Começa hoje quinta-feira 1º de junho e vai até domingo (4) a 3ª edição do Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto

O Festival reúne players do setor além de representantes dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, em momento de crescimento do setor

A terceira edição do Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto em Minas Gerais começa hoje, quinta-feira 01 de junho e vai até domingo (4), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Além de Patrimônio Histórico da Humanidade, a cidade é porta de entrada do turismo histórico há 50 anos. Vila Rica, antigo nome de Ouro Preto, foi durante o Ciclo do Ouro uma das cidades mais populosas do mundo, maior do que Londres. O que mudou de lá pra cá? Tudo, mas uma coisa permanece, o patrimônio histórico, a arquitetura barroca e o clima de hospitalidade integrado com a religiosidade e diversidade cultural.

O objetivo do evento é mostrar para o mundo as múltiplas oportunidades que Minas Gerais oferece para o turismo, e que o Estado não é só cidades históricas, mas um caldeirão de atrações que incluem gastronomia, cultura, belezas naturais, esportes náuticos, aventura, turismo de saúde e diversidade, todas temperadas com o jeito mineiro de receber e que é reconhecido mundialmente, inclusive foi motivo de destaque no site internacional de reserva Booking como destino mais aconchegante: Leia-se Lavras Novas e São Bartolomeu.

Esta simbiose de turismo e cultura, de modo transversal funciona em sintonia com os projetos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, comandada pelo competente e incansável secretário Leônidas Oliveira, mineiro de São Gotardo-MG, que é Doutor em Cultura pela universidade de Valladolid na Espanha. Não por acaso foram convidados para este importante Festival que está na sua segunda edição, outros municípios que fazem parte dos circuitos turísticos. São mais de 500 municípios que compõem os 44 Circuitos Turísticos do Estado.

Oportunidade de negócios e network

Na concorrida lista de convidados, empresas do trade que oferecem produtos, serviços e roteiros turísticos para um público exigente e curioso para conhecer ou rever Minas Gerais. O encontro é uma oportunidade rara para a realização de grandes negócios e teve fila de espera para contratação de stands.

Foto: Lançamento do Festival de Ouro Preto no Mercado Central – Secretário Sérgio de Paula e Cassia Regina – Organizadora

A proposta dos organizadores é ir além das aparências e do convencional, mostrando que Minas são muitas. O Estado Mediterrâneo é um caldeirão cultural de de atrações. O Turismo vem se destacando no cenário nacional e mundial justamente pela sua diversidade, potencialidades de cada cidade e região que serão apresentados ao publico formador de opinião e aos players da cadeia produtiva que passarão por este evento internacional.

A fama de Ouro Preto

A cidade é reconhecida internacionalmente, pois a cidade foi declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938 por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, a cidade também foi declarada pela Unesco como patrimônio mundial em 5 de setembro de 1980, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

Aproveitando o seu prestígio e potencial turístico único, os organizadores chamaram as governanças locais e regionais (públicas, privadas, terceiro setor e a sociedade civil), para fortalecer ações que contribuam para a diversificação da economia, geração de emprego e renda provenientes do segmento do turismo.

Esperados mais de 100 expositores

Foram comercializados mais de 60 expositores de várias regiões do estado ligados ao turismo através da gastronomia, da música, das artes, da cultura e da economia criativa. Estão previstos shows, workshops temáticos, mesas redondas, palestras, talks e intervenções culturais para um público que respira cultura e turismo. No embalo e aproveitando a coincidência da data 01 de junho, Dia da Imprensa, os organizadores convidaram o presidente da Abrajet-MG, Jornalista José Aparecido Ribeiro e Bruno Lobo, ativista digital, jornalista e autor do Instagram @brunolobocria Ambos abordando o jornalismo de turismo, para um painel. Presente na mesa o Presidente da Empresa Mineira de Comunicação – EMC, o jornalista Gustavo Mendicino, o Secretário Adjundo de Turismo de MG, Sérgio de Paula.

Vale lembrar que o acesso ao Festival é gratuito, bastando que o interessado faça a inscrição antecipada para as mesas redondas, palestras, oficinas e cozinha shows. A promoção deste evento é de responsabilidade da curadoria do projeto Sesc/Senac do Sebrae. As inscrições podem ser feitas pelo link @festivaldeturismop.

Patrocínio e apoio cultural

Super Mercados BH; ABC da Construção; CNC; Fecomércio; Sesc/Senac; Sindicatos Empresárias; Libertas Net. Incentivo: Comtur; Condes; Centro de Artes e Convenções da UFOP; FCVB-MG; Aceop, Abav-MG; Abrajet-MG e Mercado Central de Belo Horizonte.

O Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto é uma realização do Ouro Preto Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau, cujo o Presidente é o empresário Márcio Abdo de Freitas. A organização está a cargo da C:M Business Hub, da expert Cássia Regina Neves.

Assessoria de Imprensa é da Vero Comunicação – Cris Nobre –  31-9 9231-7535

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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