Foto: Acervo site Bem Minas – Luiz Tito editor chefe do site Bem Minas
POR: Luiz Tito – Editor do site Bem Minas
Nas últimas semanas, com a gradual abertura do comércio e dos serviços nas cidades, foram perceptíveis a reação de alguns setores da economia e a movimentação de recursos que estes provocaram. Um dos mais significativos deles é o do turismo, paralisado desde março, quando os deslocamentos para o lazer deixaram de existir e os para trabalho foram substituídos pelas facilidades da tecnologia digital. Esse marco, o do home office, é a grande mudança das relações de trabalho dos últimos tempos que vamos registrar, com seus desdobramentos funcionais e legais e suas repercussões sociais na oferta do emprego e na sua remuneração.
Reage o turismo no Brasil de forma mais significativa, primeiro pela opção estratégica da maioria dos países que são tradicionais destinos receptivos; estes trancaram suas portas, com medo de importarem a Covid-19. Aeroportos, hotéis, restaurantes, clubes de serviço, locadoras de veículos, tudo às moscas. Em muitos desses países permanecem tais restrições, o que faz nosso turismo interno uma opção oportuna.
No Brasil os destinos mais refinados são os grandes resorts, sobretudo aqueles combinados com acessos a praias e que disponibilizam serviços internamente, como restaurantes e outras regalias muito bem cobradas. Cobra e paga quem pode.
Porém, o Brasil, com a possibilidade de ofertas que tem para se apresentar ao mundo, insiste em estar restrito a poucos destinos se comparado ao amplo acervo que tem e representa. Além da insegurança das grandes cidades brasileiras, outro óbice ao nosso turismo interno está no seu custo. Passagens aéreas caras, diárias de hotéis e de pousadas escorchantes, valores praticados por bares e restaurantes incompatíveis com os serviços encontrados.
Potencial e vocação do Brasil para o turismo ganham força no pós-pandemia
Se queremos prestigiar uma fonte de receita fiscal, de divisas e de renda e, principalmente, de expressiva geração de trabalho, não há outro setor com mais ampla cadeia do que o do turismo, pronta para ser movimentada. Fazer o turismo crescer e influir significativamente na economia brasileira é uma estratégia que deveria merecer o empenho dos governos, desde que, também, ajudados pelos seus operadores.
Nas economias mais importantes da Europa, nos anos de 2017 a 2019, este foi o setor que mais cresceu em algumas delas, gerando um em cada dez postos de trabalho criados. Temos que aproveitar essa oportunidade.
Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
|
Infelizmente o nível cultural é baixo, o turismo exige uma boa hospedagem.
Antigamente as ofertas de empregos nos jornais eram da seguinte maneira; bom currículo, boa aparência e bom nível intelectual.
Hoje as gdes empresas visam funcionários com o quociente emocional elevado.
Um bom exemplo vc pode ver diariamente em supermercados.
O funcionário vê uma laranja ou maçã ou outra coisa no chão passa o tempo todo por cima e não coloca no lugar aquela mercadoria, prefere passar o pé e jogar pra debaixo das prateleiras.
Não joga no time da empresa, sem emocional, sempre alega que não é sua função.
Nos hotéis os cafés da manhã são uma vergonha, fica faltando alimentos e os funcionários se escondem.
Não tem o combinado, cobranças extras e sem prévia informações.
Tudo isso aconteceu comigo no Rio de Janeiro, na hora do acerto acrescentaram taxa de turismo não falada na entrada.
São esses absurdos que afastam o turista.
O treinamento deve ser constante e avaliações pelos clientes devem ser diárias.
Minha esposa foi gerente geral de Hotel, qdo começou ficou impressionada com a limpeza tanto dos banheiros como das roupas de cama e banho.
O Hotel que estava em declínio teve um aumento enorme de novos clientes.
É muito complexo essa de turismo.
Tem que mudar muito.
Realmente o NOSSO BRASIL é rico em TUDO. Em beleza,riqueza de
praias,florestas,animais,paisagens encantadoras lindas cidades sejam elas grandes ou pequenas geograficamente,que precisam serem descobertas para serem divulgadas e aproveitadas da melhor maneira possível.
Excelente idéia para o turismo.
Que esta realidade se realize o mais breve possível, e tenha todo Sucesso,para que nós possamos usufruir da melhor FORMA possível O NOSSO BRASIL!!!.
O turismo no Brasil, tem um grande potencial de crescimento. Poderia gerar muitas vagas de trabalho direto e indiretamente. Pena cidades tão lindas e encantadas estarem pecando por falta de segurança, infraestrutura e educação. O brasileiro tem que aprender a valorizar o turista e sua importância para a economia.