Barbara Fonseca de Souza – Liga Arquitetura. Mariana Calixto, Mirlene Sales Costa, Natália Leite, Norah Fernandes, Patricia Abreu, Patricia Hermanny, Rodrigo Castro e Rodrigo Maakaroun – Maakaroun Arquitetura. Roger Lages, Rosângela Brandão Mesquita, Sérgio Viana – Uchoa Arquitetura, Valéria Junqueira.

Foto: Henrique Gualtieri – Norah Fernandes

Não acabou, ainda tem os Paisagistas: Droysen Tomich, Felipe Fontes, Katiene Rodrigues; Nãna Guimarães, Rafael Mineiro, Valter Braga.

Foto: Henrique Gualtieri – Patrícia Hermanny

A edição conta com espaço para Patrocinadores Nacionais: Deca, patrocinadora Master da CasaCor em todo o Brasil, estará presente mais uma vez como fornecedora de todas as louças e metais de ambientes.

A Coral é a tinta oficial da mostra em todo o Brasil. A CASACOR também conta com o apoio nacional da DEXCO (ex-Duratex e Cerâmica Portinari), que estarão em peso nesta edição, apresentando diversas novidades ao mercado e o novo momento do grupo.

Foto: Bárbara Dutra – Duo Arquitetos + Droysen Tomich

Mostrando que Minas não fica para trás no incentivo, eles comparecem para registrar suas marcas. Os Parceiros locais:

A gigante Usiminas e PAD; Divinal Vidros e a Kazza Persianas Especiais. O evento tem apoio de empresas e instituições importantes que emprestam seus nomes neste momento de retomada das atividades e da vida que havia parado: SebraeDetronic, Lafaete, Somattos, Ibmec, Codemge, IEPHA e Governo de Minas Gerais.

Foto: Bárbara Dutra – Nãna Guimarães

A sustentabilidade não pode ser esquecida na CasaCor, por isso a presença da Optpower, responsável pela geração de energia fotovoltaica garantindo energia limpa para o evento.

A LíderVoktum, do grupo Prima Linea e a Deckhome são destaque na área de mobílias com ambientes exclusivos. Para os moveis planejados, a Le Form e as que compõem o Polo Moveleiro do Sebrae (Amplio Móveis, Certa Design, Faruk, Rarus Marcenaria e Santa Cecília).

Sem iluminação não tem festa e nem ambiente aconchegante, por isso a participação da Templuz/Loja Elétrica. Nos acabamentos, quem entende do tema: Bel Lar Casa Contemporânea e Terratile. Os aromas e essências não ficaram de fora, serão protagonizados pela Mels Brushe de SC, afinal dos sentidos, o olfato é o mais primitivo.

O Palácio das Mangabeiras oferece 12 mil metros quadrados de área verde e espaços a céu aberto, garantindo ao visitante segurança e ambiente de contemplação. Uma das exigências dos organizadores, buscando valorizar os protocolos de segurança pós-pandemia, é visita agendada. Infelizmente o estrago feito pela mídia no inconsciente coletivo levará tempo para ser consertado.

Para quem não conhece a CasaCor Minas

Reconhecida como uma das maiores e melhores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Brasil, a CasaCor é um encontro anual de profissionais reconhecidos pelo público e pelo mercado que está na sua 26a edição em Minas Gerais.

Além do estado mediterrâneo conhecido pelas suas montanhas e pela rica história, o encontro acontece em Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

Mais informações: SITE: www.casacor.com – FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas – INSTAGRAM: @casacorminas

Quem organiza o evento: a Multicult

Expert em promoção e organização de eventos a Multicult é comandada por Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, ambos fundadores da empresa há 3 décadas. Além da Cultura, Arquitetura, Design, Gastronomia e Urbanismo, a Multicult reúne eventos e ações no setor de entretenimento. Sua network garante nada menos do que 26 edições da CasaCor Minas.

Se não bastasse o sucesso, foram eles os responsáveis pela restauração do prédio da Rede Ferroviária Federal, na Rua Sapucaí, e pela reforma dos jardins do Palácio das Mangabeiras, cujo projeto é assinado por ninguém menos do que Roberto Burle Marx.

Mais informações sbre a Multicult: SITE: www.multicult.cc  – FACEBOOK:  https://www.facebook.com/multicultpromocoes/ – INSTAGRAM: @multicult.cc

  • As informações são da “A Dupla Informação”.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

As fontes de subsistência deste blog são os anúncios ou doações. Colabore com qualquer quantia ou anunciando.

One thought on “CasaCor Minas reabre o Palácio das Mangabeiras a partir do dia 14 de setembro

  1. E a vida continua cheia de alegria, fim da pandemia que destruiu muita gente.
    Nada melhor que começar de novo com cores e belezas naturais e artificiais das mãos de artistas.
    Isso vamos divulgar, incentivar e mostrar tudo.
    Parabéns Ze Aparecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.