Colégio Batista Mineiro vai ocupar instalações que eram da Newton Paiva no bairro Buritis, quadruplicando sua capacidade

Pautada em projeto pedagógico consistente, a Rede Batista foca na Educação Integral do ser humano

Foto: Prédio que vai sediar o Colégio Batista 

Uma das escolas confessionais mais importantes do Brasil, o Colégio Batista Mineiro, que pertence a Rede Batista de Educação vai ampliar suas instalações sem se afastar do atual local de atuação no bairro Buritis, Zona Oeste da capital mineira. Para isso está atravessando a rua e se instalando em uma área de 31 mil M2 que pertencia a Faculdade Newton Paiva e que estava desativada.

No prédio em frente, o Batista Mineiro atende 760 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Com as novas instalações, a capacidade vai ser ampliada para 2,5 mil alunos. Além de mais conforto para os 760 estudantes do ensino infantil e médio, o Batista passa a atender com conforto e segurança, alunos da educação básica de toda a região.

 

Foto: Vista panorâmica do Colégio Batista no Buritís

O novo espaço possui área de preservação ambiental e estacionamento exclusivo para pais de alunos e colaboradores que poderão contar com mais de 300 vagas, incluindo área de manobra, embarque e desembarque, amplas. Um dos maiores gargalos do bairro Buritis é o trânsito, e foi essa uma das motivações para mudança de sede, além da demanda crescente que impossibilitava novas matriculas.

A Unidade Buritis do Colégio Batista Mineiro funciona há 10 anos no mesmo local e atende toda a região. A previsão é de que em agosto de 2022 os ajustes já estejam concluídos com auditório para 700 pessoas; centro de acolhimento para bebês com 400 M2; 66 salas de aula modernas, bem equipadas e interativas; laboratórios; espaço para esportes, tudo isso no bairro mais populoso de BH, hoje com quase 50 mil habitantes, o Buritis.

 

Foto: Prédio que já sediou as Faculdades Newton Paiva e Una, e que vai abrigar o Colégio Batista

Os valores que serão investidos na infraestrutura para adaptação são  expressivos, mas não foram revelados. Na reforma está previsto a construção de um amplo berçário, demanda que os moradores da região pleiteavam e que não podia ser atendida em virtude das limitações físicas. Cabem no novo campos do Batista, 23 prédios iguais ao que sedia o colégio hoje.

Na manhã desta quinta-feira (5) o diretor-geral da Rede Batista de Ensino, prof. Valseni Braga, recebeu ao lado da sua equipe para um café-da-manhã, a imprensa e membros da comunidade, incluindo lideranças comunitárias e um dos vereadores eleitos pelo bairro, Braulio Lara (NOVO): “A nossa meta é dobrar em dois anos o número de estudantes que atendemos atualmente, sempre conduzidos por um projeto pedagógico pautado na excelência da educação integral e nos princípios e valores cristãos”, afirma o CEO e Reitor do Grupo Batista de Educação que já foi superintendente geral da Infraero e é membro atuante do Conselho Nacional de Educação.

Foto: Professora Andréa Silva e o Professor Valseni Braga

Em 1º de março de 1918, os missionários americanos Dr. Otis e prof.ª Ephigênia Maddox deram início ao Colégio que é ligado a primeira Igreja Batista de Belo Horizonte. De lá prá cá se passou um século e a Rede Batista de Ensino ampliou e fez história, tornando-se uma das maiores e mais conceituadas de Minas Gerais e do Brasil com 16 unidade em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraíba.

A Rede Batista de Ensino está presente em sete cidades mineiras e três estados brasileiros. Além do Colégio Batista Mineiro, a instituição possui outras três unidades em Belo Horizonte (BH Floresta – Séries Iniciais; BH Floresta – Séries Finais; e BH Castelo), além de Alphaville – Nova Lima, Betim, Ouro Branco, Sete Lagoas e Uberlândia.

Foto: Parte interna do prédio que vai sediar o Colégio Batista Mineiro

O Batista tem uma unidade social do Colégio em Nova Contagem, onde é ofertada Educação Infantil gratuita para crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica. A instituição conta ainda com a Escola Batista de Idiomas, Escola Batista de Esportes e Escola Batista de Música, situadas na capital mineira.

A professora Andréa Silva foi aluna do Colégio Batista desde o berçário, e há quatro anos é diretora da Unidade Buritis, ela que veio de Ouro Branco para assumir a unidade e se instalou no bairro que ela considera uma cidade: “Trabalhamos com foco em uma pedagógica direcionada para a formação integral, contribuindo para que o estudante se forme para ser um cidadão atuante em sua comunidade, cidade, estado e para o país”, encerra a diretora que é prata da casa.

Contatos: www.colegiobatistamineiro.com.br – Tel: 31- (31) 2516-7252

José Aparecido Ribeiro é jornalista

www.conexãominas.comwww.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção deste site anunciando, doando e compartilhando o seu conteúdo!

Para doações: Pix 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas